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6- 1 Parte: (Aplicações) Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Sistemas de Informação e as decisões gerenciais.

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1 6- 1 Parte: (Aplicações) Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

2 6- 2 Objetivos do Capítulo 1. Dar exemplos de como os sistemas de informação apóiam os processos empresariais dentro e entre as funções organzacionais de contabilidade, finanças, administração de recursos humanos, marketing e administração da produção e das operações. 2. Fornecer exemplos que demonstrem o uso da Internet, intranets ou extranets para realizar atividades dentro de cada uma das funções organizacionais. 3. Dar exemplos de diversas maneiras pelas quais as empresas podem implementar comércio eletrônico empresa-consumidor (B2C) e empresa-a-empresa (B2B) na Internet.

3 6- 3 Objetivos do Capítulo - continuação 4. Identificar e dar exemplos de diversas maneiras pelas quais as aplicações de comércio eletrônico propiciam significativo valor comercial para uma empresa e seus clientes. 5. Discutir os diversos desafios do pagamento eletrônico e soluções para a segurança do pagamento eletrônico na Internet.

4 6- 4 Os Três Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio à Vantagem Estratégica Apoio à Tomada de Decisão Gerencial Apoio às Operações Vamos estudar os S.I. operacionais Vamos estudar os S.I. operacionais

5 6- 5 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Análise de Neces- sidades Análise de Neces- sidades Pesquisa Teste de Mercado Teste de Mercado Desenho de Com- ponentes Desenho de Com- ponentes Teste do Produto Teste do Produto Lança- mento do Produto Lança- mento do Produto Marketing P&D / Engenharia Desenho do Processo Desenho do Processo Desenho do Equipa- mento Desenho do Equipa- mento Início da Produção Início da Produção Fabricação O processo empresarial deve ser apoiado por sistemas de informação interfuncionais O processo empresarial deve ser apoiado por sistemas de informação interfuncionais

6 6- 6 Sistemas de Informação para Operações Produção/ Operações Produção/ Operações Marketing Administração de Recursos Humanos Administração de Recursos Humanos Finanças Contabilidade

7 6- 7 Sistemas de Informação de Marketing Sistemas de Informação de Marketing Administração de Produto Administração de Produto Marketing Interativo Marketing Interativo Automação da Força de Vendas Automação da Força de Vendas Administração de Vendas Administração de Vendas Atendimento e Suporte ao Cliente Atendimento e Suporte ao Cliente Propaganda e Promoção Propaganda e Promoção Pesquisa e Previsão de Mercado Pesquisa e Previsão de Mercado

8 6- 8 Processo de Marketing Interativo (Internet) Passos do Processo de Marketing Interativo na Internet 6º) Atendimento on-line ao cliente 6º) Atendimento on-line ao cliente Marketing Interativo Marketing Interativo 1º) Segmentar Clientes potenciais 1º) Segmentar Clientes potenciais 2º) Criar material promocional / educacional 2º) Criar material promocional / educacional 4º) Interagir com os clientes 4º) Interagir com os clientes 3º) Colocar material nos monitores dos clientes 3º) Colocar material nos monitores dos clientes 5º) Aprender com os clientes 5º) Aprender com os clientes Clientes potenciais como pertencendo a inúmeros segmentos de mercado Clientes potenciais como pertencendo a inúmeros segmentos de mercado

9 6- 9 Automação da Força de Vendas Baseada na Internet (principais benefícios) Encurta o ciclo de vendas / pré - qualifica clientes Encurta o ciclo de vendas / pré - qualifica clientes Automação da Força de vendas (benefícios) Automação da Força de vendas (benefícios) Melhora a admi- nistração de pedidos (PDA’s) Melhora a admi- nistração de pedidos (PDA’s) Automatiza a administração de vendas Automatiza a administração de vendas Aumenta receita (Marketing Direcionado) Aumenta receita (Marketing Direcionado)

10 6- 10 Função Propaganda e Promoção (Componentes do Marketing Direcionado para o Comércio Eletrônico na Rede) Comunidade Comportamento Online Comportamento Online Aspectos Demográficos e Psicológicos Aspectos Demográficos e Psicológicos Contexto Conteúdo

11 6- 11 Função Administração de Vendas e Produtos Função Administração de Vendas e Produtos Gerentes de Vendas / Produtos: Planejam, Monitoram e Apoiam o Desempenho de suas Equipes de Análise Gerentes de Vendas / Produtos: Planejam, Monitoram e Apoiam o Desempenho de suas Equipes de Análise Utilizam: Sistemas Computacionais (relatórios analíticos de vendas e desempenho de produtos) Utilizam: Sistemas Computacionais (relatórios analíticos de vendas e desempenho de produtos) Função Pesquisa e Previsão de Mercado Função Pesquisa e Previsão de Mercado Gerentes de Pesquisa: coletam dados, estudam mercados, projetam tendências... Gerentes de Pesquisa: coletam dados, estudam mercados, projetam tendências... Utilizam: Sistemas Computacionais (relatórios analíticos usando tecnologia data marts, data warehouse, OLAP) Utilizam: Sistemas Computacionais (relatórios analíticos usando tecnologia data marts, data warehouse, OLAP) Processo de Gerenciamento das Funções: (Administração de Vendas e Pesquisa e Previsão de Mercado) Sistemas de Informações de Marketing

12 6- 12 Sistemas de Informação Industrial Produção/ Operações Produção/ Operações Engenharia Assistida por Computador Engenharia Assistida por Computador Controle de Processo Controle de Processo Compra e Recebimento Compra e Recebimento Robótica Manufatura Integrada por Computador Manufatura Integrada por Computador Controle de Máquina Controle de Máquina Planejamento de Requisitos de Material Planejamento de Requisitos de Material

13 6- 13 Sistemas de Informação de Administração de RH Análise de Remuneração Manutenção do Cadastro de Pessoal Previsão de Contratação de Pessoal Informes aos Governos Avaliação das Qualificações do Funcionário Análise de Treinamento e Desenvolvimento Administração de Recursos Humanos

14 6- 14 Sistemas de Informação Contábil Processamento de Pedidos Folha de Pagamento Controle de Estoque Livros Contábeis Contas a Receber Contas a Pagar Objetivos Comuns dos Sistemas de Informação Contábil

15 6- 15 Sistemas de Informação Financeira Finanças Administração de Caixa Administração de Caixa Análise de Desempenho Financeiro Análise de Desempenho Financeiro Previsão Financeira Previsão Financeira Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro Administração de Crédito Administração de Crédito Administração de Investimentos Administração de Investimentos Orçamentos de Capital Orçamentos de Capital

16 6- 16 Desempenho e Serviço Socialização Aparência e Impressão Segurança e Confiabilidade PersonalizaçãoIncentivos Fatores que Afetam o Varejo na Rede O Varejo na Rede

17 6- 17 Administração de Fornecedores Administração de Estoque Administração de Distribuição Administração de Canal Administração de Pagamento Administração Financeira Administração da Força de Vendas Componentes do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

18 6- 18 O Ciclo de Processamento de Transações Manutenção de Banco de Dados Processamento de Transações Processamento de Transações Entrada de Dados Geração de Documentos e Relatórios Processamento de Consultas

19 6- 19 Sistemas de Micropagamentos Camada de Suporte Seguro (SSL) Carteira Digital Transação Eletrônica Segura (SET) Método Off-line Exemplos de Métodos de Segurança do Comércio Eletrônico Métodos de Segurança do Comércio Eletrônico


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