A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tenho o direito de estudar e é dever da família me proporcionar isto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tenho o direito de estudar e é dever da família me proporcionar isto."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Tenho o direito de estudar e é dever da família me proporcionar isto.

4 Apenas Brincando (Autor desconhecido)

5 "Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos, Por favor, não diga que estou apenas brincando, Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.

6 Quando estou me fantasiando,arrumando a mesa e cuidando das bonecas. Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando. Porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Eu posso ser mãe ou pai algum dia.

7 Quando estou pintando até os cotovelos. Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila, Por favor, não diga que estou apenas brincando. Porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Estou expressando e criando Eu posso ser artista ou inventor algum dia.

8 Quando estou entretido com um quebra- cabeça ou com algum brinquedo na escola, Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras. Porque enquanto brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. Eu posso estar numa empresa algum dia.

9 Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos. Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira. Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças. Eu posso ser um chefe algum dia.

10 Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo. Por favor, não diga que estou apenas brincando. Eu estou aprendendo como meu corpo funciona. Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.

11 Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje. E eu digo: eu brinquei. Por favor, não me entenda mal. Por que enquanto eu brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho. Eu estou me preparando para o amanhã. Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.”

12 Dos Princípios e Fins da Educação Nacional Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

13  Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade;

14 1- matricular o filho na escola mais próxima de sua residência. 2- Ajudar a fazer o dever de casa. 3- fornecer material didático para suprir a necessidade dos filhos e cobrar para que este traga-os para a escola. 4- Acompanhar o boletim escolar. 5- participar de todas as reuniões de pais e mestres. Participe e dê sua opinião. 6- Conversar com os professores e dirigentes escolares. Pergunte dos índices, o que melhorou e o que se pode fazer para melhorar. Cobre uma Educação de qualidade. 7- Seja um parceiro da escola, contribua para que possa juntos desenvolver com os alunos uma educação com qualidade.

15 1 - Pergunte sempre: o que você aprendeu hoje? 2 - Dê o exemplo. Mostre como é legal ler e estudar. 3 - Descubra se ele tem alguma dificuldade de aprendizado ou de relacionamento. 4 - Informe-se sobre os problemas da escola e busque ajudar a solucionar. 5 - Faça elogios sinceros e reconheça o potencial dele. 6 - Jamais permita que ele abandone os estudos ou falte às aulas sem precisar. Não importa se seu filho estuda em escola pública ou particular, fique sempre atento. Cobre resultados e melhorias. Visitado em junho/2012

16 CRONOGRAMA DATARESPONSÁVELORIENTAÇÃO Apresentação do cronograma escolar18/02/2012 Coordenadora Pedagógica Apresentação do calendário escolar e livreto de normas da escola Palestra: Tenho o direito de estudar e é dever da família me proporcionar isto. 26/06/2012 Coordenadora Pedagógica Apresentação do Art. 2º da LDB 9394/96 para reflexão das famílias. - leitura reflexiva do texto: Apenas brincando. Palestra de sensibilização: Tenho necessidades. Mãe me ajuda a estudar 31/08/2012 Coordenadora Pedagógica e professora da turma. Apresentação de um vídeo de reflexão: “semeie sempre”. -Apresentação das principais dificuldades das crianças na sala de aula e como a família pode ajudar Palestra de motivação: A família participando do meu aprendizado 10/08/2012 Coordenadora Pedagógica e professora da turma. - Trazer a família para a escola e cada familiar estará orientando o filho a realizar uma tarefa. - fazer a reflexão sobre as tarefas realizadas. Dia da família na rotina da escola. 31/08/2012 Coordenadora Pedagógica e professora da turma. - Reunir as mães na escola para que ajudem no dia-a-dia das crianças na escola: Contado história no recreio, servindo o lanche, ajudando a professora na sala, brincando no pátio com as crianças, etc.

17  A professora dá as regras e os pais executam para melhorar o aprendizado. 28/09/2012 Professora da turma. - Solicitar dos pais a rotina de cada criança em casa para a professor gerar estratégias de aprendizagem para os alunos. - Os pais serão orientados a vir à escola para seguir as orientações da professora com os filhos em casa. A professora dá as regras e os pais executam para melhorar o aprendizado. 28/09/2012 Professora da turma. - Solicitar dos pais a rotina de cada criança em casa para a professor gerar estratégias de aprendizagem para os alunos. - Os pais serão orientados a vir à escola para seguir as orientações da professora com os filhos em casa. Dia da leitura na escola 31/10/2012 Professora da turma. - As crianças farão o dia da leitura recebendo os pais para ler para estes. Textos reflexivos, poemas, historinhas entre outros textos. Dia da escrita na escola 30/11/2012 Professora da turma. - As crianças farão junto com os pais carta, cartões, convites, cartazes, bilhetes, juntos farão a apresentação das suas criações para os demais colegas. Encerramento das atividades escolares e dos projetos. 15/12/2012 Coordenadora Pedagógica, diretora e professora da turma - Promover um dia lúdico na escola com a participação das famílias onde as crianças orientam os pais a realizar jogos e brincadeiras do seu cotidiano na escola. - Certificar as crianças que se destacaram nos projetos desenvolvidos pela escola. Soletrando, feirinha de Ciências, etc. - Oferecer um lanche de confraternização organizado pelos pais e alunos.

18 A Educação é dever da mãe... A Educação é dever do pai... A Educação é dever da família! O casal tem que propiciar boas condições para a aprendizagem, bem como interagir com os filhos no dia a dia escolar. Projeto: “Família aprendendo junto”


Carregar ppt "Tenho o direito de estudar e é dever da família me proporcionar isto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google