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Administração do Capital de Giro Administração de Valores a Receber.

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Apresentação em tema: "Administração do Capital de Giro Administração de Valores a Receber."— Transcrição da apresentação:

1 Administração do Capital de Giro Administração de Valores a Receber

2 Existência de Vendas a Prazo 1. Acesso ao Mercado de Capitais 2. Fornecer informações ao comprador e vendedor 3. Sazonalidade 4. Estratégia de Mercado

3 Medidas Financeiras 1. Investimento de Capital 2. Investimento em Estoques 3. Despesas de Cobrança 4. Despesa com Devedores Duvidosos

4 Elementos de uma Política de Crédito 1. Padrões de Crédito 2. Política de Cobrança 3. Prazo 4. Desconto

5 Relação entre Padrões de Crédito e Medidas Financeiras

6 Relação entre Prazo de Crédito e Medidas Financeiras

7 Relação entre Política de Cobrança e Medidas Financeiras

8 Análise da Alteração da Política de Crédito Para estudar a alteração da política de crédito compara-se a situação existente com a situação proposta Caso a lucratividade da proposta seja superior, aceita-se a alteração na política de crédito

9 Alteração da Política de Crédito - Exemplo Situação Atual Vendas$5.000 Vendas a prazo$2.500 (50%) Custos Variáveis$2.500 Custos Fixos$1.000 Dev. Duvidosos1% da Venda a prazo Prazo Médio1 mês

10 Alteração da Política de Crédito - Exemplo Proposta: Aumentar o prazo de recebimento Vendasde $5.000 para $6.000 Vendas a prazode 50% para 60% Custos Variáveis$2.500 para $3.000 Custos Fixos$1.000 Dev. DuvidososDe 1% para 1,5% Prazo MédioDe 1 mês para 2 meses

11 Análise da Alteração AtualPropostaDiferença Receita C.Variáveis   Provisão   Custo Fixo Lucro Operac

12  Custos Variáveis Atual = 50% x Receita = 50% x = $2.500 Proposta= 50% x Receita = 50% x = $3.000 Voltar

13  Provisão para Devedores Duvidosos Atual = 1% x Receita a Prazo = 1% x (5.000 x 50%) = $25 Proposta= 1,5% x Receita a Prazo = 1,5% x (6.000 x 60%) = $54 Voltar

14 Investimento em Clientes – 1o. Método Investimento Atual Duplicatas = Vendas a Prazo x Prazo de Recebimento Duplicatas = x 1 = $2.500 Investimento da Proposta Duplicatas = $6.000 x 60% x 2 = Invest. Adicional = – = $4.700

15 Investimento em Clientes – 1o. Método Mas nesse investimento está embutido o lucro Para retirar o lucro basta aplicar a seguinte expressão: (Vendas Prazo/Vendas) x Custo x Prazo Invest. Atual = 50% x x 1 = Invest. Proposta = 60% x x 2 = Invest. Marginal = – = 3.102

16 Rentabilidade – 1o. Método Considerando o lucro 471 / = 10% Retirando o lucro 471/3.102 = 15%

17 Análise de Proposta de Política de Crédito – 2o. Método

18

19 Rentabilidade Investimento Marginal Fluxo Máximo Situação Original = Fluxo Máximo na Proposta = Investimento = $2.200 Rentabilidade 471/2.200 = 21,4%

20 Concessão de Crédito Resposta individual da empresa a cada cliente Tradicionalmente analisa os 5 C´s do crédito: Caráter Capacidade Capital Collateral (Garantias) Condições

21 Problemas dos 5 C´s 1. Depende do julgamento individual do funcionário 2. Depende da experiência dos funcionários do setor de crédito 3. Não faz um vínculo direto com o objetivo da empresa

22 Exemplo de Sistema de pontuação

23 Outros Sistemas de Concessão Terceirização Cartão de crédito Análise Discriminante Necessidade de uma série histórica Segregar os clientes Limitações Análise das demonstrações contábeis


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