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EMPREGABILIDADE. Definição de Emprego: ◦Substantivo masculino: ato ou efeito de empregar(-se) ◦Ocupação em serviço público ou privado; cargo, função,

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1 EMPREGABILIDADE

2 Definição de Emprego: ◦Substantivo masculino: ato ou efeito de empregar(-se) ◦Ocupação em serviço público ou privado; cargo, função, colocação; trabalho.

3 A globalização transformou o emprego formal num artigo de luxo. Ter trabalho sempre, independentemente de responder ou não a um patrão, é possuir empregabilidade.

4 Empregabilidade é: Emprego Deveres Desempenho Produção Formação Capacidades Competências Horário Direitos Actualização de conhecimentos

5 Empregabilidade – origens A gestão da carreira hoje pertence ao profissional. É ele o responsável por sua empregabilidade. As regras que regem a conquista e a manutenção do emprego vêm sofrendo ajustes ao longo do tempo. Antigamente, estava associado à obediência.

6 A partir do pós-guerra (segunda metade da década de 40), o discurso mudou e o emprego passou a estar ligado à lealdade. No fim da década de 70 e início da década de 80, a crise económica começou a exigir uma dramática redução dos quadros das empresas. Empregabilidade – origens

7 O vínculo entre patrões e empregados passou a ser posto em novas bases. O funcionário leal e obediente passou também a ser colocado na rua. Empregabilidade – origens

8 Empregabilidade - conceito Primeiro conceito importante: em primeiro lugar, o emprego não lhe pertence, mas a empregabilidade é sua, ninguém tira. É uma capacidade dinâmica. Isto é, a empregabilidade evolui quando bem cuidada.

9 A empregabilidade está baseada num tripé formado por competências, conhecimento e pela rede de relacionamentos. Você é responsável por cuidar das três partes com igual carinho e intensidade. Empregabilidade - conceito

10 MUDANÇA DE PARADIGMA  TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE TRADIÇÃOINOVAÇÃO Valorização dos méritos/dos diplomas. “Competências escolarmente garantidas” Só o que se aprende em contextos formais é que tem valor. A experiência serve de meio para concretizar e fundamentar a aprendizagem, os saberes cognitivos, os conteúdos abstractos... Valorização dos créditos/das vivências. “Competências feitas na vida e pela vida”. A experiência, associada ao potencial dos indivíduos e às suas necessidades, possui um importante valor formativo. A experiência é que dá sentido à formação, os saberes cognitivos, os conteúdos abstractos apenas são o meio...

11 Os ciclos de vida assim desenhados configuram um modelo social e profissional que pertence ao passado. A incerteza e as mudanças rápidas vieram introduzir novas regras na organização da vida pessoal, social e profissional dos cidadãos. Hoje, exigem-se novos modos de ser, viver, aprender e trabalhar.

12 Não importa que seja o mais velho, o mais culto, o mais viajado. A empresa quer saber de outro tipo de profissional: o empregável. O empregável é aquele sujeito que se preocupa em acumular e manter actualizadas suas competências, o conhecimento e a rede de relacionamentos.

13 Exercício: dê uma nota de 1 (resposta negativa) a 10 (resposta positiva) às seguintes questões: 1.Você acha que vai ter sucesso no mercado de trabalho ? 2.Você conhece bem o mercado de trabalho e como ele funciona ? 3.Você tem conhecimento sobre a empresa ou o sector que gostaria de trabalhar ? 4.Você considera – se suficientemente preparado para a “caçada” a uma vaga ? 5.Você já passou por um processo seletivo ? Se sim, acha que teve uma experiência positiva ?

14 6.Você sabe quantos candidatos disputarão as mesmas oportunidades de trabalho ? Como você se sente em relação a eles? 7.Você já elaborou o seu Curriculo ? Acha que ele está actualizado e vai chamar a atenção do potencial empregador 8.Você já construiu sua rede de relacionamentos ? Acredita que ela está bem activa e variada ? 9.Você tem um plano de carreira ? Sabe o que quer fazer e aonde quer chegar profissionalmente ? 10.Você faz investimentos pessoais, além da formação universitária ?

15 Avaliação dos Resultados do Exercício: após somar os pontos, faça a contagem final: ◦ Menos de 50 pontos: busque algum tipo de ajuda, informe-se, ganhe conhecimentos, se não, fica para trás ! ◦ Entre 50 e 75 pontos: recicle-se, renove-se, não falta muito para chegar no ponto ideal. ◦ Mais de 75 pontos: você está de facto preparado para a disputa. Mas não relaxe, nunca !

16 Competências – o que é isso ? Conhecimento SABER: engloba os saberes aprendidos na faculdade, nos cursos, nas leituras, no trabalho e na “escola da vida”. ◦ Ex. conhecer os tipos de nado Habilidade SABER FAZER: é a dimensão prática que desenvolvemos na medida em que empregamos o conhecimento adquirido. ◦ Ex. exercitar-se na piscina, nadando, capacitando-se na habilidade de nadar Atitude ◦ QUERER FAZER: é a predisposição pessoal em fazer ou não alguma ação. É o que nos leva a pôr em prática os conhecimentos e habilidades ◦ Ex. disciplina e persistência em aprender e treinar o nado. Entrega ◦ FAZER: é executar efectivamente. Pôr em prática. ◦ Ex. nadar efectivamente

17 Todos nós somos empregáveis? O que é preciso para isso? habilidadessaber ouvir, ter obstinação, ser generalista, estar em aprendizagem constante, ter espírito de equipa, ser flexível e etc..Inglês e Informática É PRECISO ESTAR QUALIFICADO PARA O MUNDO DO TRABALHO Para isto temos que ter mais habilidades, saber ouvir, ter obstinação, ser generalista, estar em aprendizagem constante, ter espírito de equipa, ser flexível e etc.. Inglês e Informática então, tornam-se obrigação. Enfim...É PRECISO ESTAR QUALIFICADO PARA O MUNDO DO TRABALHO.

18 O QUE É A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA? É a ideia de que nunca é demasiado cedo ou demasiado tarde para aprender É uma continuidade do processo de aprendizagem que tem lugar em todos os níveis e de maneira formal, não formal e informal É a ideia de que a aprendizagem deve ocorrer para lá da estrutura formal de uma instituição educacional, e acontece de facto ao longo de toda a vida

19 A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA TEM A VER COM A ATITUDE  Acreditar que podemos e devemos estar abertos a novas ideias, competências e comportamentos Pensar que todas as pessoas devem ter oportunidades de aprendizagem em todas as idades e em todas as situações: no trabalho, em casa e nos tempos livres, e não apenas na escola

20 O emprego Ontem / hojeHoje / amanhã Postos de trabalho bem definidos, com tarefas simples e fragmentadas Empregos de geometria variável, com definições menos especificadas Atribuição individual de tarefas e avaliação de resultados individuais Ênfase no trabalho de grupo, interacção entre colegas e avaliação da performance grupal Lógica do posto de trabalhoLógica da competência Grande fragmentação do saber Tarefas múltiplas com conhecimentos multidisciplinares Ênfase na especializaçãoÊnfase na polivalência e flexibilidade

21 As relações de trabalho Ontem / hojeHoje / amanhã Organização rígida do emprego com classificações baseadas nas habilidades e antiguidade Organização flexível do emprego, com classificações baseadas na performance aliadas às competências detidas Salários ligados à carreira e à categoriaSalários ligados a objectivos e riscos Execução de tarefas prescritasNão se limita ao prescrito Execução de operaçõesResponder a situações e reagir aos imprevistos e acontecimentos Alguém que sabe fazerAlguém que sabe agir Aprendizagem adquirida uma vez por todas Aprendizagem ao longo da vida Aprendizagem passivaAuto-aprendizagem e responsabilidade pela própria formação

22 empresas hoje As empresas hoje esperam de seus empregados:-liderança; -facilidade de comunicação ; -flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças ; -entusiasmo para aprender; -conhecimento de idiomas e informática ; -ambição de carreira; -escrever com clareza e de acordo com cada situação; -capacidade de organizar e transmitir suas idéias; -ser criativo ao resolver problemas e tomar decisões; -saber lidar com diferentes situações.

23 “- Espelho meu, espelho meu, quem neste mundo é mais competente do que eu?”

24 “Sabedoria é saber o que fazer,Habilidade é saber como fazer, Virtude é fazer.”

25 Qualquer um que pára de aprender é velho. Quem continua a aprender é e permanece jovem. (Henry Ford) Mas, Não tenha medo da perfeição, você nunca vai atingi-la. (Salvador Dali) Por isso, Comece por fazer o necessário, depois o possível e de repente estará a fazer o impossível (São Francisco de Assis) Até porque, O medíocre discute pessoas, o comum discute factos e o sábio discute ideias (Provérbio chinês) E não se deve esquecer que: Numa escuridão, um palito de fósforo acesso já pode iluminar (apócrifo)


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