A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR Bernadete Campello Escola de Ciência da Informação da UFMG Escola de Ciência da Informação da UFMG Grupo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR Bernadete Campello Escola de Ciência da Informação da UFMG Escola de Ciência da Informação da UFMG Grupo."— Transcrição da apresentação:

1 COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR Bernadete Campello Escola de Ciência da Informação da UFMG Escola de Ciência da Informação da UFMG Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar 24 de maio de 2010 Biblioteca como espaço de aprendizagem e a competência informacional no ensino básico

2 A função educativa do bibliotecário e a noção de competência informacional ♦ A função educativa do bibliotecário e a noção de competência informacional Conhecimentos disponíveis para embasar ♦ Conhecimentos disponíveis para embasar a ação educativa Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário e as mudanças decorrentes desta ação ♦ Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário e as mudanças decorrentes desta ação

3 O bibliotecário tem uma função educativa? A noção de competência informacional Ortega y Gasset Como concretizar hoje a função educativa do bibliotecário? Localizar, selecionar e usar informações

4 Para que servem as habilidades informacionais? ♦ Aprendizagem independente ♦ Aprendizagem ao longo da vida ♦ Formação do cidadão crítico e responsável ♦ Aprender a aprender ♦ Viver na sociedade da informação ♦ Habilidades para produzir conhecimento

5 ♦ Entender a organização da biblioteca; ♦ Conhecer elementos perigráficos do livro (capa, orelha, folha de rosto, sumário, etc.); ♦ Saber ordem alfabética; ♦ Entender a biblioteca como espaço coletivo; ♦ Entender o sistema de classificação da biblioteca; Habilidades informacionais (exemplos) ♦ Pesquisar em fontes eletrônicas de informação; ♦ Saber o que é a bibliografia de um livro e sua finalidade; ♦ Conhecer diferentes livros de referência; ♦ Reconhecer sites confiáveis na Internet; ♦ Usar os instrumentos de busca de informação da biblioteca (catálogos, índices, etc.); ♦ Usar diferentes tipos de dicionários. Localização

6 ♦ Interpretar um texto; ♦ Saber a diferença entre ficção e não ficção; ♦ Conhecer e apreciar gêneros literários; ♦ Ouvir atentamente uma história ou apresentação oral; ♦ Participar de discussões, seguindo regras; ♦ Escolher livros que interessam; Habilidades informacionais (exemplos) ♦ Recordar, resumir, parafrasear e complementar o que ouve e lê; ♦ Familiarizar-se com diferentes autores; ♦ Produzir um texto coerente; ♦ Apresentar oralmente um trabalho; ♦ Combinar informações de várias fontes; ♦ Interpretar imagens. Interpretação

7 ♦ Professor ♦ Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário Colaboração Estratégias didáticas

8 ♦ Diretor ♦ Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário Cultura escolar Infra-estrutura

9 ♦ Bibliotecário ♦ Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário Trabalhar em colaboração Assumir sua função educativa Ampliar seus conhecimentos

10 Mudanças decorrentes de um programa de competência informacional Planejado Constante e gradual Integrado ao currículo Focalizado em habilidades Baseado em conhecimentos e evidências (teorias) Aleatório Intuitivo Esporádico Limitado à biblioteca Focalizado em atividades Responsabilidade do bibliotecário Professor + bibliotecário Avaliação das atividades Avaliação da aprendizagem

11 ♦ Conhecimentos disponíveis para embasar a ação educativa do bibliotecário

12 Formas de desenvolver a competência informacional ♦ Durante a vida escolar escolar ♦ Especialmente durante o durante o desenvolvimento desenvolvimento de projetos e da de projetos e da pesquisa escolar pesquisa escolar

13 Metodologia para um programa de competência informacional ao longo da vida escolar ♦ ♦ KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, Traduzido e adaptado para o português pelos professores do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG Bernadete Santos Campello (Coordenadora) Márcia Milton Vianna Marlene Edite Pereira de Rezende Paulo da Terra Caldeira Vera Amália Amarante Macedo Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu

14 Traduzido e adaptado para o português pelos professores do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG Bernadete Santos Campello (Coordenadora) Márcia Milton Vianna Adriana Bogliolo S. Duarte Paulo da Terra Caldeira Carlos Alberto A. Araújo Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu Maria da Conceição Carvalho Metodologia para o desenvolvimento da competência informacional no processo de pesquisa ♦ ♦ KUHLTHAU, Carol. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

15 ♦ Biblioteconomia ♦ Educação Conhecimentos disponíveis para embasar a ação educativa do bibliotecário Construção do papel educativo

16 ♦ avaliar Como se dará a construção do papel educativo do bibliotecário? ♦ implementar ♦ compartilhar práticas educativas ♦ descrever e

17 Obrigada !


Carregar ppt "COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR Bernadete Campello Escola de Ciência da Informação da UFMG Escola de Ciência da Informação da UFMG Grupo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google