A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo: Prof. Renato Luiz Romera Carlson Formatação: Prof. Claudio Gilberto de Paula Nome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo: Prof. Renato Luiz Romera Carlson Formatação: Prof. Claudio Gilberto de Paula Nome."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo: Prof. Renato Luiz Romera Carlson Formatação: Prof. Claudio Gilberto de Paula Nome

2 O objetivo deste Caderno é trabalhar as ideias referentes aos testes de hipóteses.

3 Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu, você deve: 1 – sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – salvar. Para continuar trabalhando: Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5 Clique aqui para consultar o material disponível no site do Ensino Propulsor. Bom trabalho!

4 1) Para verificar se a média de idade dos interessados em um concurso está aumentando em relação a edições anteriores, que era de 25 anos, foi pesquisada uma amostra de 16 interessados, que indicou média de 28,5 anos e desvio padrão de 8,4. O que se pode concluir a 1% de significância? Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1 : 

5 2) A média de peso nas embalagens de um produto não pode ser inferior a 200g. Para verificar se a média está abaixo do mínimo, foi pesquisada uma amostra de 100 unidades, que indicou média de 199,5g e desvio padrão de 2,2g. O que se pode concluir a 5% de significância? Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1 : 

6 3) Uma revista afirma que 80% dos consumidores de um produto preferem a marca “A”. Uma amostra de 400 consumidores foi pesquisada para verificar se a afirmação da revista está equivocada e indicou que 333 preferem a marca “A”. O que se pode concluir a 5% de significância? Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1 : 

7 4) Um estudo foi desenvolvido para verificar se menos de 10% dos moradores de uma região tinham acesso a serviço de iluminação pública. Uma amostra de 500 moradores foi pesquisada e indicou que 37 têm acesso a esse serviço. O que se pode concluir a 1% de significância? Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1 : 

8 Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1:  5) Uma pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de verificar se há diferença na média de tempo de atendimento a clientes em dois estabelecimentos distintos. No primeiro, foi pesquisada uma amostra de 12 clientes com um tempo médio de 32 minutos e desvio padrão de 4 minutos. No segundo, uma amostra de 16 clientes com média 28 e desvio padrão 6. O que se pode concluir a 5% de significância? Suponha variâncias iguais.

9 6) Para verificar se a média de idade dos frequentadores do restaurante A é maior do que a média dos do restaurante B, foi pesquisada amostra de 20 clientes de A, com média de 32,3 e desvio padrão de 8,4 e amostra de 25 clientes de B, com média de 27,7 e desvio padrão de 8,7. O que se pode concluir a 5% de significância? Suponha variâncias iguais. Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1: 

10 7) Um estudo é desenvolvido para verificar se a proporção de clientes satisfeitos com o atendimento em uma loja é maior entre os que são atendidos no turno da manhã do que entre os do turno da tarde. Duas amostras de 200 clientes são pesquisadas, e a do turno da manhã indica 175 clientes satisfeitos enquanto a do turno da tarde aponta 157. O que se pode concluir a 5% de significância? Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1: 

11 8) Para verificar se há diferença na proporção de fumantes entre profissionais de duas áreas de atuação, são pesquisadas duas amostras. A amostra de 60 profissionais da primeira área indica 12 fumantes, enquanto a de 40 profissionais da segunda área aponta 10 fumantes. O que se pode concluir a 5% de significância? Qual o tipo de teste ? Como devem ser representadas as hipóteses? Que valor será encontrado na tabela para delimitar a região de rejeição? Qual das três formas a seguir terá a região de rejeição? Qual o valor da estatística do teste? Como será calculada a estatística do teste? Qual a decisão do teste? Qual a conclusão? H0:  H1: 


Carregar ppt "Conteúdo: Prof. Renato Luiz Romera Carlson Formatação: Prof. Claudio Gilberto de Paula Nome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google