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WORKSHOP OS 5 DETERMINANTES DA PERFORMANCE 11 22334455 TRAÇOS APTIDÕES MOTIVAÇÕE S CAPACIDADE S COMPETÊNCI AS Desenvolva performances de alto nível na.

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1 WORKSHOP OS 5 DETERMINANTES DA PERFORMANCE TRAÇOS APTIDÕES MOTIVAÇÕE S CAPACIDADE S COMPETÊNCI AS Desenvolva performances de alto nível na sua organização Mário Ceitil

2 There’s more to the surface than meets the eye.

3 “A performance das pessoas no trabalho não é um ato isolado, mas uma sucessão de condutas que se estendem no tempo, nas quais o comportamento habitual é mais importante do que a capacidade máxima de rendimento” Chamorro-Premuzic & Furnham

4 4 Qual é o principal desafio que se coloca à gestão das pessoas? ?? Obter uma performance de alto nível… Consistente Relevante Sustentada

5 5 Consistente Relevante Sustentada

6 6 Consistente Relevante Sustentada Consistente Relevante Sustentada

7 7 Clarificando conceitos Aspetos visíveis da atividade/ação das pessoas. Comportamentos instrumentais relacionados com o exercício de atividades específicas. Conjuntos consistentes de comportamentos que permitem definir uma conduta dominante numa determinada área ou domínio de atividade.

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9 P erformance C onsistente R elevante e S ustentada P erformance C onsistente R elevante e S ustentada

10 10 Domínios de fatores da PCRS Domínio das Características Individuais Não Intencionais Domínio das Características Adquiridas Domínio das Ações Intencionais Pouco determinado por escolhas/atos voluntários Em grande parte determinado por escolhas/atos voluntários Totalmente determinado por escolhas/atos voluntários Domínio da Motivação A motivação é o elemento que unifica e dá sentido e direcionamento aos outros domínios.

11 11 Os 5 Determinantes da Performance Domínios Fatores Domínio das ações intencionais Performance Domínio das características adquiridas Competências Capacidades “Drivers” motivacionais Motivação Domínio das características não intencionais Aptidões Traços

12 12 Modelo básico: 5D Performance Competências Capacidades Aptidões Traços Domínios Não Visíveis Domínios Visíveis

13 13 Traços Modelo básico: 5D Performance Competências Capacidades Aptidões Traços Domínios Não Visíveis Domínios Visíveis

14 14 Traços Modelo básico: 5D “Ser” Disposições estáveis, internas e pessoais que determinam padrões de comportamento bastante constantes em situações diversas e que incluem também sentimentos e pensamentos.

15 15 Personalidade  Nature or Nurture  A personalidade é composta por elementos de 2 diferentes fontes NURTURE é aquilo que é experienciado a partir do nascimento NATURE é aquilo que é inato, que é herdado Podemos melhorar as nossas capacidades e competências através da formação e da aprendizagem, mas… A NATURE estabelece até onde podemos desenvolver os nossos talentos NATURE e NURTURE jogam ambos um papel importante, mas a NATURE é o fator determinante. Francis Galton tem razão? ??

16 16 Performance Competências Capacidades Aptidões Traços Aptidões Modelo básico: 5D “Estar Apto” As aptidões são predisposições naturais para determinada atividade. De acordo com Chiavenato, têm as seguintes características: Existem sem exercício prévio, sem treino ou aprendizagem; Constituem um estado latente e potencial do comportamento; São suscetíveis de poderem transformar-se em CAPACIDADES através da formação.

17 17 Exemplos de Aptidões Teoria Multifatorial de Thurstone – Aptidões Mentais Primárias Fator G Inteligência Geral Fator V Aptidão Verbal Fator E Aptidão Espacial Fator N Aptidão Numérica Fator F Fluência Verbal Fator R Raciocínio Lógico Capacidade para captar ideias expressas através da linguagem, tanto na forma escrita como oral Capacidade para imaginar e conceber estruturas espaciais Raciocínio lógico Abstração Conceptualização Visão global Capacidade para lidar com números Cálculo numéricos simples Expressão oral Argumentação Expressão escrita Precisão das palavras

18 18 Os nossos motivos guiam a consciência para a procura de oportunidades (Goleman, 1998). A motivação é o processo que encoraja e guia o nosso comportamento (Eggert, 2010). Performance Competências Capacidades Aptidões Traços Modelo básico: 5D “Querer” As pessoas podem não ter ou ter um insight limitado sobre o que realmente motiva o seu comportamento.

19 19 Motivação A Analogia da Semente Mas podemos criar condições nas quais ela possa germinar.

20 20 Performance Competências Capacidades Aptidões Traços As capacidades são as habilidades adquiridas para realizar uma determinada atividade ou trabalho. De acordo com Chiavenato, têm as seguintes características: Surgem depois da formação e/ou da aprendizagem; São avaliadas pelo rendimento no trabalho; Referem-se à habilidade atual do indivíduo; São o resultado da APTIDÃO, depois de exercitada ou realizada; Constituem a disposição geral ou específica para o trabalho atual; Possibilitam a colocação imediata em determinada função; E são “um estado atual e real” de comportamento. Modelo básico: 5D “Saber/ Saber Fazer”

21 21 Capacidade para digitar dados rápida e precisamente. Capacidade para conduzir empilhadoras. Capacidade no manuseamento de ferramentas. Conhecimentos da língua inglesa. Conhecimentos de mecânica. Conhecimentos de eletricidade. Exemplos de Capacidades e Conhecimentos (Skills ou Abilities)

22 22 Competências Performance Competências Capacidades Aptidões Traços Competências são comportamentos e/ou ações, requeridos em contextos concretos e validados através da sua correlação positiva com padrões de elevado desempenho. As competências apresentam um nível de generalização maior do que as CAPACIDADES ESPECÍFICAS, podendo ser exercidas transversalmente em contextos diferentes. As competências são definidas através de INDICADORES COMPORTAMENTAIS, constituindo, estes, os “vital few” comportamentos estratégicos que cada pessoa deve evidenciar para alcançar elevados níveis de performance. Modelo básico: 5D “Saber Agir”

23 23 Diferentes perspetivas sobre o conceito de competências Atribuições Qualificações Traços ou características pessoais Comportamentos ou ações Atividades/responsabilidades de caráter formal inerentes a cargos ou funções específicas. Conjunto de qualificações (saberes) que as pessoas podem adquirir (via ensino ou formação profissional). Conjunto de traços, motivações, aptidões que diferenciam os indivíduos com desempenhos destacados daqueles que pouco se destacam. As competências são realidades em ato, pelo que são visíveis, observáveis e passíveis de ser objetivamente medidas. Categorias extrapessoais Atributos Categorias intrapessoais Traços, Aptidões e Motivações Categorias interpessoais Desempenho

24 “O melhor preditor do comportamento futuro é o comportamento passado”

25 Suponhamos que queremos medir as diferenças individuais na capacidade de correr, mais especificamente, queremos saber a que velocidade podem correr as pessoas. Uma opção seria observar um grupo de sujeitos durante uma corrida de 100 metros e medir os seus tempos com um cronómetro. Outra opção seria perguntar diretamente às pessoas qual é a velocidade que alcançam a correr.

26 26 PCRS Performance Consistente, Relevante e Sustentada 2 níveis de maturidade A nível pessoal A nível profissional AUTONOMIAAUTONOMIA PROFICIÊNCIAPROFICIÊNCIA Maturidade Pessoal Maturidade Profissional

27 27 Maturidade Profissional Proficiência Maturidade Profissional Proficiência Capacidade para gerar alternativas credíveis e sustentadas Maturidade Pessoal Autonomia Maturidade Pessoal Autonomia Capacidade para fazer escolhas conscientes

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30 Mário Ceitil Mantenha-se em contacto connosco… https://www.facebook.com/cegocpt https://plus.google.com/+cegoc/posts https://twitter.com/cegocpt


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