A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Complicações do Sitio de Punção Enfermeiro: Flaviano C. M. Martins Instituto de Cardiologia de Minas Gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Complicações do Sitio de Punção Enfermeiro: Flaviano C. M. Martins Instituto de Cardiologia de Minas Gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Complicações do Sitio de Punção Enfermeiro: Flaviano C. M. Martins Instituto de Cardiologia de Minas Gerais

2 Epidemiologia Atualmente, a doença arterial coronariana é uma das principais causas de morte. No Brasil o índice de mortalidade, conforme o DATASUS (BRASIL, 2005), está em torno de 46 a cada habitantes por ano, sendo que esta é a terceira maior causa de internações hospitalares pelo SUS (BRASIL, 2006)

3 Exames Exames cardiológicos: – Eletrocardiograma; – Teste ergométrico; – Ecocardiograma de repouso ou de estresse farmacológico; – Cintilografia Miocárdica; – Cineangiocoronariografia (CATE).

4 Cineangiocoronariografia Método em que se punciona ou disseca uma veia ou artéria periférica e se introduz um cateter fino e flexível até os grandes vasos e o coração, com a finalidade de se analisar dados fisiológicos (pressões cavitárias), funcionais (débito cardíaco, volumes ventriculares) e anatômicos (trajeto de cateter e injeção de contraste).

5 Vias de Acesso A escolha da via de acesso depende da escolha do hemodinamicista e da situação física do paciente. BraquialRadialFemoral

6 Complicações Percutâneas Fístula arterio venosa Pseudo aneurisma Hematoma

7 Complicações Percutâneas O tempo de surgimento do Pseudo aneurisma e Fístula artério venosa pode ser de dias ou até mesmo semanas após a realização do procedimento. Os hematomas podem surgir em um curto de espaço de tempo.

8 Complicações Percutâneas Fístula arterio venosa – Ocorre quando a agulha de punção transfixa a artéria e a veia femoral seguida de dilatação com a bainha de hemaquet, ocasionando um fluxo continuo entre as duas estruturas após a remoção da bainha. – Tratamento: Maioria das vezes necessita de reparação cirúrgica, pois tem a tendência de aumentar com o tempo.

9 Complicações Percutâneas

10 Pseudo aneurisma – É o extravasamento de sangue que é contido pelos tecidos vizinhos ou resultado da organização do hematoma comunicando com a luz da artéria. – Apresenta-se com dor, sopro sistólico no sitio da punção, massa pulsátil e hematoma em expansão.

11 Complicações Percutâneas Pseudoaneurisma – Tratamento: Consiste em uso de trombina guiada por Ultra Som, curativo compressivo com controle de US ou tratamento cirurgico.

12 Complicações Percutâneas Pseudoaneurisma

13 Complicações Percutâneas Hematoma – É caracterizado por sangramento em partes moles da coxa. Clinicamente apresenta-se através de dor e desconforto local associado a equimose. – Hematoma retro peritoneal ocorre quando a punção é acima do ligamento inguinal, ou se tem múltiplas punções, ou quando ocorre a punção da parede posterior do vaso. Apresenta-se através de dor em flanco e hipotensão com queda inexplicada de hematócritos.

14 Complicações Percutâneas Hematoma – Tratamento: Realizar nova compressão manual ou com dispositivos. Hematoma retro peritoneal – Tratamento: Conservador e com reposição volêmica e de hemoderivados.

15 Complicações Percutâneas Hematoma

16 Complicações Percutâneas Causas prováveis: – Técnica e tempo de compressão de forma incorreta; – Idade > 65 anos; – Obesidade; – Introdutores calibrosos; – Hipertensão não controlada; – Anticoagulação e antiagregação plaquetária; – Punção da artéria superficial ao invés da femoral comum.

17 Ação do Enfermeiro Prevenção: – Avaliar o local da punção para evitar punções desnecessárias; – Realizar o teste de Allen antes das punções radiais; – Checar antes do procedimento as medicações que o paciente está tomando; – Supervisionar e orientar toda a equipe de enfermagem quanto a forma correta da realização da hemostasia e do curativo compressivo; – Orientar de forma clara e objetiva os cuidados que o paciente terá que ter após CAT;

18 Hemostasia manual

19 CONTATO: OBRIGADO!


Carregar ppt "Complicações do Sitio de Punção Enfermeiro: Flaviano C. M. Martins Instituto de Cardiologia de Minas Gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google