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DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE - QFD TREINAMENTO.

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Apresentação em tema: "DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE - QFD TREINAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE - QFD TREINAMENTO

2 Ciclo do Projeto de Produto Identificação das necessidades do mercado/clientes Projeto do Produto Projeto do ProcessoProdução Piloto Teste de mercado

3 Problemas com a abordagem departamentalizada Alto número de mudanças no projeto Lançamento do produto além do prazo Alto custo do projeto devido as mudanças Grande possibilidade de não atendimento das necessidades dos clientes Baixo moral gerado por mau estar e conflitos

4 Causas de falhas no lançamento de produtos.

5 Definição de QFD “é uma técnica organizada para traduzir a VOZ do CLIENTE em critérios de projeto de produtos ou serviços” “é um mecanismo de controle para assegurar que os REQUISITOS do CLIENTE sejam incorporados por todas as funções da empresa” “é uma metodologia de planejamento estratégico que está baseada no conhecimento do mercado e na tradução dos desejos e necessidades do cliente em características mensuráveis de projeto de produtos ou serviços, trazendo produtos e serviços superiores e que vendem, bem como menor tempo de resposta ao mercado”

6 Significado Original

7 Desdobramento da Função Qualidade - QFD Componentes Específicos Características do Projeto Requisitos do Consumidor Características do Projeto Componentes Específicos Processo de Produção Processo de Produção Planos da Qualidade Casa 1 Casa 2 Casa 3 Casa 4

8 Benefícios do QFD Redução no tempo de desenvolvimento Redução no número de alterações no projeto antes do lançamento Maior assertividade na incorporação das necessidades dos clientes Diminuição de perdas

9 A casa da Qualidade (casa 1)

10 Identificação dos Requisitos do Consumidor Grupos de Foco Entrevistas em Profundidade Idéias da própria empresa

11 Mensuração da posição competitiva e importância dos requisitos  x x

12 Extração das Características do Produto Requisitos do consumidorCaracterísticas da Qualidade

13 Métodos para determinação das características da qualidade Desdobrar de modo independente, utilizando-se brainstorming; Extração dos elementos e características da qualidade.

14 Correlação de Requisitos com Características

15 Fraco (1) Médio (3) Forte (6)

16 Fator de Dificuldade Técnica O fator de dificuldade técnica é usado na matriz da qualidade para corrigir o peso das características de qualidade. a)Peso menor para os que tem maior dificuldades de serem alcançados. Esse tipo de escala é aplicável a situações onde: (1)o ciclo de vida do produto (não a vida útil do produto) é breve, em função de melhoria contínua que determine lançamentos sucessivos de versões melhoradas do produto, com curto espaço de tempo entre as versões; e concomitantemente (2)trabalhem com desenvolvimento de tecnologia durante o desenvolvimento do produto para solucionar gargalos de engenharia. As características com baixo peso corrigido (as pouco importantes para o atendimento dos requisitos dos clientes ou muito difíceis de ser obtidas) são descartadas no atual processo de desenvolvimento do produto.

17 Fator de Dificuldade Técnica b) Peso maior para os que tem maior dificuldades de serem alcançados. Esse tipo de escala é aplicável a situações onde: (1)as empresas desenvolvem produtos com longos ciclos de vida, os quais ficam muito tempo “disputando” o mercado com os novos produtos lançados pelos concorrentes. Devem então incorporar imediatamente todas as características de qualidade prioritárias para o atendimento dos principais requisitos dos clientes. (2)Empresas que, mesmo tendo produtos de curto ciclo de vida, trabalhem com desenvolvimento de tecnologia paralelo ao desenvolvimento de produtos.

18 Desdobramento da Matriz 2

19 Qualidade projetada Processo do QFD


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