A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESAFIOS DO ITINERÁRIO VOCACIONAL Pe. Valdecir Ferreira – PV/SAV - CNBB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESAFIOS DO ITINERÁRIO VOCACIONAL Pe. Valdecir Ferreira – PV/SAV - CNBB."— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS DO ITINERÁRIO VOCACIONAL Pe. Valdecir Ferreira – PV/SAV - CNBB

2 É preciso perguntar-se...  Quais os desafios do e no Itinerário Vocacional?

3 Eis alguns...  Aproximar-se da Juventude, sem exigir que ela seja o que nós queremos;  Indicar auxílio e ser companheiro(a) na caminhada e não aproximar-se para exigir (precisamos de animadores que sejam “Cirineus”);  Adaptar-se para apresentar o projeto de Jesus Cristo de maneira nova, atraente e verdadeira;  Assumir um verdadeiro acompanhamento, juntos às juventudes, assumindo também tudo o que vem neste momento histórico como desafio.

4  Mais que um trabalho de “pesca vocacional” (e as vezes pesca no aquário alheio) é necessário um trabalho (itinerário vocacional) que ajude a reconstruir e integrar as juventudes;  Necessitamos de verdadeiros referenciais – referenciais acessíveis aos jovens;  Precisamos de animadores(as) vocacionais verdadeiramente apaixonados.

5 A questão cultural  O estudo da “Cultura Tradicional” (que temos, as vezes, tanto preconceito) ajuda a compreender o discernimento e o acompanhamento vocacionais de alguns grupos específicos de juventudes. Vejamos:

6  No contexto da cultura tradicional: - As respostas de como educar os filhos; - O que é certo e o que é errado; - As normas e as regras estabelecidas pela comunidade-aldeia, pela vida religiosa e litúrgica, ou pelos anciãos, oferecem uma atmosfera de ordem; - “Antigamente era assim, agora também deve ser assim!”

7  Uma das vantagens desse modelo é a segurança diante das escolhas que ele proporciona;  Reduz-se a angústia e se ganha uma sensação de estabilidade;  Os papéis e a identidade podem ser decididos de forma definitiva;  As escolhas vocacionais são confirmadas e sustentadas por instituições;  A prservação do nome da família, por exemplo, vale mais do que a pessoa envolvida.

8 E então?  Foi dentro desta cultura e desse modo de viver que a Igreja permaneceu durante muitos séculos;  Ser religioso nesse ambiente significaria, para muitos, prestígio e poder;  Torna-se mais cômoda a manutenção do papel vocacional, mediante ritos, vestes e atributos que garantem a identidade, a qual a própria comunidade se encarrega de dar.

9 A modernidade: Com o olhar para frente  No seu auge, sugere-se romper com a Cultura tradicional;  Compreende-se que ficar ligado a esta estrutura é continuar em estado de minoridade;  Acontece o surgimento de uma esperança intraterrena num futuro melhor;  O tempo é transformado em valor e, para tal, necessita ser organizado: Há uma constante superação das coisas. Uma novidade envelhece e é substituída rapidamente por outra.

10  Geralmente, a humanidade atual não quer mudar o mundo. Quer viver a vida de modo fruitivo. Vive de agora em agora, em busca da próxima sensação agradável. Percebe-se um “presentismo” que consome as energias criativas. Perde-se a noção do passado e de futuro.  Fala-se de um tempo em que tudo é absurdo, porém nada é chocante; um tempo em que predomina a instabilidade;

11  A ansiedade invade o presente, gerando imobilidade;  O futuro fica sem perspectivas e gera-se a ética do depende;  As distâncias se encurtam – velocidade da informação;  Se antes as relações eram por via intelectual, das leituras e outros meios, num período posterior foi caracterizado pela impressão tipográfica que nos ajudava a acelerar os processos.

12  Porém, hoje, o tempo presente é dominado pelas imagens dos meios de comunicação de massa eletrônicos. “Reuniões monótonas, textos enfadonhos e conversas desinteressantes são incapazes de motivar uma geração nova e acostumada a fazer as coisas funcionarem com um toque de botão.”  A publicidade e a mídia têm hoje um papel integrador nas práticas culturais.


Carregar ppt "DESAFIOS DO ITINERÁRIO VOCACIONAL Pe. Valdecir Ferreira – PV/SAV - CNBB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google