A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Técnico em Saúde Bucal é um profissional habilitado que atua sob a orientação e supervisão do cirurgião- Dentista e executa tarefas auxiliares no atendimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Técnico em Saúde Bucal é um profissional habilitado que atua sob a orientação e supervisão do cirurgião- Dentista e executa tarefas auxiliares no atendimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Técnico em Saúde Bucal é um profissional habilitado que atua sob a orientação e supervisão do cirurgião- Dentista e executa tarefas auxiliares no atendimento odontológico. Na história da saúde bucal há pelo menos duas razões históricas para a incorporação e expansão do pessoal auxiliar nos serviços de saúde: a possibilidade de que os profissionais, cada vez mais especializados, sejam liberados das funções mais simples- mas não menos importantes- do trabalho odontológico, e a necessidade de expansão do serviço a um custo menor,

3 Buscando a racionalização do processo de trabalho. O exercício da profissão do Técnico em Saúde Bucal foi inicialmente regulamentado pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Educação, por meio do Parecer nº 460/75 ( CFE, 1975 ) e da lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB ) nº 5.692/71. Depois sofreu interferências do Conselho Federal de Odontologia ( CFO 2000 ) através da Decisão 26/84 de Apesar de todo percurso da história da profissão, somente em dezembro de 2008, a lei nº ( Brasil, 2008 ) foi finalmente sancionada pelo Governo Federal e passou então a regulamentar a profissão e definir suas competências.

4 Introdução: O que a prática odontológica foi, é, pode ser vir a ser, resulta de uma complexa articulação de fatores externos e internos ao processo de trabalho, destacando-se o conhecimento cientifico disponível em cada momento, as tecnologias, os ambientes, os instrumentos e materiais utilizados, e os recursos humanos. Á semelhança de qualquer trabalho humano, o trabalho odontológico surgiu e se desenvolveu para satisfazer necessidades humanas. Tais necessidades são a razão de ser e dão sentido ao esforço cotidiano de milhares de profissionais em todo o mundo. Ao longo do séculos processo de trabalho foi se tornando mais e mais complexo até atingir o estágio atual que se caracteriza pela acentuada divisão técnica, produto histórico do desenvolvimento científico-técnico.

5 Mudanças nos processos de trabalho vêm determinando mudanças nos sujeitos desses processos, conforme assinalam vários autores entre os quais Pinto(2000) e Moysés & Watt (2000). A revolução industrial criou também no campo odontológico para a rápida transformação do processo de trabalho e do seu sujeito. Logo apareceram diferentes especialistas, dividindo tecnicamente o trabalho em sentido horizontal e também os auxiliares, direcionando verticalmente essa divisão. Dentre os auxiliares o “protético” e o “auxiliar de consultório’ foram e são ainda hoje unanimemente aceitos. O auxiliar em saúde bucal é o profissional que atua em clínicas ou consultórios odontológicos públicos ou privados e no Sistema Único de Saúde (SUS). Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do cirurgião-dentista. Com o crescimento do segmento de planos odontológicos e com o aumento da exigência e conhecimento dos pacientes, os dentistas cada vez mais valorizam e necessitam de profissionais qualificados para compor sua equipe, visando á qualidade e otimização dos atendimentos. Assim,a procura pelos ASB e TSB nos consultórios e clínicas particulares também tende a crescer.

6

7

8

9

10


Carregar ppt "O Técnico em Saúde Bucal é um profissional habilitado que atua sob a orientação e supervisão do cirurgião- Dentista e executa tarefas auxiliares no atendimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google