A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ
UNIVERSITAS – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ “Planejamento Estratégico da Informação” Sistemas de Informação

2 Planejamento Estratégico da Informação
EQUIPE: - Adriano G. Lomonaco - Aline S. Vilas Bôas - Eduardo S. do Carmo - Eliander de Paula Lobo - Tadeu R. Vilas Bôas Sistemas de Informação – 8 Período

3 Planejamento Estratégico da Informação
“Ser eficaz em TI, significa utilizá-la para alavancar o negócio da empresa” Fernando J. B. Laurindo - USP

4 Planejamento Estratégico da Informação
“A vantagem competitiva advinda do uso da TI não pode ficar restrita a uma ou outra aplicação específica, mas em um processo contínuo de planejamento, implantação e operação eficaz das mais poderosas ferramentas de TI.”

5 Planejamento Planejar significa estabelecer - O que se vai fazer
* atividades, objetivos, decisões - Com quem fazer * recursos humanos - Quando fazer * datas de início e término - E com que fazer * recursos tecnológicos, financeiros, etc.

6 Importância do Planejamento
Garantir que possam ser desenvolvidos planos de sistemas e bases de dados que atendam às necessidades de informação da organização como um todo. A difusão da TI nas organizações representa uma forte motivação para que se faça um planejamento não só empresarial como também para a informação corporativa.

7 Planejamento Estratégico Empresarial e da Informação
Pode ser dividido em diversos níveis: - Planejamento Estratégico Empresarial (PEE) * planejamento das funções empresarias (produção e/ou serviços, comercial, materiais, financeiros, RH, jurídico-legal) - Planejamento Estratégico de Informações (PEI) ou Plano Diretor de Informática (PDI) * e os respectivos planos operacionais de ação dos Sistemas de Informação (SI), Tecnologia da informação(TI) e RH ou Pessoas (RH/P), que devem ser coerentes entre si.

8 Planejamento Estratégico da Informação - PEI
É o processo de identificações das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução de seu plano de negócios e na realização de seus objetivos organizacionais. Deve haver uma perfeita correlação entre o PEE e o PEI para saber quais recursos tecnológicos serão necessários para levar a organização aos seus objetivos.

9 Planejamento Estratégico da Informação
O PEI de uma organização tem como elemento essencial o “conhecimento”. Os PEI são planos de informática atrelados aos planos empresarias. Os planos da empresa compreendem a busca pela Qualidade Total visando uma maior eficiência e algum diferencial sobre a concorrência. Para que se possa melhor compreender o PEI deve-se verificar o que a informática pode oferecer para contribuir com os planos da empresa.

10 PEI - Objetivos Permite que se estabeleça os propósitos básicos para que a empresa possa implantar sistemas informatizados estáveis e benéficos para o desempenho das atividades operacionais e de apoio à tomada de decisões. É uma ferramenta que se destina a planejar a utilização da informação e aplicação de recursos de software, hardware e recursos humanos que darão suporte para essas informações.

11 PEI - Objetivos Traçar planos de ação de curto, médio e longo prazos para fornecer à organização as informações que ela necessite, retratando como a tecnologia pode ser utilizada para possibilitar o alcance dos seus objetivos. Alguns produtos gerados: - Plano de Desenvolvimento de Sistemas de Informação - Planos de Recursos de Informática * Equipamentos * Rede de Comunicação de Dados * Software e Ferramentas - Plano de Recursos Humanos em Informática; - Plano de Treinamento em Informática.

12 Caracterização da Informação e da Estratégia Empresarial
A caracterização da informação estratégica é a informação que subsidia o processo decisório estratégico nas organizações, auxiliando-as a obter vantagens competitivas, a reduzir riscos, incertezas e identificar oportunidades. Nesse sentido: Grande parte dessa informação é obtida por solicitação e é formal, sendo a maior parte interna e tratada; Requer o uso de tecnologias avançadas para seu tratamento. Provoca diferentes necessidades com relação aos tipos de informação, mesmo considerando o foco da pesquisa.

13 Coleta de dados para definição de estratégia
O mundo atual é movido pela informação Manter a estabilidade na empresa e fidelizar os clientes se torna um objetivo cada vez mais difícil. É necessário ter uma estratégia de constante evolução, procurando agregar sempre mais valor ao produto e serviço. Não esquecendo da redução de custo. A informação pode trazer o prolongamento do produto apoiando a tomada de decisão. Com as informações corretas é possível usar a Inteligência Estratégica Antecipativa (IEA), que objetiva “permitir agir rapidamente, no momento oportuno e com os menores custos.

14 Estudo de caso Gabriel Galvão
Deve-se analisar as informações que serão transmitidas e filtrá-las, destinando-as aos diferentes níveis da objetivando não divulgar antecipadamente, ou mesmo tardiamente, informações que poderiam atrapalhar o desenvolvimento das atividades naquele nível; Depois disso, deve a empresa se assegurar de que a informação está protegida e circulará dentro do ambiente de trabalho, deixando sair somente o que realmente deva ser divulgado para o público externo. Evita-se, assim, que a concorrência de alguma forma fique sabendo de algo que possa usar contra a empresa em questão.

15 Conclusão PEI bem elaborado permite à alta administração da empresa avaliar com maior precisão os projetos de sistemas que devem ser priorizados, com base nas necessidades organizacionais e no seu PEE. Ter um bom PEI não garante o sucesso de um projeto, mas fornece um ponto de partida claramente definido, que poderá servir de referência sempre que complicadores financeiros, gerenciais ou de natureza técnica venham a ameaçar sua concretização.

16 Referências Gerenciamento da Informação - Um Recurso Estratégico No Processo de Gestão Empresarial – Ilse Maria Beuren 2ª Edição 5ª tiragem Editora Atlas


Carregar ppt "GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google