A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC) EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC) EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC) EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO

2 RELATÓRIO INDIVIDUAL

3 O Relatório Individual Não pode ser Reduzido a apontar atitudes das crianças, com julgamento de valor, pouco revelando sobre seu desenvolvimento e aprendizagem nem uma produção uniformizada a partir de roteiros elaborados pelas próprias professoras.

4 O Relatório Individual Não pode ser Elaborado somente para atender a uma necessidade burocrática da escola e ao interesse dos pais em controlar o trabalho desenvolvido.

5 O Relatório Individual É o relato globalizante do percurso de cada criança no espaço educativo.

6 Relatório individual Conscientiza a professora sobre o ponto de partida do trabalho, sobre a construção de caminhos didáticos e sobre a necessidade, ou não, de refazer sua ação pedagógica com relação a cada criança.

7 O Relatório Individual O que deve conter As interações das crianças com os pares e com a professora; A participação da criança em atividades dirigidas e espontâneas (suas conquistas, perguntas, dúvidas e comentários);

8 O que deve conter (cont.) Manifestações afetivas e emocionais da criança (preferências, frustrações, reações diante dos conflitos, etc); A ação mediadora da professora realizada em todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança com base nos registros.

9 Elaboração do Relatório Individual De onde a criança partiu? (características gerais, resolução dos conflitos, busca de autonomia, preferências de brincadeiras, de relacionamentos, envolvimento nas atividades, processo de adaptação...);

10 Elaboração do Relatório Individual (cont.) Em que áreas do conhecimento/desenvolvimento a criança apresenta avanços? Quais os fatos que levam o professor a contextualizar tais avanços? (comentários, temas de interesse, brincadeiras, participação em jogos, atitudes…);

11 Elaboração do Relatório Individual (cont.) Apresenta alguma área a ser melhor trabalhada? Como pode o professor intervir nesse sentido? Qual a contribuição possível da família?

12 Elaboração do Relatório Individual (cont.) Como a criança vem se desenvolvendo em relação às questões sócio- afetivas? Qual a postura do professor diante dos seus conflitos? Alguma sugestão à família?

13 Elaboração do Relatório Individual (cont.) Como os pais se referem ao desenvolvimento das crianças e ao trabalho da instituição?

14 Elaboração do Relatório Individual (cont.) Como as crianças se referem quanto aos próprios avanços e ao trabalho que desenvolvem?

15 Exercício de reflexão sobre as crianças (Hoffman, 2001) Escolha uma criança de seu grupo e reflita sobre ela: sua idade; características individuais, sua família, suas preferências quanto às pessoas (interação), brincadeiras e envolvimento nas atividades (áreas de conhecimento).

16 Exercício de reflexão sobre as crianças (cont.) Recorde fatos de seu cotidiano De que forma brincou com determinado material? O que contou ou perguntou na roda de história? Como interagiu na roda de conversa? Que fatos relatou? Como interagiu com as outras crianças? Que respostas deu aos desafios propostos?

17 Exercício de reflexão sobre as crianças (cont.) Reflita sobre alguma reação curiosa dessa criança Suas explicações sobre os fatos, os fenômenos e sentimentos.

18 Exercício de reflexão sobre as crianças (cont.) Reflita sobre suas interações e conversas com ela Suas brincadeiras, cuidados (afetivos e físicos) necessários.

19 Socialização dos relatórios Objetivos da reunião individual com os pais Dar informações; Analisar com os pais o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança;

20 Socialização dos relatórios Objetivos da reunião individual com os pais (cont.) Contrastar as atitudes da criança em casa e na escola; Orientar, aprender e considerar mudanças, quando necessário, revisando as ajudas e as respectivas intervenções.

21 Utilização de roteiro para a entrevista (Bassedas, 1999) Observar a ligação que a criança estabelece entre sua casa e sua escola (explicar como a criança está evoluindo, destacando seus avanços e conquistas; comparar como está em casa; se fala de experiências fora da escola e se fala sobre a escola em casa).


Carregar ppt "PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC) EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google