A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação na Sociedade Informática O homem não possui aparelho instintivo para sobreviver, precisa se socializado. Necessita ser educado, pelas pessoas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação na Sociedade Informática O homem não possui aparelho instintivo para sobreviver, precisa se socializado. Necessita ser educado, pelas pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 Educação na Sociedade Informática O homem não possui aparelho instintivo para sobreviver, precisa se socializado. Necessita ser educado, pelas pessoas a sua volta a partir de modelos sociais já existentes. Assim sendo, ele é submetido a processos intensivo de aprendizagem.

2 Educação na Sociedade Informática educação informal A família, que é um fenômeno historicamente construído, tem papel importante na socialização do sujeito. Faz parte da educação informal do sujeito. Educação Informal: não é organizada, é casual e empírica. Aprende-se por imitação, aquisição de hábitos e observações.

3 Educação na Sociedade Informática A educação formal A educação formal: surge a partir da necessidade de instituir-se para exercer determinadas funções, sendo convocado especialistas que elaboram um projeto de ação mais efetiva. Surge a escola: institucionalizada na forma que a conhecemos – Séc. XVI.

4 Educação na Sociedade Informática A escola burguesa surge juntamente com o sentimento de infância do século XVI. Tem o papel de instruir e educar. Formação acadêmica de humanista. Com a Rev. Industrial – Séc. XVIII, acelera-se o período de democratização do ensino – formação técnica especializada.

5 Educação na Sociedade Informática Somente no Séc. XIX, culminam transformações que propiciam reivindicações para uma escola pública, gratuita e obrigatória, que possam ter acesso às camadas não privilegiadas da sociedade.

6 Educação na Sociedade Informática A escola surge num momento em que a produção dos bens de consumo começa a ultrapassar o necessário, surge o excedente, alterando a estrutura da sociedade e as divisões de tarefas, que antes era coletiva, passando a ter privilégio de classe. A escola surge como instrumento de transmissão do conhecimento e do saber acumulado pela sociedade.

7 Educação na Sociedade Informática Ponto de partida: o individuo humano e seu possível destino em meio ao torvelinho das transformações que estão ocorrendo. As relações entre os indivíduos oscilam entre dois extremos: o individualismo e o totalitarismo

8 Educação na Sociedade Informática Quais as contradições e ameaças predominantes na sociedade informática? Reflita: podemos relacionar os problemas dos indivíduos com os problemas sociais?

9 Educação na Sociedade Informática Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerado um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.senso comumdoutrinaspolíticas

10 Educação na Sociedade Informática A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.Destutt de TracyNapoleão antiguidade clássicaIdade Médiasociedade

11 Educação na Sociedade Informática Karl MarxKarl Marx, concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual. Nessa divisão, surgem os ideólogos ou intelectuais que passam através de idéias impostas a dominar através das relações de produção e das classes que esses criam na sociedade. Contudo a ideologia (falsa consciência) gera inverte ou camufla a realidade, para os ideais ou vontades da classe dominante. (Fonte: Marx, Karl e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 2002.)

12 Educação na Sociedade Informática Depois de Marx, vários outros pensadores abordaram a temática da ideologia. Muitos mantiveram a concepção original de Marx (Karl Korsch, Georg Lukács), outros passaram a abordar ideologia como sendo sinônimo de "visão de mundo", inclusive alguns pensadores que se diziam marxistas, tal como Lênin.Karl KorschGeorg Lukácsvisão de mundomarxistasLênin

13 Educação na Sociedade Informática O discurso tem uma dimensão ideológica que relaciona as marcas deixadas no texto com as suas condições de produção, e que se insere na formação ideológica. A dimensão ideológica do discurso pode tanto transformar quanto reproduzir as relações de dominação. Para Marx, essa dominação se dá pelas relações de produção que se estabelecem e as classes que estas criam numa sociedade.discursoMarxproduçãosociedade

14 Educação na Sociedade Informática Por isso, a ideologia cria uma “falsa consciência” sobre a realidade que visa a reforçar e perpetuar essa dominação. Já para Gramsci, a ideologia não é enganosa ou negativa em si, constituindo qualquer ideário de um grupo de indivíduos. Mas, para Althusser, que recupera a ótica marxista, a ideologia é materializada nas práticas das instituições — e o discurso, como prática social, seria então “ideologia materializada”.realidade Gramsci Althussermarxista instituições


Carregar ppt "Educação na Sociedade Informática O homem não possui aparelho instintivo para sobreviver, precisa se socializado. Necessita ser educado, pelas pessoas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google