A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(11) 5589 0195 Educação Centrada no Aluno e na Aprendizagem tendências Idéias & &

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(11) 5589 0195 Educação Centrada no Aluno e na Aprendizagem tendências Idéias & &"— Transcrição da apresentação:

1 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Educação Centrada no Aluno e na Aprendizagem tendências Idéias & &

2 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Visão Geral da Apresentação Contextualizando a Universidade Conflito Ensino-Aprendizagem O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem Estratégias de Capacitação

3 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Contextualizando a Universidade

4 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Referencial Histórico 1200/1300 – Europa (Surgem universidades) 1500 – Europa (62 universidades) 1592 – Brasil (1a tentativa Jesuíta) 1636 - EUA (Harvard) 1920 – Brasil (UFRJ) 1934 – Brasil (USP) BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006

5 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Perfil da Universidade Brasileira BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Atrelada ao Estado (dinheiro x independência) Formação fragmentada (junção de escolas) Modelo profissionalizante francês 1980 – 45 públicas / 20 privadas (paralisação) 1990 – Impulso da iniciativa privada

6 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Situação Contemporânea BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 2005 – (ABMES) - 2013 IES 7o lugar mundial 1474 faculdades e institutos isolados 1388 – Privadas (68,95%) 625 – Públicas (31,05%) América Latina Brasil 9% acesso (ProUni) Meta 2010 (30%) Argentina 39% Chile 27%

7 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Conflito Ensino-Aprendizagem

8 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Grande Transformador BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Tecnologias de Informação e Comunicação

9 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Pressões para o Professor BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Aumento da Exigência Preparar aulas: –PowerPoint (data show) –Lousa Digital –Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) –Prontuários On-line Avaliações: –Cópia de Trabalhos (Internet) Condições de Trabalho: –Horistas –Falta de autonomia institucional Consequencias: –Falta de Tempo –Insegurança

10 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Situação do Aluno Aumento da Exigência: –Competição/ Mercado de trabalho –Grande gama de oferecimento de cursos/ Dúvidas –Fácil acesso à informação –Baixa Tolerância à frustração –Facilidade de consumo/ prazer Consequencias: –Falta de Tempo –Dificuldade de escolher –Insegurança

11 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Situação Institucional BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Dilemas –IES: Sustentabilidade X Lucro –Mercado de Trabalho X Ministério da Educação –Formação Abrangente X Específica? –Cliente X Aluno –Ensinar X Aprender –Autonomia X Dependência –Cursos: curta duração X longa –EaD X Presencial – Alunos desnivelados

12 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Conflito BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 AlunoProfessor Instituição Evasão

13 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem

14 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Abordagens BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Centrada nos Processos (Aprendizagem) Centrada na Pessoa (Alunos)

15 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Ensino Centrado na Aprendizagem BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p.4-11. Crítica ao Ensino Tradicional (estímulos aversivos) Fomentar a autoaprendizagem Estratégia de Aprendizagem Relação diretiva (comportamental) Condicionamentos Operante Controle de Estímulos Ensino (planeja e programar ação) Reforços positivos Avaliação comprovar se as competências foram adquiridas Ênfase no produto Burrhus F. Skinner (1904 – 1990) Abordagem Comportamental Palavra-chave: Condicionamento

16 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Ensino Centrado no Aluno Carl R. Rogers (1902 – 1987) Abordagem Relacional Palavra-chave: Relacionamento BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p.4-11. Tendência Atualizante (sensível) Fomentar a autoaprendizagem Crescimento humano Empatia (competência básica) Aceitação (não permissividade) Congruência Empowerment Avaliação (ênfase no processo ) Autoavaliação

17 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Estratégias de Resolução

18 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Harvard Business School Problem Based Learn (PBL) BERNI, LEV “A Busca por Diferenciais Competitivos: O Ensino Centrado no Aluno e na Aprendizagem”, Revista Momento do Professor, ano 2, número 4, primavera 2005, p.4-11. “Embora pareça ter sido m ganho, não o foi sem certa frustração do aluno. Minha grande frustração foi ter os melhores professores de administração do mundo, mas que ficavam, na maioria das aulas, simplesmente calados, quem falava eram os alunos, falar em aula era uma obrigação” Stephen Kanitz Mario Cortella

19 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Universidade na Universidade USP (PAD) Programa de Apoio ao Docente http://labdid.if.usp.br/~extensao/pad/atividades_pad.htm BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 UAM – (CAMILA) Curso de Especialização em Inovação na Gestão e na Didática do Ensino Superior http://www.sisgam.anhembi.br/camInicial.asp http://www.sisgam.anhembi.br/camInicial.asp Cursos de Capacitação (Universidade Corporativa)

20 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 PAD - USP BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Objetivo Geral Dotar os docentes de conhecimentos e habilidades que possibilitem o aperfeiçoamento e a inovação nas atividades de ensino de graduação. Atividades Curso Básico (20hs), palestras, mesa redondas Assessoria – material didático Implementação de EaD

21 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 CAMILA - UAM BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Competências Abordagem Resolução de Problemas Missão Institucional Interatividade Literatura, material didático diferenciado Avaliação continuada Metodologia Atividades Curso de Especialização EaD (360) Fórum (Presencial / On-line) Revista Científica

22 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Desenvolvimento de Competências BERNI, LEV “T&D em Educação Superior”In Gustavo Boog Manual de Treinamento e Desenvolvimento, SP: Pearson, 2006 Mobilização Competência Habilidades Conhecimentos Atitudes Aspectos Instrumentais Coeficiente Emocional Valores Visão de Mundo

23 berni@thotdh.com (11) 5589 0195 Obrigado berni@thotdh.com


Carregar ppt "(11) 5589 0195 Educação Centrada no Aluno e na Aprendizagem tendências Idéias & &"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google