A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIA D. CONCEITO Avaliação Institucional é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIA D. CONCEITO Avaliação Institucional é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes."— Transcrição da apresentação:

1 DIA D

2 CONCEITO Avaliação Institucional é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos na formulação de subsídios para melhoria da qualidade da instituição escolar. (pág 23). Progestão: Como desenvolver a avaliação institucional na escola – Módulo IX

3 RELEVÂNCIA A avaliação institucional busca o aperfeiçoamento ou melhoria da escola e do sistema. Está ancorada no Pilar 2 – Aprimorar as ações e a gestão pedagógica da rede com foco no resultado dos alunos.

4

5 AUTOAVALIAÇÃO E PROPOSTA PEDAGÓGICA Há mesmo relação entre avaliação institucional e a proposta pedagógica da escola? Isso não fica só no discurso? Como é mesmo que a avaliação institucional e a proposta pedagógica se ajudam mutuamente?

6 AUTOAVALIAÇÃO E PROPOSTA PEDAGÓGICA A força da proposta pedagógica está na possibilidade de integração, na definição conjunta de princípios e na teorização de linhas e ações. Sem isso, tornamo-nos tarefeiros (pessoas que se perdem no número excessivo de tarefas), repetidores que executam ordens sem discutir concepções. Para que a proposta pedagógica se estabeleça na escola, é fundamental que haja processos de avaliação. Inserida nas várias ações desenvolvidas no interior da escola, avaliação se coloca como mediadora no crescimento da comunidade escolar.

7 Ações de autoavaliação já desenvolvidas na Escola  PGE ou PAP – Plano de Ação – avaliar coletivamente  Relatório Anual – refletir coletivamente  Planejamento – legitimar as ações e projetos  ProEMI – Diagnóstico e Projetos - socializar e refletir  Um dia na escola de meu filho – apresentação da escola, da Proposta Pedagógica e equipe Tudo deve convergir para o mesmo Plano de Ação Tudo sustentará a revisão da Proposta Pedagógica da escola

8 MOVIMENTOS DE AUTOAVALIÇÃO DA ESCOLA 1º movimento Relatório Anual – equipe gestora ao final do ano 2º movimento Planejamento – professores, funcionários e alunos 3º movimento Dia D – equipe gestora, professores, alunos, pais e comunidade externa 4º movimento Plano de Gestão - representantes dos diferentes segmentos e equipe gestora para finalizar o Plano de Ação.


Carregar ppt "DIA D. CONCEITO Avaliação Institucional é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google