A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo de Excelência EFQM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo de Excelência EFQM"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Excelência EFQM
European Foundation for Quality Management - EFQM® é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1988 por catorze empresas líderes a nível europeu, com a missão de ‘ser a força conducente à Excelência sustentável na Europa’ e uma visão de ‘um mundo no qual as organizações européias são excelentes’. Foi co-desenvolvida por gestores da Renault, Philips e Ciba Geigy

2 EFQM É uma ferramenta reconhecida para melhorar a eficácia e o profissionalismo do ciclo de planejamento e controle de uma empresa

3 Premissa Excelentes resultados, no que diz respeito a desempenho, clientes, pessoas e sociedade, são alcançados por meio de parcerias, recursos e processos.

4 Objetivos atingir a eficácia econômica;
satisfação das pessoas que a compõem; satisfação dos seus clientes; incidência social.

5 Organizações excelentes
As organizações verdadeiramente excelentes são aquelas que empreendem esforços no sentido de satisfazer os ‘stakeholders’ ‘Stakeholders’ inclui todos os indivíduos ou grupos que têm impacto sobre a organização, ou na organização, tais como clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, comunidade na qual a organização opera, e todos os que possuem uma relação financeira com a organização.

6 Modelo de Excelência EFQM

7 Fases de implementação do EFQM
Conceitos Início Orientação para resultado Todos os stakeholders relevantes estão identificados Focalização no cliente A satisfação do cliente é avaliada Liderança e constância de propósitos A missão e a visão estão definidos Gestão por processo Os processos para alcançar os resultados estão definidos Desenv. E Envolv da pessoas As pessoas aceitam a delegação de poderes e as responsabilidade na resolução de problemas Aprendizagem, inovação e Melhoria Contínua As oportunidades de melhoria são identificadas e trabalhadas Desenvolv. De Parcerias Existe um processo de seleção e gestão de fornecedores Respons. Social Corporativa Os requisitos Legais e regulamentares são compreendidos e atendidos

8 Conceitos A Caminho Orientação para resultado As necessidades dos stakeholders são avaliadas de um forma estruturada Focalização no cliente As metas e objetivos estão interligados as necessidades dos clientes. Estudar a fidelização Liderança e constância de propósitos A política, as pessoas e os processos estão alinhados. Existe um modelo de liderança Gestão por processo A informação e os dados comparativos são utilizados para estabelecer objetivos ambiciosos Desenv. E Envolv da pessoas As pessoas são inovadoras e criativas em atingir os objetivos organizacionais Aprendizagem, inovação e Melhoria Contínua A melhoria contínua é um objetivo aceito por todos Desenvolv. De Parcerias Identificação de parceiros chaves Respons. Social Corporativa Existe envolvimento ativo na sociedade

9 Conceitos Madura Orientação para resultado Existem mecanismos transparentes para equilibrar as expectativas dos stakeholders Focalização no cliente Os indicadores relativos a satisfação dos clientes e fidelização são implementados. Liderança e constância de propósitos Existem valores partilhados e modelos éticos em todos os níveis da organização Gestão por processo A capacidade dos processos é completamente compreendida e utilizada para conduzir a melhoria de desempenho Desenv. E Envolv da pessoas As pessoas são responsabilizadas a agir e partilhar abertamente conhecimentos e experiências Aprendizagem, inovação e Melhoria Contínua A inovação e a melhoria bem sucedida são disseminadas e integradas Desenvolv. De Parcerias Comakership Respons. Social Corporativa As expectativas da sociedade são monitoraras e tratadas.

10 Referências EFQM os conceitos fundamentais da excelência. Disponível em: Acesso em 19 mar ASSEN, Marcel Vass; BERG, Gerben Van Den; PIETERSMA, Paul. Modelos de Gestão: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


Carregar ppt "Modelo de Excelência EFQM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google