A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Importância de Quality Assurance na Revisão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Propostas e Projetos Paulo Espindola Mentorear Assessoria Empresarial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Importância de Quality Assurance na Revisão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Propostas e Projetos Paulo Espindola Mentorear Assessoria Empresarial."— Transcrição da apresentação:

1 A Importância de Quality Assurance na Revisão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Propostas e Projetos Paulo Espindola Mentorear Assessoria Empresarial Ltda

2 2 Qualidade não é de graça... Mas pode economizar muito $$$$ ! Mensagem de Abertura

3 3 Paulo Espindola Gerente de Novos Negócios e Produtos Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Apresentação

4 4 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

5 5 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

6 6 Visão Geral Perguntas que não querem calar ! 1.Quem acha QA importante ? 2.Quem gosta de realizar revisões de QA ? 3.Para quem é importante QA ? 4.Você se considera auto-suficiente para desprezar o QA ? 5.Você acredita que não passa de burocracia ?

7 7 Visão Geral E se QA é importante, o que queremos é... 1.Minimizar riscos; 2.Evitar Trouble Projects; 3.Ter propostas bem elaboradas; 4.Ter soluções técnicas viáveis; 5.Ter projetos adequadamente gerenciados; 6.Clientes satisfeitos !

8 8 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

9 9 Papéis & Responsabilidades “Dono” da Oportunidade Líder do Time de Proposta Quality Assurer Subject Matter Expert (SME) Líder do Time de Projeto (GP) Outros papéis...

10 10 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

11 11 QA em Propostas e Projetos Propostas 1. Revisão da Solução Técnica 2. Revisão de Cláusulas Comerciais e Jurídicas 3. Revisão da Proposta Final Projetos 1. Revisão do Contrato (“Proposta” assinada) 2. Revisão do Plano Inicial do Projeto 3. Revisão de Gerência do Projeto (QA, SQA, Peer Review) 4. Revisão dos Produtos a serem entregues ao Cliente

12 12 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

13 13 Benefícios usando QA Funcional  Processos e Procedimentos  Metodologia  Critérios de Avaliação  Peridiocidade Confiabilidade  Capital Intelectual  Lições Aprendidas  Soluções viáveis  Revisão por outros profissionais  Prazo, preço e custos aceitos Eficiência  Gerência de Riscos  Ferramentas de Controle  Plano de Ação Qualidade  Acompanhamento do Projeto  SQA e Peer Review  Satisfação do cliente Custos  Controle  Redução com novas técnicas  Previsão Padrões  Templates  Métricas

14 14 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

15 15 Trouble Projects Cuidado para você não ter um ! O que um TP acarreta ? 1.Desgaste interno; 2.Prejuízo para a empresa; 3.Perda de confiabilidade; 4.Cliente insatisfeito; 5.Novas oportunidades canceladas; 6.Perda de clientes...

16 16 Trouble Projects Cuidado para você não ter um ! O que pode gerar um TP ? 1.Problemas no gerenciamento do projeto; 2.Falha no controle de escopo; 3.Sub-contratação inadequada; 4.Contratos com preço fixo inadequado; 5.Inexistente / Ineficiente Plano de Riscos; 6.Problemas de Comunicação (Cliente e interno); 7.Saída de membros-chave do projeto (Cliente e interno); 8.Não utilização de revisões de QA no projeto.

17 17 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

18 18 Lessons Learned Case 1 – Causa : Falha na avaliação do tempo de alteração das “Partições” – Caso : Projeto Ano 2000 em uma empresa aérea – Lições Aprendidas : Comprometimento com a “entrega” Mudança no processo de negócio do cliente. Quase ! Integração entre diversas áreas Jogo de cintura com os usuários. EU era fornecedor.

19 19 Lessons Learned Case 2 – Causa : Problemas na Conversão de MF Cobol para Cobol IBM – Caso : Projeto Conversão Sist Faturamento em Emp Telecom – Lições Aprendidas : Não subestimar o concorrente Não prestigiar demais a “prata” da casa O trabalho verdadeiramente em equipe

20 20 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

21 21 Conclusão 1. Implemente um processo de QA para Propostas e Projetos 2. Capacite profissionais para suporte (invista na infra-estrutura) 3. Participe da solução técnica da Proposta 4. Utilize seu “Capital Intelectual” 5. Acompanhe seus projetos com cuidado 6. Registre e utilize suas “Lessons Learned” 7. Por mais óbvio que seja : Fuja dos Trouble Projects Mensagem de Encerramento

22 22 Agenda – QA – Quality Assurance Perguntas que não querem calar ! Quem são os principais artistas ? De que forma isso pode ser feito ? E o que se ganha com isso... E o que não se perde sem isso... Duas experiências minhas O que posso concluir O que você quer saber mais ?

23 23 Dúvidas Paulo Espindola Gerente de Novos Negócios e Produtos Mentorear Assessoria Empresarial Ltda / Av Presidente Vargas 482 sala 1013 (entrada pela Rua Miguel Couto 105) Muito Obrigado !


Carregar ppt "A Importância de Quality Assurance na Revisão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Propostas e Projetos Paulo Espindola Mentorear Assessoria Empresarial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google