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©2000 Prentice Hall ObjetivosObjetivos ä Como diferenciar ä Escolher e comunicar um posicionamento eficaz ä Estratégias de marketing para cada estágio.

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3 ©2000 Prentice Hall ObjetivosObjetivos ä Como diferenciar ä Escolher e comunicar um posicionamento eficaz ä Estratégias de marketing para cada estágio do ciclo de vida do produto ä Evolução do mercado

4 ©2000 Prentice Hall A Matriz de Vantagem Competitiva BCG (Boston Consulting Group) De volume FragmentadaEstagnada Especializada Tamanho da vantagem Pequena Grande Quantidade de abordagem para conseguir vantagem para conseguir vantagemPoucaMuita

5 ©2000 Prentice Hall Diferenciação de Produto Forma Caracte- rísticas Desem- penho Qualidade Confor- midade Durabi- lidade Confia- bilidade Facilidade de reparo EstiloDesign

6 ©2000 Prentice Hall Entrega Diferenciação de Serviços Pedido Manutenção e reparo Manutenção e reparo Treinamento ao cliente Treinamento ao cliente Instalação Orientação ao cliente Orientação ao cliente Serviços diversos

7 ©2000 Prentice Hall DiferenciaçãoDiferenciação ä Pessoal ä Canal

8 ©2000 Prentice Hall MídiaAtmosfera Símbolos Eventos Diferenciação de Imagem

9 ©2000 Prentice Hall Diferenças que valem a pena ser estabelecidas Acessibilidade Superioridade Lucratividade Exclusividade Destaque Importância

10 ©2000 Prentice Hall Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo.

11 Mapa de Percepção MagicMountain Japanese Deer Park BuschGardens Knott’sBerryFarm LionCountrySafariMarineland of the PacificDisneylândia Econômico Brinquedos divertidos Exercício Fantasia Boa comida Fácil de chegar Instrutivo,animais Pouco temo de espera Espetáculos ao vivo

12 ©2000 Prentice Hall Ciclo de Vida de Vendas e Lucros IntroduçãoCrescimentoMaturidadeDeclínio Tempo Vendas e lucros ($)

13 ©2000 Prentice Hall Quatro Estratégias de Marketing de Introdução Estratégia de skimmingrápido penetraçãorápida penetraçãolenta skimminglento Preço Baixo AltoPromoçãoAltaBaixa

14 ©2000 Prentice Hall Estágio de Maturidade ä Modificação do mercado ä Modificação do produto ä Modificação do mix de marketing

15 ©2000 Prentice Hall Estágio de Declínio ä Aumentar o investimento ä Resolver incertezas - manter investimento ä Selecionar nichos de mercado ä Colher o investimento ä Desfazer-se do negócio

16 ©2000 Prentice Hall Evolução do Mercado ä Introdução ä Crescimento ä Maturidade ä Declínio

17 ©2000 Prentice Hall Estratégia de Fragmentação e de Consolidação de Mercado (a) Estágio de fragmentação de mercado M C J XYZ KFG L DE AB H (b) Estágio de consolidação de mercado X M C AB DE FG JK L YZ H

18 ©2000 Prentice Hall RevisãoRevisão ä Como diferenciar ä Escolher e comunicar um posicionamento eficaz ä Estratégias de marketing para cada estágio do ciclo de vida do produto ä Evolução do mercado


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