A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JEAN PAUL SARTRE. EXISTENCIALISMO O existencialismo difundiu-se como o pensamento mais radical a respeito do homem na época contemporânea. Surgiu em meados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JEAN PAUL SARTRE. EXISTENCIALISMO O existencialismo difundiu-se como o pensamento mais radical a respeito do homem na época contemporânea. Surgiu em meados."— Transcrição da apresentação:

1 JEAN PAUL SARTRE

2 EXISTENCIALISMO O existencialismo difundiu-se como o pensamento mais radical a respeito do homem na época contemporânea. Surgiu em meados do século XIX com o pensador dinamarquês Soren Kierkegaard e alcançou seu apogeu após a 2ª Guerra Mundial (anos 50 e 60) com Heidegger e Sartre. - preocupação com a liberdade humana e a responsabilidade social. - importância individual para fazer escolhas. - explicar todos os aspectos da experiência humana.

3 Para Sartre, a idéia central do existencialismo é que a existência precede a essência. Não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e portanto não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deva respeitar. O homem está totalmente livre e é o único responsável pelo que faz de si mesmo. Esta liberdade e responsabilidade é a fonte da angústia.

4 Porque não há nenhum Deus e portanto nenhum plano divino que determina o que deve acontecer, não há nenhum determinismo. O homem é livre. Não pode desculpar sua ação dizendo que está forçando por circunstâncias ou movido pela paixão ou determinado de alguma maneira a fazer o que ele faz.

5 Para o existencialismo o homem é um ser livre para escolher. Por ser livre para escolher, o homem é conseqüentemente responsável por suas escolhas. Livre e responsável o homem é aquele que tem a incumbência de criar a si próprio sem certezas e garantia.

6 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1 Existência - A existência vai designar o modo de ser desse existente humano no mundo. 2 Essência - No existencialismo a essência não determina o homem. O homem, como um eterno “vir a ser”, não possui uma essência, pelo contrário, ele é quem se constrói na medida em que existe de forma livre.

7 3 Liberdade - O homem é um ser livre. 4 Escolha - A existência humana é uma seqüência infindável de escolhas. 5 Risco - Toda e qualquer escolha que o homem se veja tendo que fazer é um risco. Ele não sabe ao empreender a empreitada se aquela escolha é a melhor ou se é a certa.

8 6 Responsabilidade - Como vimos anteriormente, se o homem é livre para escolher o que quiser, é também responsável pela opção que fez. 7 Angústia Existencial - O homem vivencia a angústia quando se vê confrontado com sua existência humana, principalmente com a possibilidade que temos de não-se r.


Carregar ppt "JEAN PAUL SARTRE. EXISTENCIALISMO O existencialismo difundiu-se como o pensamento mais radical a respeito do homem na época contemporânea. Surgiu em meados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google