A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CH 9 a 10/12/09 Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita (IRILDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CH 9 a 10/12/09 Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita (IRILDE."— Transcrição da apresentação:

1 I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CH 9 a 10/12/09 Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita (IRILDE – 2 fases)

2  Pesquisadoras  Iúta Lerche Vieira (coordenadora)  Rozania Maria Alves de Moraes(colaboradora)  Bolsistas de IC  Águida Maria Alencar Freitas (PIBIC-CNPq)  Daniel Victor Teixeira Parente (FUNCAP)  Ícaro Lênin Maia Malveira (IC-UECE)  Ana Karoline Saboia de Albuquerque (IC-UECE)  Mestrandos CMLA-UECE:  José Hipólito Ximenes de Sousa (2009-2011)  Franciclé Fortaleza Bento (2009-2011)  Ana Karoline Saboia de Albuquerque (2010-2012)

3  Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada Linha de Pesquisa: Leitura, Escrita e Multiletramentos  UECE: Resolução no. 3223-CEPE, de 03/07/09 – processo no. 08628605-6  Recomendado pelo Comitê de Letras e Lingüística do CNPq (3/07/07): processo 400504/2007-03, protocolo no. 6210995884223348  Apoio financeiro do CNPq: Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa MCT/CNPq 50/2006 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas  Relatório Técnico e Prestação de Contas ao CNPq: em 11/02/2009, protocolo no. 2302878681979323.

4  FASE 1 (2007-2009) Descrição/inventário  websites, portais, blogs, páginas pessoais_LM-LE  internet no ensino  letramento digital  composição escrita  hipertexto  termos/conceitos Letr_Digital  FASE 2 (2009-2011) Descrição/aplicação  ferramentas, aplicativos e softwares da Web 2.0  internet no ensino  letramento digital: comunicar, pesquisar publicar  escrita colaborativa  hipertexto multimodal

5  A explosão informativa da Internet e a importância estratégica de saber selecionar, usar e avaliar criticamente a informação.  Desafios enfrentados pela escola com a incorporação de novos letramentos, em especial a revalorização da escrita – base de todas as transações e práticas letradas através do computador.  Necessidade de agilizar a inserção do professor (um forte intermediador dos novos letramentos) e do pesquisador iniciante na cultura digital, apontando recursos disponibilizados na web.  Velocidade da mudança – web 1.0 > web 2.0 >web 3…

6 Fase 1  Realizar um inventário de fontes e recursos da Internet para orientar o professor e o pesquisador iniciante na seleção e avaliação crítica de informações online sobre ensino da composição escrita, desenvolvimento do letramento digital e conhecimento das propriedades e usos do hipertexto. Fase 2 Descrever e explorar ferramentas, aplicativos e softwares livres da Web2.0 para o ensino da escrita e o desenvolvimento do letramento digital nas dimensões – comunicar, pesquisar e publicar.

7 Fase 1  Identificar e descrever elementos da Internet aplicáveis ao ensino produtivo da escrita e ao desenvolvimento do letramento digital;  Reunir e organizar informações sobre aspectos da produção de textos/hipertextos e sobre letramento digital, úteis ao desenvolvimento da composição escrita em línguas estrangeiras e/ou materna;  Disponibilizar os resultados do projeto de forma online e publicar um catálogo sobre os recursos inventariados. Fase 2  Identificar ferramentas e aplicativos úteis a uma abordagem produtiva da compo- sição escrita do ponto de vista do ensino e da pesquisa;  Descrever recursos da Web 2.0 para criação de sites, blogs, wikis, ambientes de escrita online, apresentações colaborativas, planilhas, lousas virtuais etc.  Explorar recursos da Web 2.0 em situações de ensino e realizar oficinas para treinamento de professores, com função multiplicadora junto a seus alunos.

8  Diante do excesso de informação disponibilizado pela Internet, como apoiar o letramento digital do professor e a busca de recursos de qualidade para o ensino da escrita, integrado à compreensão teórica e prática do hipertexto? Fase 1  Que portais, sites, blogs e páginas pessoais poderiam contribuir para a prática e o ensino da escrita com tecnologia eletrônica?  Qual a localização (URL/Uniform Resource Locator), conteúdo informativo e possível aplicação pedagógica dos recursos e fontes digitais levantados?  Como esses dados podem ser organizados para o uso do professor de línguas e do pesquisador iniciante?

9 Fase 2  Que ferramentas da Web 2.0 poderiam ser usadas para desenvolver a escrita colaborativa? Quais as mais produtivas e interessantes para o ensino?  Que outros recursos da Web 2.0 oferece ao ensino e à pesquisa? Como funcionam na prática?  Como professores se apropriam de recursos da Web 2.0 e os incorporam ao ensino?

10  ARAÚJO e BIASI- RODRIGUES (ORG. 2005)  ARAÚJO (ORG. 2007)  BEZERRA (2007)  BOLTER (S/DATA)  BRUCE E COMSTOCK (2006)  BURBULES (2000)  BURNISKE (2000)  COSCARELLI e RIBEIRO (2005)  GOMES (2006 E 2007)  HENAO (2006)  JUNGWIRT e BRUCE (2002)  KAMIL (2000)  KRESS (2005)  LEU e DONALD (2000/2002)  NIELSEN (1996/1997)  PORTAL EDUCAREDE (2006/2007)  SNYDER (1997/1998/2000)  SOARES (1997)  TATE e ALEXANDER (1996)  VANSLYKE (2003)  VIEIRA (2004 E 2007)

11  ANSTEY e BULL (2006)  BERTOCCHI (2008)  JENKINS (2006)  JONES (2009)  VIEIRA (2009, no prelo)  MARINHO, S. P. Incorporando a Web 2.0 ao Currículo. Seminário Web no Currículo PUC /SP, 22 e 23/09/2008. http://web2curriculo.blogspot.com/search? updated-max=2008-09-23T10%3A34%3A00- 03%3A00&max-results=10  Blog Web 2.0 no Currículo http://web2curriculo.blogspot.com http://web2curriculo.blogspot.com  Formação de professores para EaD na WEB 2.0 ttp://sites.google.com/site/eaduniso/ttp://sites.google.com/site/eaduniso/  Entenda o que é a Web 2.0”. Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/folha/infor matica/ult124u20173.shtml Acesso 10/06/2006. http://www1.folha.uol.com.br/folha/infor matica/ult124u20173.shtml

12  Internet (em lugar do termo Web) entendida como espaço virtual em rede onde acessamos informações de portais, sites, blogs etc.  Letramento digital (LD) – Conhecimentos que permitem ao indivíduo participar de práticas letradas da era digital. Representa mais um nível de letramento: envolve habilidades de leitura/escrita em ambiente virtual, através de uma interface e tecnologias mediadoras - teclado, computador e softwares (Gomes, 2006).  Escrita – sentido de composição escrita, aspectos redacionais do texto no papel ou na tela.  Hipertexto - meio de informação que só existe on-line, produto textual típico da Internet (Snyder, 1997).  Organiza-se de forma não-linear. Suas informações ou segmentos relacionam-se através de pontos de ligação internos ou externos (links).  Estrutura composta de blocos de textos conectados por links eletrônicos, encorajando o leitor a se mover rápida e não seqüencialmente de um bloco de informação a outro.  Acomoda textos verbais, assim como sons digitalizados, gráficos, imagens, animação, vídeo e realidade virtual.  Construído parcialmente pelos autores e parcialmente pelos leitores (decidem o roteiro de leitura a seguir).

13  O termo Web 2.0 - segunda geração da World Wide Web.  Web colaborativa: o ambiente online torna-se mais dinâmico e os usuários colaboram nos conteúdos. Ex: wikipedia, criadores de sites, blogs e e outras ferramentas colaborativas.  O fato marcante da Web 2.0 é o deslocamento do centro de influência do computador pessoal para a rede enquanto “plataforma” de serviços.

14  LETRAMENTO DIGITAL  Blog Blogs – http://blogblogs.com.br/http://blogblogs.com.br/  Blogger – www.blogger.comwww.blogger.com  Espace Pédagogique – http://w3.u-grenoble3.fr/espace_pedagogique/http://w3.u-grenoble3.fr/espace_pedagogique/  Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais - http://iv.incubadora.fapesp.br/portalhttp://iv.incubadora.fapesp.br/portal  Página pessoal de Jakob Nielsen – www.useit.comwww.useit.com  Página pessoal de Luiz Fernando Gomes – http://www.uniso.br/EAD/FERNANDO/ttp://www.uniso.br/EAD/FERNANDO/  Página pessoal de Nicholas C. Burbules – http://faculty.ed.uiuc.edu/burbules/http://faculty.ed.uiuc.edu/burbules/  Página pessoal de Vera Lúcia Menezes – http://www.veramenezes.com/http://www.veramenezes.com/  Portal EDUCAREDE - www.educarede.org.brwww.educarede.org.br  Weebly – www.weebly.comwww.weebly.com  Wiki da Universidade de São Paulo - http://students.wikia.com/wiki/USPhttp://students.wikia.com/wiki/USP  ENSINO DA ESCRITA  International Reading Association (IRA) – www.reading.orgwww.reading.org  Internet Public Library (TEENSPACE) – www.ipl.org/div/teen/www.ipl.org/div/teen/  Página Pessoal de Daniel Cassany – www.upf.edu/pdi/dtf/daniel_cassany/www.upf.edu/pdi/dtf/daniel_cassany/  Portal MCE (UFRGS) – http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/portalmce.phphttp://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/portalmce.php  Read-Write-Think – www.readwritethink.orgwww.readwritethink.org  Revista Latinoamericana de Lectura – www.lecturayvida.orgwww.lecturayvida.org  The Purdue Online Writing Lab – http://owl.english.purdue.edu/http://owl.english.purdue.edu/  ESTUDOS DO HIPERTEXTO  Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE) – www.ufpe.br/nehtewww.ufpe.br/nehte  Página pessoal de Jutta Degener – http://kbs.cs.tu-berlin.de/~jutta/ht/writing/text.htmlhttp://kbs.cs.tu-berlin.de/~jutta/ht/writing/text.html

15 Corpus web 2.0 (11 ferramentas descritas) WIKI PBworks – www.pbworks.comwww.pbworks.com Wikidot – www.wikidot.comwww.wikidot.com ESCRITA ONLINE Equitext – www.equitext.pgie.ufrgs.brwww.equitext.pgie.ufrgs.br ABC - www.writeboard.comwww.writeboard.com ETC – Editor Texto Coletivo - http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/etchttp://homer.nuted.edu.ufrgs.br/etc gOFFICE - http://goffice.com/http://goffice.com/ CRIAR BLOG - WordPress.com – www.wordpress.comwww.wordpress.com CRIAR SITES Weebly – www.weebly.comwww.weebly.com Wetpaint - www.wetpaint.comwww.wetpaint.com Google Sites – http://sites.google.comhttp://sites.google.com COMPARTILHAR ARQUIVOS e OUTROS - Google Docs – http://docs.google.comhttp://docs.google.com

16  Fase 1: descrição por áreas - letramento digital, composição escrita (no papel e na tela) e estudos do hipertexto  Fase 2: descrição por tipo/função dos recursos  Descrição em 3 níveis de adentramento hipertextual (níveis de linkagem - Vieira, 2003, Relatório IRILDE, março 2008)  Revisão por pares: conteúdo, forma e função pedagógica do material  Uso funcional de elementos visuais nas descrições aprovadas: cores, ícones, logos

17 Metodologia_recursos visuais/ multimodais nas descrições Layout das descrições: Simplicidade; Usabilidade; Cores funcionais (triângulo no canto superior direito da página); Ícones para representar: Logo do site; Nacionalidade; Gratuidade ou não; Recursos multimídia exitentes (som, vídeos etc)

18  Título: nome/instituição  Endereço eletrônico  Tipo de recurso: portal, site, blog, página pessoal, ferramenta da Web 2.0  Domínio/tipo -.com/.org/.edu/.br  Língua/ Nacionalidade  Gratuidade  Recursos multimídia  Contato/email  Público-alvo: estudantes, professores, pesquisadores e público em geral  Conteúdo/foco: recursos instrucionais, desenvolvimento profissional, biblioteca de referência, recursos para o estudante, ferramentas da Web 2.  Links/atalhos  Data da descrição/acesso

19

20 20 recursos da Web 1.0 descritos (total de 31)

21  7 websites - 3 Ensino da Escrita, 3 LD e 1 Estudos do Hipertexto  5 portais - 3 Ensino da Escrita e 2 em LD  6 páginas pessoais – 1 Ensino da Escrita, 4 LD e 1 Estudos do Hipertexto  2 blogs- LD Mais…  1 Glossário com 187 termos do LD  Criação da página do projeto IRILDE http://iternetnoensino.weebly.comhttp://iternetnoensino.weebly.com  Apresentações em eventos, elaboração de artigos  1 livro em CD - Catálogo para professores e pesquisadores iniciantes (97 pg.)

22 11 recursos da Web 2.0 descritos (total de 31)

23  2 wiki (PBworks e Wikidot)  4 escrita online (Equitext, ETC, ABC,  gOffice)  1 p/ criar blog (Wordpress)  1 p/ compartilhar arquivos (Google Docs)  3 p/criar sites (Webbly, GoogleSites, Wetpaint)  Criação de 2 sites para fins de ensino em disciplinas da UECE, avaliando o uso da ferramenta Google Sites - Projetos ESI 1 e ESI 2.  Oficina de Web 2.0: Google Sites e Google Docs na Semana Universitária da UECE de 2009.  Projeto Piloto para o ensino de redação usando as ferramentas Google Site e Wet Paint na Escola Monsenhor Salazar, da rede pública, no município de Ibiapina/CE.

24

25

26

27

28

29

30

31 IRILDE http://internetnoensino.weebly.comhttp://internetnoensino.weebly.com Iúta iutalerche@gmail.comiutalerche@gmail.com Rozania r_de_moraes@hotmail.comr_de_moraes@hotmail.com Águida aguidafreitas@hotmail.comaguidafreitas@hotmail.com Daniel Victor victodaniel@gmail.comvictodaniel@gmail.com Ana Karoline karolinesaboia@gmail.comkarolinesaboia@gmail.com Ícaro Lênin knetuno@hotmail.comknetuno@hotmail.com


Carregar ppt "I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CH 9 a 10/12/09 Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita (IRILDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google