A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTFÓLIO MÊS DE JUNHO Coordenadora: Clarice Pires Supervisor: Freddy Acadêmicas bolsistas: Mônica Riffel Nicole Suavi Mendes Rubia Arnoldo Suzana Baron.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTFÓLIO MÊS DE JUNHO Coordenadora: Clarice Pires Supervisor: Freddy Acadêmicas bolsistas: Mônica Riffel Nicole Suavi Mendes Rubia Arnoldo Suzana Baron."— Transcrição da apresentação:

1 PORTFÓLIO MÊS DE JUNHO Coordenadora: Clarice Pires Supervisor: Freddy Acadêmicas bolsistas: Mônica Riffel Nicole Suavi Mendes Rubia Arnoldo Suzana Baron

2 CRONOGRAMA MÊS DE JUNHO Palestra sobre Diversidade e Cultura, com o Professor Francisco Braun Neto; Entrevista com os docentes da EMEBOLF; Construção do Portfólio;

3 PALESTRA SOBRE DIVERSIDADE E CULTURA

4 O objetivo da ação deste mês tem como finalidade conhecer os docentes que atuam nos espaços da sala de aula. Com isso foi feito uma entrevista com cada professor, sendo que foi explanada a diversidade cultural. A entrevista feita, a partir de 14 questões, foi realizada no período matutino e vespertino.

5 E NTREVISTAS COM OS DOCENTES Turma: 1º Ano Nº de alunos: 24 alunos Nº de professoras em sala: 1 A professora permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como ACT e exerce a profissão há oito anos pela Rede Municipal de Ensino de Guabiruba. Possui a formação de Pedagoga e Pós-Graduada em Interdisciplinaridade. Trabalhou dois anos na APAE de Guabiruba, um ano como Gestora e dois anos na escola atual.

6 Quando questionada sobre o planejamento, a professora relatou que trabalha por Projetos, e o planejamento é baseado nos Referenciais Curriculares. Sendo que o planejamento é diário. Sobre a avaliação, a docente ressaltou “Eles são bem agitados, mas bem espertos, ativos” A professora complementou que os alunos possuem o mesmo ritmo de aprendizagem. Referente à diversidade e cultura em sala de aula, a docente utiliza estratégias de dinâmicas e brincadeiras para integrar a turma, permitindo que os alunos interajam, enfatizando as diversas culturas e as diferenças, conversando com os alunos que “devemos nos colocar no lugar do próximo”.

7 Turma: 2º Ano e 3º Ano Nº de alunos: 21 e 23 alunos Nº de professoras: 1 A professora permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como ACT, e exerce a profissão há três anos pela Rede Municipal de Ensino de Guabiruba e dois anos em Colégio Particular. Possui a formação de Pedagoga.

8 Quando questionada sobre o planejamento, a professora ressalta que o faz diariamente e semanalmente. Sobre a avaliação da turma a docente ressalta “Por atividades, jogos, brincadeiras e teatros”. Referente à diversidade e à cultura, a professora trabalha as diferenças com história e conversas.

9 Turma: 3º A Nº de alunos: 21 alunos Nº de professores em sala: 1 O professor permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como Efetivo, e exerce a profissão há nove anos, sendo que sete anos pela Rede Municipal e dois anos em colégio particular. Possui a formação de Pedagogo. Possui experiências na área da gestão. Trabalhou cinco anos com jovens e adultos.

10 Quando questionado sobre o planejamento, o pedagogo ressaltou que faz o planejamento anual e a partir disso faz o semanal; Sobre a avaliação o professor relatou: “ A nota da prova não é determinante. Avalia a criança em um processo de desenvolvimento”. Referente à diversidade e à cultura, o professor busca conhecer a realidade de cada aluno, tentando não confrontar religiões. Trabalha temas como: convivência e valores humanos. Como afirma Maria Carmen Silveira Barbosa “O currículo oculto opera significativamente nas salas de aula e é evidente a atenção às questões sociais e pessoais dos alunos” (p. 1074).

11 Turma: 4º Nº de alunos: 17 e 18 alunos Nº de professoras: 1 A professora permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como efetiva, tem graduação em pedagogia e é Pós- Graduada. Trabalha há 28 anos na educação, sendo 22 anos na Rede Municipal de Educação e 8 anos como secretária de escola.

12 Quando questionada sobre o planejamento a pedagoga ressaltou que faz o planejamento diário. Sobre a avaliação a docente relatou “Respeito a realidade de cada aluno, em seu processo de desenvolvimento”. Referente à diversidade e à cultura, a professora busca conhecer a realidade de cada aluno, tentando não confrontar religiões. Trabalha de maneira bem dinâmica e sempre busca demonstrar valores. Sendo que em sua sala “existem diferentes culturas, mas os alunos têm uma boa interação e respeitam um ao outro.”

13 R EFERÊNCIAS BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: As socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Campinas. Editora Especial, 2007, p Disponível em:


Carregar ppt "PORTFÓLIO MÊS DE JUNHO Coordenadora: Clarice Pires Supervisor: Freddy Acadêmicas bolsistas: Mônica Riffel Nicole Suavi Mendes Rubia Arnoldo Suzana Baron."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google