A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções do ASB e Prevenção com a Higiene Bucal. Compete ao auxiliar de saúde bucal: *Organizar e executar atividades de higiene bucal; * processar filme.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções do ASB e Prevenção com a Higiene Bucal. Compete ao auxiliar de saúde bucal: *Organizar e executar atividades de higiene bucal; * processar filme."— Transcrição da apresentação:

1 Funções do ASB e Prevenção com a Higiene Bucal

2 Compete ao auxiliar de saúde bucal: *Organizar e executar atividades de higiene bucal; * processar filme radiográfico; * preparar o paciente para o atendimento; * auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; * manipular materiais de uso odontológico; * selecionar moldeiras e preparar modelos em gesso;

3 * Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; * Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; * Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; * Aplicar medidas de biosegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; * Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;

4 COMO ESCOVAR OS DENTES Qual a maneira certa de escovar? Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

5 Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira: Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação. Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

6 Quando devo trocar minha escova dental? Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

7 Que tipo de escova dental devo usar? A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar.

8 Qual a importância do creme dental na escovação? É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, manchas e sensibilidade.

9 Qual a maneira correta de usar o fio dental? Quando usado corretamente, o fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso fácil, como, por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes. O uso diário do fio dental é altamente recomendável uma vez que a placa bacteriana pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais. Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte: Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

10 Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

11 Que tipo de fio dental devo usar? Há dois tipos de fio dental: * Fio de nylon-multifilamento * Fio PTFE-monofilamento Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe.

12 A importância do uso do enchaguante bucal A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana formada principalmente por bactérias e restos alimentares. Se a placa bacteriana não for removida ela se calcifica formando o tártaro. O enxaguatório bucal com flúor é muito importante principalmente à noite, pois é nesse período que as bactérias se tornam oportunistas e atacam a superfícies dos dentes causando cárie dentária e problemas gengivais.

13 ANATOMIA DOS DENTES Quais são as diferentes partes do dente? Coroa: parte superior do dente, geralmente a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.

14 Linha de junção dos dentes e da gengiva: sem a escovação e uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar a placa e o tártaro, causando gengivite e outros males. Raiz: parte do dente que está dentro do osso. A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui mais ou menos dois terços do seu tamanho. Esmalte: a camada mais externa da superfície do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.

15 Dentina: camada dentária situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente. Polpa: tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sangüíneos. Quando a cárie atingir essa área, as pessoas geralmente sentem dor.

16 Quais são os nomes dos dentes?

17 Incisivos: dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos: dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos. Pré-molares: com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos. Molares: para triturar os alimentos, estes dentes possuem várias

18 Marcia Luciana Göergen


Carregar ppt "Funções do ASB e Prevenção com a Higiene Bucal. Compete ao auxiliar de saúde bucal: *Organizar e executar atividades de higiene bucal; * processar filme."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google