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VYGOTSKY E A PEDAGOGIA A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira.

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1 VYGOTSKY E A PEDAGOGIA A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

2 A PRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos. O desenvolvimento da criança não pode ser visto de forma isolada em relação ao processo de aprendizagem. Escrever significa conscientizar-se da própria fala. Tornar-se consciente de seus próprios atos e poder representar objetos ausentes. A criança tem que aprender a transformar uma capacidade em si numa capacidade para os outros. 2 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

3 A PRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento psíquico representa uma função autônoma da criança, mas esta função precisa do contexto social, das formas sociais de ensino- aprendizagem. Não se pode ensinar diretamente o desenvolvimento cognitivo. 3 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

4 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. A área de desenvolvimento potencial permite-nos ver o amanhã da criança, os seus futuros passos e a sua dinâmica de desenvolvimento. A partir do que já foi aprendido levar o aluno ao desenvolvimento. O bom ensino é o que adianta ao desenvolvimento. 4 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

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7 7  Esta mudança acontece... com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A ênfase deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno.

8 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 8 Foco no Ensino Foco na Aprendizagem ProfessorENCICLOPÉDIAProfessor PARCEIRO ESPECIAL Preparado para organizar conteúdo e INFORMAÇÃO Preparado para colaborar com a construção de SIGNIFICADOS

9 O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Linguagem – meio de comunicação entre a criança e as pessoas que a rodeiam. Convertida em linguagem interna, transforma-se em função mental e torna- se o meio principal do pensamento da própria criança. A linguagem interior e o pensamento nascem do complexo de inter-relações entre a criança e as pessoas que a rodeiam. Assim estas inter-relações são a origem dos processos volitivos. 9 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

10 L INGUAGEM – DESIGNA OS OBJETOS DO MUNDO EXTERNO ( E X. FACA DESIGNA UM UTENSÍLIO USADO NA ALIMENTAÇÃO...), AÇÕES ( COMO CORTAR, FERVER, ANDAR ), QUALIDADES DO OBJETO ( AFIADO, ÁSPERO ) E AS SE REFEREM ÀS RELAÇÕES ENTRE OBJETOS ( TAIS COMO ABAIXO, ACIMA, PRÓXIMO ). 10 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

11 11 Lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão ausentes. Processo de abstração e generalização – é possível analisar, abstrair e generalizar as características dos objetos, eventos e situações presentes na realidade. Função de comunicação entre os homens - garante como conseqüência, a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história. A linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercâmbio social entre indivíduos que compartilhem desse sistema de representação da realidade. O surgimento da linguagem e as três mudanças essenciais:

12 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 12 Criança A criança incorpora ativamente as formas de comportamento já consolidadas na experiência humana, à partir de sua inserção num dado contexto cultural, sua interação com membros de seu grupo e sua participação em práticas historicamente construídas. Os membros da sociedade estão num constante movimento de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados.

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14 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 14 Desenvolvimento infantil A importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. O indivíduo para se humanizar precisa crescer num ambiente social e interagir com outras pessoas.Quando isolado, privado do contato com outros seres, entregue apenas a suas próprias condições e a favor dos recursos da natureza, o homem é indefeso e despreparado para lidar com os desafios de seu meio.

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16 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 16 Aprendizagem É um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos, valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde está inserido.

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18 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 18 Para Vygotsky, as potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino- aprendizagem. A partir do contato com uma pessoa mais experiente juntamente com os aspectos histórico-culturais, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam esquemas processuais cognitivos ou comportamentais, e este convívio produz no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo. O processo ensino - aprendizagem

19 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 19 Tipos de aprendizagens de conceitos: Espontâneos : adquiridos no contextos cotidianos de atividade da criança. Científicos: adquiridos por meio do ensino, exemplo, os conceitos matemáticos de números decimais, conjuntos, variáveis e os conceitos de verbo adjetivo, vinculados à compreensão da linguagem escrita.

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21 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 21 Relação entre desenvolvimento e aprendizagem: Importância das praticas educacionais; Anterior ao ensino escolarizado a criança traz uma pré-história de conhecimento - ao entrar em contato com as noções de matemática ou da escrita, a criança já experimentou na vida cotidiana essas noções - por ex. já contou ou fez hipóteses sobre a escrita presente numa sociedade letrada.

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23 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 23 Dificuldade da criança frente à aprendizagem da escrita A atividade espontânea da criança, como saber o nome de seus familiares, é impulsionada por motivos, necessidades, enquanto a escrita formal demanda habilidades que envolvem mecanismos de abstração complexos. A escola tem um papel essencial no desenvolvimento de funções psicológicas mais avançada. Ex: construção de conceitos necessários ao domínio de uma escrita sistemática.

24 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira 24 Bibliografia: REGO, Teresa C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.Petrópolis, RJ: Vozes,1995. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, NUNES, Ana Ignez B. L.e SILVEIRA, Rosemary do N. Psicologia da Aprendizagem processos, teorias e contextos. Brasília: Liber livro, Profª Drª: Teresa Cristina Barbo Siqueira


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