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Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.

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1 Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional sobre Educação A aprendizagem ao longo da vida e os desafios do emprego Viana do Castelo, 21 de Junho de 2006

2 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Tópicos Introdução A aprendizagem ao longo da vida (ALV) e os “percursos clássicos” Os novos públicos, muitas perguntas e algumas respostas Considerações finais

3 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Introdução  A ALV não está “entranhada” na nossa cultura  A cultura institucional (ensino superior) está marcada pela procura dos jovens durante mais de 20 anos e custa a mudar  Os novos públicos colocam novas questões  É preciso responder às perguntas dos cépticos

4 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Introdução  Processo de Bolonha:  Linha de acção (2001): Aprendizagem ao Longo da Vida  Objectivo (2005): Criação de percursos flexíveis de formação, incluindo reconhecimento de competências  Fantasmas a exorcizar:  Equivalências  Ensino superior para os jovens

5 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie A ALV e os “percursos clássicos”  “Percurso clássico”:  Obtenção de um grau/qualificação na juventude  Exercício profissional na área de formação  Questões:  A ALV começa na formação inicial  Conhecimentos e competências têm de ser actualizados ao longo da vida

6 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie A ALV e os “percursos clássicos”  Formação inicial como parte da ALV  Desenvolver competências de aprendizagem  Quadro de Qualificações do Espaço Europeu de Ensino Superior e DL nº 74/2006  Competências de aprendizagem

7 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie A ALV e os “percursos clássicos”  Descritores de Dublin:  Conhecimento e compreensão  Aplicação de conhecimento e compreensão  Formulação de juízos  Competências de comunicação  Competências de aprendizagem

8 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie A ALV e os “percursos clássicos”  Competências no DL nº 74/2006 – O grau (…) é conferido aos que demonstrem:  Licenciatura: Competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia  Mestrado: Competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo  Que implementação?

9 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie A ALV e os “percursos clássicos”  Aprendizagem ao longo da vida:  Auto-aprendizagem  Formação contínua:  Actualização  Reconversão  Oferta, tendo em conta:  Evolução do conhecimento  Exigências do exercício profissional  Mercado de trabalho e empreendorismo

10 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Cidadãos que:  Não completaram uma formação superior  Não detêm qualificações de acesso  Pretendem reconverter-se para outra área de conhecimento  Questões:  Procura  Oferta  Enquadramento (legal, empresarial, profissional, …)

11 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Procura:  Estímulos para vencer barreiras culturais e psicológicas  Perguntas dos cidadãos cépticos:  Porquê voltar a estudar? Que ganhos e compensações?  Serei capaz? Serei aceite? O que me vão obrigar a fazer?  É para a minha idade? Sentir-me-ei bem no meio?  O que tenho de fazer? Onde me dirigir?  É preciso dar respostas …

12 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Ganhos e compensações pessoais:  Ganhos nacionais (nível macro)  ganhos pessoais (nível micro)  Objectivos pessoais:  Certificação (grau, qualificação profissional, …)  Desenvolvimento de novas competências  Educação e formação é um investimento. Com que retorno?  Imediato (salariais, inserção profissional, …)?  A prazo (competência e reconhecimento profissional, novas oportunidades, …)

13 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Respostas institucionais necessárias:  Capacidade de acolhimento, orientação e acompanhamento dos novos públicos  Processos flexíveis (ritmos de estudo, horários, ensino a distância, …)  Reconhecimento de competências  Formações pensadas para as necessidades dos aprendentes  Implica atitudes diferentes das tradicionais

14 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Oferta:  Estímulos para mudar a cultura institucional  Perguntas das instituições cépticas:  Que trabalho é que vai dar? Tem mesmo de ser?  Será que vão conseguir ter sucesso?  Não será mais fácil ter mais alunos “normais”?  Resolverá o problema do financiamento e da sobrevivência da instituição?  Também é preciso dar respostas …

15 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Enquadramento laboral:  Depende da cultura empresarial  Perguntas dos empregadores cépticos:  Se facilitar a formação superior, vão trabalhar menos e depois vêm fazer exigências?  Que efeitos terá na produtividade? E nos custos?  Que respostas?

16 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Enquadramento legal do acesso de maiores de 23 anos – DL nº 64/2006  Provas:  Visam avaliar a capacidade para a frequência de um curso  Permitem flexibilidade nos processos:  Inovadores, com restrições (p.exp. Classificação de 10-20) ou  Quase repetições dos exames “ah-hoc”

17 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Novos públicos  Enquadramento da creditação – LBSE (e DL nº 64/2006):  (LBSE) Os estabelecimentos de ensino superior reconhecem, através da atribuição de créditos, a experiência profissional e a formação pós-secundária dos que nele sejam admitidos através das modalidades especiais de acesso (…)  Limitada aos admitidos como maiores de 23 anos não titulares de habilitação de acesso e aos titulares de cursos pós-secundários?  Creditação de experiência ou de competências?

18 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Considerações finais  A ALV requer (acelerar?) mudanças culturais  Valorizando o conhecimento e a competência (a Função Pública é um mau exemplo)  Considerando a educação e a formação como um investimento no futuro  Ultrapassando a ideia de que a frequência escolar é para os jovens  Estimulando nas instituições de ensino superior a cultura de flexibilidade com rigor

19 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Considerações finais  A ALV requer mudanças estruturais  Criando mecanismos e oportunidades de orientação dos cidadãos  Fazendo de cada instituição (não apenas de ensino superior) uma porta para o sistema de educação e formação  Valorizando nos processos de avaliação  A adequação das ofertas formativas  A flexibilidade (com rigor) no reconhecimento das competências  O acolhimento dos novos públicos

20 Debate Nacional sobre EducaçãoPedro Lourtie Obrigado pela vossa atenção


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