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PublicouMikaela Solomon Alterado mais de 9 anos atrás
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CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Matemática
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Objetivos do Guia de livros didáticos
Contribuir para a escolha do livro didático que apoiará na tarefa de formação dos alunos do Ensino Médio. Subsidiar a formação continuada.
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Tipos de coleções presentes no Guia
Livros do tipo 1: Coleções de obras multimídia = livros impressos + livros digitais. Livros do tipo 2: Coleções de livros impressos + PDF.
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Instituição avaliadora: Universidade Federal de Pernambuco
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Critérios de avaliação Matemática
Incluir todos os campos da matemática escolar, a saber: números, funções, equações algébricas, geometria analítica, geometria, estatística e probabilidade;
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Privilegiar a exploração dos conceitos matemáticos e de sua utilidade para resolver problemas;
Apresentar os conceitos com encadeamento lógico; Propiciar o desenvolvimento, pelo aluno, de competências cognitivas básicas.
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Como são as resenhas Visão geral Descrição da coleção Análise
Identificação da coleção Visão geral Abordagem dos conteúdos Como são as resenhas Descrição da coleção Metodologia Análise Contextualização Linguagem e aspectos gráficos Manual do professor
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Nome da obra, código no PNLD 2015, autoria, editora e capa.
Como são as resenhas Identificação da coleção
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Esta seção apresenta uma síntese da avaliação feita do conjunto da obra.
Como são as resenhas Visão geral
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Descrição da coleção Como são as resenhas
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Abordagem dos conteúdos
Análise: Abordagem dos conteúdos
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Metodologia Tipos de atividades Desenvolvimento de capacidades básicas
Uso de conhecimentos extraescolares Interação entre os alunos Introdução ao desenvolvimento dos conteúdos Estímulo à utilização de recursos diversificados
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Outras áreas do conhecimento História da Matemática
Contextualização Práticas sociais História da Matemática Papel na aprendizagem Realística
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Linguagens e aspectos gráficos editoriais
Tipos de representação matemática Linguagens e aspectos gráficos editoriais Vocabulário Ilustrações Clareza Tipos de textos
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Manual do professor
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Os livros digitais Esta seção é incluída na resenha somente quando a obra analisada conta com livros digitais. Discutem-se aqui as potencialidades e limitações dos recursos oferecidos na interface...
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...e avaliam-se os Objetos Educacionais Digitais, agrupados por tipo, com destaque para os principais benefícios e limitações que oferecem para o ensino e a aprendizagem.
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Auxilia o professor a tirar melhor proveito dos conteúdos propostos.
Sugere planejamento e adequação ao projeto pedagógico. Em sala de aula Sugere a ampliação de recursos didáticos. Alertas sobre imprecisões observadas em explanações de alguns conteúdos ou em atividades propostas.
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Algumas reflexões sobre os livros de Matemática para o Ensino Médio e sobre sua avaliação
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A educação teve um grande ganho pelo fato de a avaliação pedagógica das obras apresentadas ao PNLD ser hoje um programa de Estado, e não uma política de governos. A qualidade do livro didático tem melhorado continuamente ao longo de todos esses anos.
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Eliminou-se a veiculação de preconceitos e estereótipos de qualquer natureza, o que foi um inegável avanço. Há avanços também no fato de os livros trazerem a discussão de temas relativos à sustentabilidade ambiental, à saúde, entre outros temas.
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No entanto, há muito a avançar para que o livro seja um instrumento mais efetivo de educação para a superação das diferenças sociais e para o respeito à diversidade humana e sociocultural no nosso país.
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O que tem levado à exclusão são, quase sempre, as falhas conceituais em Matemática. Isso revela o cuidado do MEC para que o conhecimento científico estabelecido chegue a todas as escolas e não apenas a escolas de elite.
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Houve avanços em apresentar o papel da matemática como ferramenta para resolver problemas do contexto social e de outros campos científicos e tecnológicos. Mas o significado mais aprofundado da matemática como modelo abstrato dos fenômenos físicos e sociais ainda precisa avançar muito.
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Há muitas situações, nos livros, em que se induz a ideia de que valem no mundo físico e social, de modo perfeito, as leis matemáticas, o que não ocorre nunca.
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Tem melhorado muito o tratamento da matemática financeira e o tratamento da estatística nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, em particular ao lidar com temas ligados ao meio ambiente e a problemas sociais.
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Por outro lado, nota-se uma timidez generalizada em abordar temas inovadores, que caracterizem as aplicações atuais da matemática.
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Uma fragilidade generalizada nos livros é que a apresentação dos conteúdos é pouco problematizada, prevalecendo o modelo definição- exemplos-aplicação. Tal modelo não propicia o desenvolvimento da autonomia intelectual pelos alunos.
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Em muitos casos, o contexto real é apresentado como motivação e logo esquecido, passando-se ao domínio dos conteúdos puramente matemáticos, que acabam ficando independentes do cenário inicial.
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Além disso, a apresentação da geometria continua presa a modelos antigos, restringindo-se, muitas vezes, à aplicação de fórmulas de áreas e de volumes. Observa-se, também, que o estudo da geometria dedutiva é feito de maneira inteiramente isolada do restante do livro, o que não propicia a compreensão do caráter lógico-dedutivo da matemática.
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Não há livro perfeito. Cabe ao professor exercer o seu papel de mediador indispensável na sala de aula, promovendo a reflexão com os alunos sobre o conteúdo dos livros e sobre as dúvidas que eles apresentem ao lidar com esses livros.
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O papel do professor na escolha de um livro mais adequado a seus alunos é insubstituível. A escolha deve levar em conta o projeto pedagógico da escola.
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Equipe Curricular de Matemática
Obrigada! Equipe Curricular de Matemática
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