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VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA

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Apresentação em tema: "VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

2 Aprendizagem e desenvolvimento
Aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos. O desenvolvimento da criança não pode ser visto de forma isolada em relação ao processo de aprendizagem. Escrever significa conscientizar-se da própria fala. Tornar-se consciente de seus próprios atos e poder representar objetos ausentes. A criança tem que aprender a transformar uma capacidade em si numa capacidade para os outros. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

3 Aprendizagem e desenvolvimento
Desenvolvimento psíquico representa uma função autônoma da criança, mas esta função precisa do contexto social, das formas sociais de ensino- aprendizagem. Não se pode ensinar diretamente o desenvolvimento cognitivo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

4 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
Distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. A área de desenvolvimento potencial permite-nos ver o amanhã da criança, os seus futuros passos e a sua dinâmica de desenvolvimento. A partir do que já foi aprendido levar o aluno ao desenvolvimento. O bom ensino é o que adianta ao desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

5 Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

6 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

7 com um questionamento da função da escola e do papel do professor.
Esta mudança acontece... com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A ênfase deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

8 Foco no Ensino Foco na Aprendizagem Professor ENCICLOPÉDIA Professor
PARCEIRO ESPECIAL Preparado para colaborar com a construção de SIGNIFICADOS Preparado para organizar conteúdo e INFORMAÇÃO Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

9 O desenvolvimento da linguagem
Linguagem – meio de comunicação entre a criança e as pessoas que a rodeiam. Convertida em linguagem interna, transforma-se em função mental e torna- se o meio principal do pensamento da própria criança. A linguagem interior e o pensamento nascem do complexo de inter-relações entre a criança e as pessoas que a rodeiam. Assim estas inter-relações são a origem dos processos volitivos. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

10 Linguagem – designa os objetos do mundo externo ( Ex
Linguagem – designa os objetos do mundo externo ( Ex.faca designa um utensílio usado na alimentação...), ações (como cortar, ferver, andar), qualidades do objeto (afiado, áspero) e as se referem às relações entre objetos ( tais como abaixo, acima, próximo). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

11 O surgimento da linguagem e as três mudanças essenciais:
Lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão ausentes. Processo de abstração e generalização – é possível analisar, abstrair e generalizar as características dos objetos, eventos e situações presentes na realidade. Função de comunicação entre os homens - garante como conseqüência, a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história. A linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercâmbio social entre indivíduos que compartilhem desse sistema de representação da realidade. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

12 Criança A criança incorpora ativamente as formas de comportamento já consolidadas na experiência humana, à partir de sua inserção num dado contexto cultural, sua interação com membros de seu grupo e sua participação em práticas historicamente construídas. Os membros da sociedade estão num constante movimento de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

13 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

14 Desenvolvimento infantil
A importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. O indivíduo para se humanizar precisa crescer num ambiente social e interagir com outras pessoas.Quando isolado, privado do contato com outros seres, entregue apenas a suas próprias condições e a favor dos recursos da natureza, o homem é indefeso e despreparado para lidar com os desafios de seu meio. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

15 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

16 Aprendizagem É um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos, valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde está inserido. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

17 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

18 O processo ensino - aprendizagem
Para Vygotsky, as potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem. A partir do contato com uma pessoa mais experiente juntamente com os aspectos histórico-culturais, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam esquemas processuais cognitivos ou comportamentais, e este convívio produz no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

19 Tipos de aprendizagens de conceitos:
Espontâneos: adquiridos no contextos cotidianos de atividade da criança. Científicos: adquiridos por meio do ensino, exemplo, os conceitos matemáticos de números decimais, conjuntos, variáveis e os conceitos de verbo adjetivo, vinculados à compreensão da linguagem escrita. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

20 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

21 Importância das praticas educacionais;
Relação entre desenvolvimento e aprendizagem: Importância das praticas educacionais; Anterior ao ensino escolarizado a criança traz uma pré-história de conhecimento - ao entrar em contato com as noções de matemática ou da escrita, a criança já experimentou na vida cotidiana essas noções - por ex. já contou ou fez hipóteses sobre a escrita presente numa sociedade letrada. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

22 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

23 Dificuldade da criança frente à aprendizagem da escrita
A atividade espontânea da criança, como saber o nome de seus familiares, é impulsionada por motivos, necessidades, enquanto a escrita formal demanda habilidades que envolvem mecanismos de abstração complexos. A escola tem um papel essencial no desenvolvimento de funções psicológicas mais avançada. Ex: construção de conceitos necessários ao domínio de uma escrita sistemática. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

24 Bibliografia: REGO, Teresa C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.Petrópolis, RJ: Vozes,1995. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000. NUNES, Ana Ignez B. L.e SILVEIRA, Rosemary do N. Psicologia da Aprendizagem processos, teorias e contextos. Brasília: Liber livro, 2009. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira Profª Drª: Teresa Cristina Barbo Siqueira


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