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"This coming 'services wave' will be very disruptive… Services designed to scale to tens or hundreds of millions will dramatically change the nature and.

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1 "This coming 'services wave' will be very disruptive… Services designed to scale to tens or hundreds of millions will dramatically change the nature and cost of solutions deliverable to enterprises or small businesses.” Bill Gates

2 Software as a Service (SaaS) Um modelo de negócio emergente Cassio Melo, Daniel Arcoverde, Efrem Moraes, João Henrique, Rodrigo Freitas {cam2,dfa,eram,jhcp,rqf}@cin.ufpe.br

3 Abordagem Por que os compradores estão optando pelas alternativas de SaaS? Quais são os benefícios e os Riscos? O que grandes empresas de TI então fazendo para transformar seu modelo de negócio para incorporar Software as a Service (SaaS)? Quais são os benefícios, riscos e oportunidades? Como startups lidam com esse fenômeno? Quais as perspectivas que analistas industriais estão tendo? Quais são os desafios principais que essas empresas irão enfrentar para implementar efetivamente um modelo de negócio SaaS? Modelagem Financeira Vendas, distribuição, e estratégias de licenças

4 Software as a Service (SaaS) Company name Traditional SoftwareOn-Demand Utility Build Your Own Plug In, Subscribe Pay-per-Use

5 Software as a service Novo modelo de entrega de software (software delivery) Paga-se pelo uso (pay-per-use), não pela propriedade “ Software implementado como um servi ç o hospedado e acessado pela Internet ” Microsoft “... disponibilizadas a clientes por uma rede, tipicamente a Internet ” IBM

6 Características chaves Segundo o IDC, incluem: Rede de acesso e gerenciamento de software Gerenciamento é melhor a partir de localizações centrais As aplicações são mais próximas de um modelo um- para-muitos

7 Categorias de Serviço Serviço de linha de negócios Soluções personalizáveis para facilitar processos de negócios Vendidos como assinatura Serviço orientados a cliente (público em geral) Fornecidos sem custo/financiados por anúncios Às vezes vendidos como assinatura

8 Software as Bits vs. SaaS

9 Evitar custos escondidos em softwares tradicionais © 2006 Salesforce.com.

10 The Long Tail

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13 Quem busca valor?

14 Comparação de modelos de negócios Traditional packaged software Software as a service  A solução é arquitetada para ser executada por uma companhia individual em uma infra-estrutura dedicada  Projetado para executar em milhares de clientes diferentes em um único código  Projetado para os clientes instalarem, gerenciarem e manterem  Projetado para ser distribuído como serviço pela Internet

15 Traditional packaged SoftwareSoftware as a Service  Controle de Versão  Taxa de Upgrade  Ao corrigir um problema para um cliente, é corrigido para todos  Funcionalidade repetível via Web services, APIs abertas e conectores padrões  Pouco freqüente, atualizações principais a cada 18-24 meses, vendido individualmente para cada base de cliente instalada  Freqüente, atualizações "digeríveis" a cada 3-6 meses para minimizar o impacto no cliente e melhorar a satisfação  Pode usar APIs abertas e Web services para facilitar a integração, mas cada cliente tipicamente tem que pagar pelo trabalho de integração

16 SaaS tem natureza contínua

17 Quais as perspectivas da indústria?

18 Demanda de licenças pelo cliente 18 Other, 6% Other, 7% Per user, 35% Other vble, 5% Per site, 26% Other vble, 9% Per user, 20% Annual, 18% On demand, 9% Annual, 15% On demand, 23% Use NowPlan to Use Source: AMR Research survey of 242 IT executives, January 2005 66% 55% 27% 38% Limited Term Unlimited Term © 2006 MarketShare, Inc.

19 Source: AMR Research survey of 242 IT executives, January 2005 © 2006 MarketShare, Inc.

20 “ The estimates are that about 10% of software is sold as SaaS now and that over the next 5 to 10 years it will grow to 25% ” Don Dodge

21 Começando um negócio e vendendo SaaS

22 data dependência confiança? comodismo

23 Características escalabilidade commodity?

24 "If you went to buy a fully loaded BMW listed for $10,000, you'd expect it to be low-end," Rob Reid, Oracle Baixo preço unitário escalabilidade

25 Organização SaaS companies move faster than big companies. They can introduce new features instantly versus waiting for the next major release. Think years. Industry standards are critical for interoperability

26 Gastos Engineers must design in user customization and remote development capabilities. Steady state business models require 15-18% for engineering and 30-35% for Sales and Marketing. 24x7x365

27 Fluxo de caixa It takes 70% to 100% more capital to fund a SaaS company to a liquidity event than a traditional perpetual license company. It also takes 2 to 3 times longer - North Bridge Venture Partners

28 Saúde financeira SaaS companies need an average of $35M in VC capital, versus $20M for a similar perpetual license company. It takes 6 to 7 years to get to a liquidity event (IPO or acquisition) Public equity markets pay a 10% to 20% premium for predictable revenue streams

29 Contratos Renovações automáticas Cláusulas de rompimento SLA (Service Level Agreements) Privacidade Perda de dados Exportação de dados

30 Casos de Negócio IBM Applications on Demand ™

31 Softwares Corporativos Estudo do Butler Group Em março de 2006 com 60 Empresas Nenhuma utilizava mais de 50% das funcionalidades de seus aplicativos corporativos Aumento da complexidade das aplicações Alto investimento inicial Necessidade de pessoal de TI muito especializado Maior custo de manutenção

32 IBM Applications on Demand™ Hospedagem e manutenção de aplicações dos clientes Aplicações de terceiros ou próprias: SAP Siebel Lotus Notes Oracle

33 IBM Applications on Demand™ Pessoal técnico altamente especializado Prover alto nível de: Performance Segurança Disponibilidade Pay-as-you-go basis

34 IBM Applications on Demand™ Vantagens Diminuir custo total de propriedade Foco no negócio da empresa Redução de investimento inicial Performance e escalabilidade Desvantagens Dependência numa área sensível Integração com sistemas desenvolvidos internamente

35 IBM Applications on Demand™ Modelo de negócio Centros de controle Contrato de vários anos Desafios Escalabilidade do serviço

36 Casos de Negócio Salesforce.com

37 A força do CRM em SaaS 27.100 clientes e 556.000 assinantes Faturamento US$ 300 mi anuais Cresceu 1.000% nos últimos 4 anos Fonte: BusinessWeek

38 AppExchange Plataforma de troca de aplicações Desenvolvedores podem vender/distribuir as aplicações através Mais de 500 aplicações disponíveis

39 É necessário capital para construir uma base © 2006 MarketShare, Inc. Capital levantado: $175 M

40 Estimativa relativa de custos 40 Is a $25K SaaS fee equivalent to a $17.5 K perpetual license? Perpetual Equivalent of SaaS Fee $- $5.0 $10.0 $15.0 $20.0 $25.0 $30.0 $35.0 $40.0 $45.0 048121620 # Quarters Cume Payments ($K) Perpetual Equivalent (no hosting) M&S Fee (@ 15% Perpetual) SaaS Fee (10 Users @ $65/mo. inc. hosting) Breakeven (3 years) © 2006 MarketShare, Inc.

41 Conclusões Essa apresentação que SaaS irá crescer como percentagem do total de contratos de software, mas ambos modelos irão persistir por um longo tempo Feito corretamente, o SaaS é um modelo de negócio recompensador. Salesforce.com ainda é uma “criança” para o sucesso do SaaS

42 Lista de links de artigos usados como referência http://www.salesforce.com/appexchange/publishing.jsp http://www.businessweek.com/technology/content/feb2005/tc20 050285744_tc203.htm http://dondodge.typepad.com/the_next_big_thing/2006/04/saas_ software_s.html http://www.cbronline.com/article_news.asp?guid=7471DB0B- 00A3-40D2-86EF-7FD88F9FC15E http://blogs.zdnet.com/SAAS/?cat=31 http://www.gcn.com/print/25_30/42219-1.html http://www.awprofessional.com/articles/article.asp?p=99979&seq Num=7&rl=1 http://blogs.msdn.com/fred_chong/archive/2006/09/27/774408.a spx http://www.businessweek.com/technology/content/apr2006/tc20 060417996365.htm?campaign_id=topStories_ssi_5

43 Software as a Service (SaaS) Um modelo de negócio emergente Cassio Melo, Daniel Arcoverde, Efrem Moraes, João Henrique, Rodrigo Freitas {cam2,dfa,eram,jhcp,rqf}@cin.ufpe.br


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