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I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CH 9 a 10/12/09 Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita (IRILDE.

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1 I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CH 9 a 10/12/09 Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita (IRILDE – 2 fases)

2  Pesquisadoras  Iúta Lerche Vieira (coordenadora)  Rozania Maria Alves de Moraes(colaboradora)  Bolsistas de IC  Águida Maria Alencar Freitas (PIBIC-CNPq)  Daniel Victor Teixeira Parente (FUNCAP)  Ícaro Lênin Maia Malveira (IC-UECE)  Ana Karoline Saboia de Albuquerque (IC-UECE)  Mestrandos CMLA-UECE:  José Hipólito Ximenes de Sousa ( )  Franciclé Fortaleza Bento ( )  Ana Karoline Saboia de Albuquerque ( )

3  Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada Linha de Pesquisa: Leitura, Escrita e Multiletramentos  UECE: Resolução no CEPE, de 03/07/09 – processo no  Recomendado pelo Comitê de Letras e Lingüística do CNPq (3/07/07): processo / , protocolo no  Apoio financeiro do CNPq: Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa MCT/CNPq 50/ Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas  Relatório Técnico e Prestação de Contas ao CNPq: em 11/02/2009, protocolo no

4  FASE 1 ( ) Descrição/inventário  websites, portais, blogs, páginas pessoais_LM-LE  internet no ensino  letramento digital  composição escrita  hipertexto  termos/conceitos Letr_Digital  FASE 2 ( ) Descrição/aplicação  ferramentas, aplicativos e softwares da Web 2.0  internet no ensino  letramento digital: comunicar, pesquisar publicar  escrita colaborativa  hipertexto multimodal

5  A explosão informativa da Internet e a importância estratégica de saber selecionar, usar e avaliar criticamente a informação.  Desafios enfrentados pela escola com a incorporação de novos letramentos, em especial a revalorização da escrita – base de todas as transações e práticas letradas através do computador.  Necessidade de agilizar a inserção do professor (um forte intermediador dos novos letramentos) e do pesquisador iniciante na cultura digital, apontando recursos disponibilizados na web.  Velocidade da mudança – web 1.0 > web 2.0 >web 3…

6 Fase 1  Realizar um inventário de fontes e recursos da Internet para orientar o professor e o pesquisador iniciante na seleção e avaliação crítica de informações online sobre ensino da composição escrita, desenvolvimento do letramento digital e conhecimento das propriedades e usos do hipertexto. Fase 2 Descrever e explorar ferramentas, aplicativos e softwares livres da Web2.0 para o ensino da escrita e o desenvolvimento do letramento digital nas dimensões – comunicar, pesquisar e publicar.

7 Fase 1  Identificar e descrever elementos da Internet aplicáveis ao ensino produtivo da escrita e ao desenvolvimento do letramento digital;  Reunir e organizar informações sobre aspectos da produção de textos/hipertextos e sobre letramento digital, úteis ao desenvolvimento da composição escrita em línguas estrangeiras e/ou materna;  Disponibilizar os resultados do projeto de forma online e publicar um catálogo sobre os recursos inventariados. Fase 2  Identificar ferramentas e aplicativos úteis a uma abordagem produtiva da compo- sição escrita do ponto de vista do ensino e da pesquisa;  Descrever recursos da Web 2.0 para criação de sites, blogs, wikis, ambientes de escrita online, apresentações colaborativas, planilhas, lousas virtuais etc.  Explorar recursos da Web 2.0 em situações de ensino e realizar oficinas para treinamento de professores, com função multiplicadora junto a seus alunos.

8  Diante do excesso de informação disponibilizado pela Internet, como apoiar o letramento digital do professor e a busca de recursos de qualidade para o ensino da escrita, integrado à compreensão teórica e prática do hipertexto? Fase 1  Que portais, sites, blogs e páginas pessoais poderiam contribuir para a prática e o ensino da escrita com tecnologia eletrônica?  Qual a localização (URL/Uniform Resource Locator), conteúdo informativo e possível aplicação pedagógica dos recursos e fontes digitais levantados?  Como esses dados podem ser organizados para o uso do professor de línguas e do pesquisador iniciante?

9 Fase 2  Que ferramentas da Web 2.0 poderiam ser usadas para desenvolver a escrita colaborativa? Quais as mais produtivas e interessantes para o ensino?  Que outros recursos da Web 2.0 oferece ao ensino e à pesquisa? Como funcionam na prática?  Como professores se apropriam de recursos da Web 2.0 e os incorporam ao ensino?

10  ARAÚJO e BIASI- RODRIGUES (ORG. 2005)  ARAÚJO (ORG. 2007)  BEZERRA (2007)  BOLTER (S/DATA)  BRUCE E COMSTOCK (2006)  BURBULES (2000)  BURNISKE (2000)  COSCARELLI e RIBEIRO (2005)  GOMES (2006 E 2007)  HENAO (2006)  JUNGWIRT e BRUCE (2002)  KAMIL (2000)  KRESS (2005)  LEU e DONALD (2000/2002)  NIELSEN (1996/1997)  PORTAL EDUCAREDE (2006/2007)  SNYDER (1997/1998/2000)  SOARES (1997)  TATE e ALEXANDER (1996)  VANSLYKE (2003)  VIEIRA (2004 E 2007)

11  ANSTEY e BULL (2006)  BERTOCCHI (2008)  JENKINS (2006)  JONES (2009)  VIEIRA (2009, no prelo)  MARINHO, S. P. Incorporando a Web 2.0 ao Currículo. Seminário Web no Currículo PUC /SP, 22 e 23/09/ updated-max= T10%3A34%3A00- 03%3A00&max-results=10  Blog Web 2.0 no Currículo  Formação de professores para EaD na WEB 2.0 ttp://sites.google.com/site/eaduniso/ttp://sites.google.com/site/eaduniso/  Entenda o que é a Web 2.0”. Folha Online. matica/ult124u20173.shtml Acesso 10/06/ matica/ult124u20173.shtml

12  Internet (em lugar do termo Web) entendida como espaço virtual em rede onde acessamos informações de portais, sites, blogs etc.  Letramento digital (LD) – Conhecimentos que permitem ao indivíduo participar de práticas letradas da era digital. Representa mais um nível de letramento: envolve habilidades de leitura/escrita em ambiente virtual, através de uma interface e tecnologias mediadoras - teclado, computador e softwares (Gomes, 2006).  Escrita – sentido de composição escrita, aspectos redacionais do texto no papel ou na tela.  Hipertexto - meio de informação que só existe on-line, produto textual típico da Internet (Snyder, 1997).  Organiza-se de forma não-linear. Suas informações ou segmentos relacionam-se através de pontos de ligação internos ou externos (links).  Estrutura composta de blocos de textos conectados por links eletrônicos, encorajando o leitor a se mover rápida e não seqüencialmente de um bloco de informação a outro.  Acomoda textos verbais, assim como sons digitalizados, gráficos, imagens, animação, vídeo e realidade virtual.  Construído parcialmente pelos autores e parcialmente pelos leitores (decidem o roteiro de leitura a seguir).

13  O termo Web segunda geração da World Wide Web.  Web colaborativa: o ambiente online torna-se mais dinâmico e os usuários colaboram nos conteúdos. Ex: wikipedia, criadores de sites, blogs e e outras ferramentas colaborativas.  O fato marcante da Web 2.0 é o deslocamento do centro de influência do computador pessoal para a rede enquanto “plataforma” de serviços.

14  LETRAMENTO DIGITAL  Blog Blogs –  Blogger –  Espace Pédagogique –  Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais -  Página pessoal de Jakob Nielsen –  Página pessoal de Luiz Fernando Gomes –  Página pessoal de Nicholas C. Burbules –  Página pessoal de Vera Lúcia Menezes –  Portal EDUCAREDE -  Weebly –  Wiki da Universidade de São Paulo -  ENSINO DA ESCRITA  International Reading Association (IRA) –  Internet Public Library (TEENSPACE) –  Página Pessoal de Daniel Cassany –  Portal MCE (UFRGS) –  Read-Write-Think –  Revista Latinoamericana de Lectura –  The Purdue Online Writing Lab –  ESTUDOS DO HIPERTEXTO  Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE) –  Página pessoal de Jutta Degener –

15 Corpus web 2.0 (11 ferramentas descritas) WIKI PBworks – Wikidot – ESCRITA ONLINE Equitext – ABC - ETC – Editor Texto Coletivo - gOFFICE - CRIAR BLOG - WordPress.com – CRIAR SITES Weebly – Wetpaint - Google Sites – COMPARTILHAR ARQUIVOS e OUTROS - Google Docs –

16  Fase 1: descrição por áreas - letramento digital, composição escrita (no papel e na tela) e estudos do hipertexto  Fase 2: descrição por tipo/função dos recursos  Descrição em 3 níveis de adentramento hipertextual (níveis de linkagem - Vieira, 2003, Relatório IRILDE, março 2008)  Revisão por pares: conteúdo, forma e função pedagógica do material  Uso funcional de elementos visuais nas descrições aprovadas: cores, ícones, logos

17 Metodologia_recursos visuais/ multimodais nas descrições Layout das descrições: Simplicidade; Usabilidade; Cores funcionais (triângulo no canto superior direito da página); Ícones para representar: Logo do site; Nacionalidade; Gratuidade ou não; Recursos multimídia exitentes (som, vídeos etc)

18  Título: nome/instituição  Endereço eletrônico  Tipo de recurso: portal, site, blog, página pessoal, ferramenta da Web 2.0  Domínio/tipo -.com/.org/.edu/.br  Língua/ Nacionalidade  Gratuidade  Recursos multimídia  Contato/  Público-alvo: estudantes, professores, pesquisadores e público em geral  Conteúdo/foco: recursos instrucionais, desenvolvimento profissional, biblioteca de referência, recursos para o estudante, ferramentas da Web 2.  Links/atalhos  Data da descrição/acesso

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20 20 recursos da Web 1.0 descritos (total de 31)

21  7 websites - 3 Ensino da Escrita, 3 LD e 1 Estudos do Hipertexto  5 portais - 3 Ensino da Escrita e 2 em LD  6 páginas pessoais – 1 Ensino da Escrita, 4 LD e 1 Estudos do Hipertexto  2 blogs- LD Mais…  1 Glossário com 187 termos do LD  Criação da página do projeto IRILDE  Apresentações em eventos, elaboração de artigos  1 livro em CD - Catálogo para professores e pesquisadores iniciantes (97 pg.)

22 11 recursos da Web 2.0 descritos (total de 31)

23  2 wiki (PBworks e Wikidot)  4 escrita online (Equitext, ETC, ABC,  gOffice)  1 p/ criar blog (Wordpress)  1 p/ compartilhar arquivos (Google Docs)  3 p/criar sites (Webbly, GoogleSites, Wetpaint)  Criação de 2 sites para fins de ensino em disciplinas da UECE, avaliando o uso da ferramenta Google Sites - Projetos ESI 1 e ESI 2.  Oficina de Web 2.0: Google Sites e Google Docs na Semana Universitária da UECE de  Projeto Piloto para o ensino de redação usando as ferramentas Google Site e Wet Paint na Escola Monsenhor Salazar, da rede pública, no município de Ibiapina/CE.

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31 IRILDE Iúta Rozania Águida Daniel Victor Ana Karoline Ícaro Lênin


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