A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO."— Transcrição da apresentação:

1 A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO

2 A preocupação de conhecer o comportamento humano tem sido uma constante desde os primórdios da humanidade. A análise da evolução mostra diferente tentativas, cada uma delas baseada nas crenças e nos conhecimentos da cultura em que se inspira.

3 A correta compreensão das diferenças individuais, dos grupos, das comunidades das organizações como entidades psicossociais pode levar à compreensão e a predições razoáveis do comportamento individual, do grupo, da organização e da comunidade.

4 Diversas teorias psicológicas tem entendido o comportamento dos seres vivos de formas diferentes, por terem partido de compreensões ou paradigmas de pensamentos diferentes acerca do que é o ser humano.

5 Para os behavioristas (comportamentalistas), o comportamento humano compreende apenas as reações observáveis de forma direta.

6 Já os cognitivistas têm como paradigma de pensamento o ser humano como um ser biopsicossocial. Partem do pressuposto de que o ser humano é um ser cognitivo, dotado de desejos, emoções, linguagem e capacidade de interação e comunicação; pressupõem a existência da mente humana.

7 Corrente denominada humanista tem como pressuposto básico a natureza socioemocional do ser humano. Abordam o estudo e o controle do comportamento humano a partir da identificação dos fatores emocionais e da satisfação das necessidades emocionais do ser humano

8 Psicologia vem adotando o método cientifico de formas diversas, respeitando não somente a orientação teórica daquele que realiza o estudo científico, mas também a natureza do fenômeno em estudo.

9 No momento em que a Psicologia definiu seus objetivos como a descrição, a explicação e a predição do comportamento, conseguiu-se, no decorrer de seu desenvolvimento, especialmente com a crescente contribuição de conhecimentos obtidos por meio de estudos, experimentos e pesquisas, ampliar e compreender melhor a complexidade desses objetivos.

10 A integração dos conhecimentos de outras áreas do conhecimento humano tem possibilitado a identificação de fatores que influenciam o comportamento. É impossível explicar o comportamento por meio de uma causa única.

11 Fatores econômicos Fatores psicológicos Fatores biológicos Fatores
COMPORTAMENTO HUMANO Fatores políticos Fatores antropológicos Fatores Físicos e ambientais Fatores sociológicos

12 Função das teorias psicológicas
A observação, o estudo cientifico, se faz á luz de teorias. Uma teoria é, pois, um conjunto de enunciados relativos a determinada realidade ou fenômeno, que permite testar sua veracidade por meio da pesquisa empírica.

13 Como enunciados (teóricos), as teorias são elaboradas a partir da idéia ou da concepção que dado cientista tem acerca do fenômeno em estudo.

14 As teorias psicológicas não são definitivas
As teorias psicológicas não são definitivas. Os conhecimentos adquiridos por meio de novas pesquisas e de novos estudos são integrados ás teorias, levando-as, assim, á reformulação e á atualização.

15 A Psicologia, como acentuam Kelman (1968) e Ruch e Zimbardo (1971), pode ser utilizada como um instrumento de libertação do ser humano. Pode ser utilizada:* Para ajudá-lo a libertar-se quer das barreiras internas, quer das externas, que impedem seu crescimento e desenvolvimento. *Mas também pode ser usada como um instrumento para conduzir o indivíduo de acordo com os interesses de outros, seja da sociedade em sentido mais amplo, seja das organizações, seja de grupos ideológicos.

16 BEHAVIORISMO

17 ORIGEM DO TERMO: do inglês “behavior” => comportamento

18 Pavlov - Fisiólogo russo
Foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido como condicionamento reflexo, e tornou-se conceituado com suas experiências de condicionamento com cães. O papel do condicionamento na psicologia do comportamento.

19 Idéias básicas do condicionamento:
Algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas; enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores; Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais; Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental .

20 John.B. Waltson (1878 – 1958)

21 Waltson postula como objetivo da Psicologia o comportamento.
Comportamento: observável, mensurável e reproduzido em diferentes condições e sujeitos.

22 Estímulo e Resposta (S-R): unidades básicas da ciência do comportamento.

23 O homem é estudado como produto das associações estabelecidas durante sua vida entre estímulos e respostas (aprendizagem).

24 Teoria do Behaviorismo
Os fundadores e os seguidores da corrente behaviorista (comportamentalista), partiram do pressuposto materialista do ser humano; para eles, o individuo é uma entidade biológica, constituído por um conjunto de órgãos interligados sob o comando do cérebro. O comportamento humano é explicado pelas conexões cada vez mais elaboradas da rede de neurônios e isso se dá em contextos ambientais específicos.

25 O ser humano é reduzido ao sistema fisiológico e o estudo do comportamento humano deve ser objetivo, estudando-se as leis do comportamento humano e animal da mesma forma que são estudadas as leis de um comportamento qualquer físico e químico (Guillaume, 1942).

26 O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o decorrer do tempo e hoje já não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente (onde o "fazer" acontece) e o sujeito (aquele que "faz"), passando o "Behaviorismo" a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos).

27 B. F. Skinner ( ) A base do trabalho de Skinner refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante O mais importante behaviorista depois de Watson.

28 Fundamento do condicionamento do comportamento operante: Lei do Efeito, de Thorndike: “um ato pode ser alterado na sua força pelas suas conseqüências”.

29 Reforço: Estímulo reforçador = “reforço”.
Positivo: fortalece o comportamento que o precede; Negativo: (recebe o estímulo desagradável) fortalece a resposta que o remove.

30 Punição (rápido): forma de extinguir um comportamento.
Todo organismo tende a fugir de estímulos aversivos, indesejáveis (dosado). Exemplo: castigo, palmadas.

31 DIFERENÇA ENTRE REFORÇAMENTO NEGATIVO E PUNIÇÃO:
No reforço negativo um novo comportamento está sendo instalado para se evitar um estímulo desagradável. Na punição um determinado comportamento estará sendo eliminado através de um estímulo aversivo.

32 É necessário o conhecimento das necessidades humanas para poder compreender o comportamento humano e utilizar os conhecimentos sobre motivação para a melhoria da qualidade de vida nas organizações.


Carregar ppt "A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google