A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MESA REDONDA: A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais Néstor Alberto Calderón Maldonado M.V., Dipl., Esp., M.Sc.* Consultor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MESA REDONDA: A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais Néstor Alberto Calderón Maldonado M.V., Dipl., Esp., M.Sc.* Consultor."— Transcrição da apresentação:

1 MESA REDONDA: A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais Néstor Alberto Calderón Maldonado M.V., Dipl., Esp., M.Sc.* Consultor da WSPA para América Latina

2 A importância da Ética na Educação compaixãojustiça e respeitoEducação humanitária é um processo através do qual os alunos são auxiliados a desenvolver compaixão, um senso de justiça e respeito pelo valor de todas as vidas conhecimento e compreensãoProvê o conhecimento e compreensão necessários para os alunos se comportarem de acordo com esses princípios responsabilidadeCria um senso acerca da responsabilidade de afirmar e de agir de acordo com suas crenças pessoais**

3 A importância da Ética na educação O propósito da educação humanitária é criar uma cultura de empatia e zelo através de estímulo do desenvolvimento moral dos indivíduos para formar uma sociedade mais compassiva, responsável e justaO propósito da educação humanitária é criar uma cultura de empatia e zelo através de estímulo do desenvolvimento moral dos indivíduos para formar uma sociedade mais compassiva, responsável e justa Constitui um meio de apresentar às pessoas as reações e emoções dos animais e associá-las a uma compreensão das questões ambientais e do ecossistemaConstitui um meio de apresentar às pessoas as reações e emoções dos animais e associá-las a uma compreensão das questões ambientais e do ecossistema

4 educação que valorize relação entre os humanos, os animais e o ambiente respeito a todas as formas de vida.Uma educação que valorize, de forma mais positiva, a relação entre os humanos, os animais e o ambiente promoverá a evolução de relações melhores na sociedade humana, reforçando o respeito a todas as formas de vida. educação integral hábitosPromover uma educação integral formando hábitos que permitam produzir bem em qualquer circunstância e por vontade própria. A importância da Ética na educação

5 Proveer conhecimento (informação precisa) e compreensão das consequencias de seus decisoes 3C´s: curiosidade, creatividade e pensamento crítico: avaliar informação e resolver problemas 3R`s: reverência, respeito e responsabilidade : comportamento gentil e íntegro Escolhas positivas para os outros, o planeta e os animais. As 5 B`s: bioética, biodiversidade, biosegurança, biotecnologia e bem-estar animal A importância da Ética na educação

6

7 EU Minha família Meus compatriotas Todos os humanos Todos os mamíferos Todos os seres vivos O mundo? R esponsabilidade, P recaução e P rudência

8 Espero passar por este mundo só uma vez; por isso, qualquer coisa boa que possa fazer, ou qualquer bondade que possa mostrar para qualquer criatura, o farei agora mesmo; que não me demore nem me descuide, porque não passarei por aqui outra vez. Anônimo

9 Control Populacional de Cães

10 Van Rensselaer Potter B I O E T I C A A humanidade tem necessidade urgente de uma nova sabedoria que possa prover o “conhecimento “conhecimento de como usar o conhecimento” conhecimento” para a sobrevivência do homem e para o melhoramento da qualidade de vida. Esta sabedoria poderia ser chamada de “Ciencia “Ciencia da Sobrevivência”, Sobrevivência”, que deve ser mais que uma única ciência e por conseguinte proponho o termo termo BIOETICA BIOETICA para poder enfatizar os dois componentes para alcançar a nova sabedoria: * conhecimento biológico * valores humanos

11 Conhecimentos de anatomía e fisiología animal Conhecimentos das zoonosis * Conhecimentos de comportamento animal Conhecimentos do manejo etológico Conhecimentos de educação e comunicação ** Conhecer e aplicar a legislação vigente Conhecer os deveres e obrigaçoes de um funcionario público serio e responsavel *** OFICIAIS DE CONTROLE ANIMAL

12

13 DIREITOS DOS ANIMAIS DIREITOS DOS ANIMAIS Aspectos éticos e filosóficos da relação homem animal A ideia de que os animais merecem consideração moral designa-se com a expressão: “direitos dos animais” “The case for animal rights” – T. Regan

14 O status moral de animais: possíveis posições Animais não têm status moral Não temos obrigações com eles Por exemplo, é correto bater no cão por divertimento …as “pragas” têm algum status moral?

15 O status moral de animais: possíveis posições Animais têm valor “instrumental” Temos obrigações indiretas com eles Por exemplo, não bata no cão porque isso pode aborrecer o proprietário

16 O status moral de animais: possíveis posições Animais têm valor “intrínseco” Temos obrigações diretas com eles Por exemplo, não bata no cão porque dói e isto importa! …animais de estimação, como outros membros da família, têm valor intrínseco?

17 Por que os OCA precisam da bioética? - Dimensão ética a quase toda ação dos OCA`s : - Dimensão ética a quase toda ação dos OCA`s : filosofía do trabalho com os animais - conceitos de ética animal Efrentar dilemas éticos diariamente: - Efrentar dilemas éticos diariamente: situações nas quais cada escolha possível parece estar moralmente errada - Para a tomada de decisão ética: - Para a tomada de decisão ética: necessidade de raciocínio lógico, robusto e consistente

18 OCA Comunidade colega animais Só a ética tem a resposta ? Por que os OCA precisam da bioética? Responsavel

19 O sofrimento de milhões de animais não é hipotético. Seja como forem traçados os limites, não há razões plausíveis para se tratar os animais de outro modo que não como seres dignos de consideração moral. A filosofía do trabalho com os animais

20 Conceitos de Ética Animal Razões para dar valor moral intrínseco aos animais As pessoas têm obrigação de respeitar tais interesses? Interesses emanam desses sentimentos (ex.:) o interesse em evitar dor Se animais têm vida mental e sentimentos ( sensações e emoções ) (ex.:) se podem sentir dor

21 Conflito de Interesses: Conflito de Interesses: a mesma consideração?

22 Pessoas antes de animais: Pessoas antes de animais: bote salva-vidas A vida toda sempre num “bote salva-vidas”?A vida toda sempre num “bote salva-vidas”? Não estamos necessariamente sempre competindo por recursos limitadosNão estamos necessariamente sempre competindo por recursos limitados Pode haver meios diferentes de se resolver problemas de recursos limitadosPode haver meios diferentes de se resolver problemas de recursos limitados Compaixão: um líquido mágico?Compaixão: um líquido mágico?

23 "Se existem homens que excluem qualquer das criaturas de Deus do amparo da compaixão e da misericórdia, existirão homens que tratarão os seus irmãos da mesma maneira" "Se existem homens que excluem qualquer das criaturas de Deus do amparo da compaixão e da misericórdia, existirão homens que tratarão os seus irmãos da mesma maneira"

24 - Dimensão ética a quase toda ação (OCA`s) - Os dilemas éticos são situações nas quais cada escolha possível parece estar moralmente errada - Necessidade de raciocínio lógico, robusto e consistente - É muito mais que simples sentimentos - E seguir uma base estrutural pode ser útil Uma base estrutural para tomada de decisão ética Princípios: justícia, no maleficência, beneficência e autonomia beneficência e autonomia

25 Uma base estrutural para tomada de decisão ética 1.Descrição 1.Descrição dos feitos (avaliação (avaliação sanitaria, comportamental e social) 2.Identificar 2.Identificar os problemas éticos envolvidos envolvidos e estabelecer os intereses das partes afetadas (conflitos de valor) 3.Identificar 3.Identificar possiveis cursos de ação ação (avaliação (avaliação dos princìpios éticos**) 4.Soluções 4.Soluções possiveis contrastadas com o sistema ético de referencia (estabelecer posição posição legal do dilema, marco jurídico dos OCA`s) 5.Análise 5.Análise das possiveis consequencias (minimizar o impacto da decisão) 6.Decisão 6.Decisão final e recomendações recomendações (escolher um curso de ação) 7.Reunião 7.Reunião com o pessoal e equipe de trabalho*

26 Se pode dizer mas não ser ouvido Ser ouvido mas não escutado Escutado mas não compreendido Comprendido mas não aceito Aceito mas não adotado Adotado mas...por quanto tempo? Conrad Loren


Carregar ppt "MESA REDONDA: A importância da Ética na educação e na formação dos profissionais Néstor Alberto Calderón Maldonado M.V., Dipl., Esp., M.Sc.* Consultor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google