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COMPRAS Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão.

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1 COMPRAS Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão

2 VISÃO, MISSÃO e VALORES

3 3 COMPRAS MISSÃO Atender aos diversos setores da empresa, otimizando a compra dos insumos necessários para execução do processo produtivo da empresa de acordo com o plano mestre de produção. VISÃO Ser referência no controle, qualidade e aquisição de insumos, avaliando as ofertas de mercado comprando a preços competitivos. VALORES Compromisso com prazo e Qualidade Compromisso com o meio ambiente

4 APRESENTAÇÃO DA COORDENAÇÃO

5 5 ORGANOGRAMA DA ÁREA - COMPRAS COORDENADOR DE COMPRAS ELIEZER BARBOSA SUPERVISOR DE COMPRAS THARCIO VAREJÃO

6 6 RESUMO GERAL DA ÁREA - COMPRAS UGB – Unidade Gerencial básica

7 7 BASE CONCEITUAL - COMPRAS Embora todos saibam comprar, em função do cotidiano de nossas vidas, é imprescindível a conceituação da atividade, que significa procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo, para o funcionamento, a manutenção ou a ampliação da empresa. É a função responsável pela obtenção do material no mercado fornecedor, interno ou externo, através da mais correta tradução das necessidades em termos de fornecedor / requisitante. É ainda, a unidade organizacional que, agindo em nome das atividades requisitantes, compra o material certo, ao preço certo, na hora certa, na quantidade certa e da fonte certa. É importante que o comprador esteja em situação de certificar-se se o material comprado, de um fornecedor está de acordo com o solicitado. O comprador deve, portanto, desenvolver um sentido técnico a fim de descobrir eventuais discrepâncias entre as cotações de um fornecedor e as especificações da Requisição de Compras. O desenvolvimento industrial atual e o aumente cada vez maior do numero de empresas de produção em série, torna o tempo de entrega, ou os prazos de entrega, um dos fatores mais importantes no julgamento de uma concorrência.

8 8 RESUMO GERAL DA ÁREA - COORDENAÇÃO Coordenador de Compras E o profissional responsável por assegurar o abastecimento dos insumos de produção e demais materiais utilizados pela empresa, ao menor preço possível, dentro dos padrões estabelecidos de norma, prazo e qualidade dos produtos e serviços Supervisor de Compras Desenvolver compras, através do acompanhamento e evolução do mercado de insumos vitais à empresa. Pesquisar fontes alternativas, efetua cotações de preços dos produtos a serem adquiridos e providencia aprovação de fornecedores de acordo com o limite estabelecidos pelas normas internas da empresa. Desenvolver novos fornecedores e supervisiona a manutenção do cadastro existente. DESCRIÇÃO DOS CARGOS

9 9 FLUXOGRAMA SETOR DE COMPRAS

10 O PROCESSO DE COMPRAS - OPERAÇÃO SOLICITAÇÃO DE COMPRA Identificação da necessidade de compra Urgência Emergência Reposição de estoque Consumo imediato Padronização da solicitação de compra Requisição de compras DOCUMENTO INTERNO DA EMPRESA ONDE O SOLICITANTE INFORMA AO SETOR DE COMPRAS O QUE NECESSITA ADQUIRIR

11 11 COMPRAS E SUA IMPORTÂNCIA As compras envolvem a aquisição de matérias-primas, suprimentos e componentes para o conjunto da organização. Entre as atividades associadas a elas incluem-se: Selecionar e qualificar fornecedores Avaliar desempenho de fornecedores Negociar contratos Comparar preço, qualidade e serviço Pesquisar bens e serviços Programar compras Estabelecer os termos de vendas Avaliar o valor recebido Mensurar a qualidade recebida, quando esta não estiver incluída entre as responsabilidades do controle de qualidade Prever mudanças de preços, serviços e, às vezes, da demanda

12 12 O setor de compras ocupa uma posição importante na maioria das organizações, pois peças, componentes e suprimentos comprados representam, em geral, de 40 a 60% do valor final das vendas de qualquer produto. Isso significa que reduções de custos relativamente baixas conquistadas no processo de aquisição de materiais podem ter um impacto bem maior sobre os lucros do que aperfeiçoamentos semelhantes em outras áreas de custos e vendas da organização. A isso se dá o nome de “princípio da alavancagem”. COMPRAS E SUA IMPORTÂNCIA

13 13 INDICADORES GERENCIAL - COMPRAS Nome do Indicador: Quantidade de atendimento interno / mês Nome do Indicador: Atendimento das ordens de compra pelos fornecedores Reflete se os fornecedores estão atendendo percentualmente a quantidade de ordens de compra solicitada mês a mês. "Quem não mede, não gerencia!" (Quantidade atendida das requisições de compra / total de requisições atendidas) x 22 dias Este indicador mede se o setor de compras está cumprindo a meta estabelecida pela gerencia da empresa, atender a quantidade de requisições de compra estabelecida mês a mês, sendo o seu sucesso atingido quando há superação desta meta.

14 14 INDICADORES GERENCIAL - COMPRAS Nome do Indicador: Quantidade de atendimento interno

15 15 INDICADORES GERENCIAL - COMPRAS Nome do Indicador: Atendimento das ordens de compra pelos fornecedores

16 COMPRAS 16 FIM


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