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PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

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Apresentação em tema: "PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Metodologia Exclusiva

2 OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO
Esta apresentação tem como objetivo apresentar o produto “Análise da Concorrência” da FOCAL Pesquisas, destacando os seus diferenciais.

3 “Supere seu oponente por meio do cálculo” Sun Tzu, A arte da Guerra
PALAVRAS INICIAIS “Não há nada mais estimulante que ser atacado sem sofrer qualquer dano”. Winston Churchill “Há numerosas razões bem documentadas que explicam por que as empresas automotivas do Japão penetraram com sucesso no mercado dos Estados Unidos, especialmente durante os anos 70. Uma razão importante, no entanto, é o fato de que eram muito melhores que as empresas americanas na execução da análise da concorrência.” David Halberstam “Supere seu oponente por meio do cálculo” Sun Tzu, A arte da Guerra

4 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
BASE TEÓRICA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA A análise deve concentrar-se na identificação de ameaças, oportunidades ou incertezas estratégicas criadas por movimentos, fraquezas e forças da concorrência, tanto emergentes quanto potenciais. A análise da concorrência inicia com a identificação dos concorrentes atuais e potenciais. Há duas formas muito diferentes de se identificar os concorrentes atuais. A primeira considera a perspectiva do consumidor que necessita fazer escolhas dentre os concorrentes. Dessa forma, os concorrentes são agrupados conforme o grau de sua competição pela escolha do comprador. A segunda abordagem tenta colocar os concorrentes em grupos estratégicos com base em sua estratégia competitiva

5 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
BASE TEÓRICA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA Após a identificação dos concorrentes, o foco é transferido para o esforço em compreendê-los e a compreender suas estratégias. É de particular interesse a análise das forças e fraquezas de cada concorrente ou de cada grupo estratégico de concorrentes.

6 PRINCIPAIS DÚVIDAS PRINCIPAIS DÚVIDAS DE QUEM SOLICITA O PRODUTO “ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA”. Contra quem normalmente estamos concorrendo? Quem são nossos concorrentes mais intensos? Qual a sua estratégia de imagem e posicionamento? Quais são as forças e fraquezas de cada concorrente? Quais são as suas vantagens competitivas sustentáveis?

7 METODOLOGIA METODOLOGIA A metodologia da FOCAL Pesquisas, para o produto “ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA”, apresenta as seguintes etapas: Auditoria de Informações Questionário Coleta de dados Tabulação e análise de dados Relatórios Apresentação pessoal dos resultados Assessoria mercadológica

8 1. AUDITORIA DE INFORMAÇÕES
METODOLOGIA 1. AUDITORIA DE INFORMAÇÕES Nesta etapa, buscamos entrevistar diversos profissionais da empresa, fornecedores, clientes, especialistas do setor, entre outros interessados no assunto. Desta forma é possível fazer um rápido entendimento da dinâmica do setor. Complementando, buscamos realizar uma extensa pesquisa nos dados secundários, tanto da Central de Inteligência da FOCAL Pesquisas, como de outras fontes.

9 METODOLOGIA 2. QUESTIONÁRIO A elaboração do questionário é uma das principais etapas de um processo de pesquisa mercadológica, pois o resultado final depende dele. Portanto, a FOCAL Pesquisas busca, através de uma metodologia própria, elaborar um questionário ajustado para o segmento de competição no qual a empresa está inserida, considerando o linguajar próprio do segmento. Ao final, o cliente aprova o questionário desenvolvido e damos início à etapa de coleta de dados.

10 METODOLOGIA 3. COLETA DE DADOS A coleta de dados é uma etapa onde estão contempladas as seguintes tarefas: - Estudo e adequação do instrumento de coleta de dados anterior (se houver) - Desenvolvimento do novo instrumento de coleta de dados (questionário em papel ou eletrônico) - Definição do plano amostral para o estudo - Identificação da melhor forma de coleta de dados - Treinamento da equipe encarregada pela coleta de dados - Coleta de dados, crítica e supervisão

11 4. OPERAÇÃO: DIGITAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE
METODOLOGIA 4. OPERAÇÃO: DIGITAÇÃO, TABULAÇÃO E ANÁLISE Após termos a coleta de dados finalizada, damos início à digitação dos dados (caso a coleta não seja realizada em formato eletrônico), para posterior tabulação e análise. Esta é uma etapa de desenvolvimento interno da FOCAL Pesquisas, onde o cliente perceberá uma grande vantagem competitiva, pois a FOCAL possui uma equipe de analistas de mercado, formados em administração de empresas, com especialidade em marketing.

12 METODOLOGIA 5. RELATÓRIOS A apresentação das informações mercadológicas é um dos principais pontos fortes da FOCAL. Seus relatórios apresentam uma ampla gama de análises, apresentado de forma simples, gerando um fácil entendimento das mesmas. Cada relatório vem acompanhado de um plano de ação, com o parecer técnico dos procedimentos que a empresa deverá tomar.

13 6. APRESENTAÇÃO PESSOAL DOS RESULTADOS
METODOLOGIA 6. APRESENTAÇÃO PESSOAL DOS RESULTADOS Juntando as análises, conclusões, pareceres da consultoria e dados qualitativos e quantitativos, faremos pessoalmente uma apresentação dos resultados para a equipe interna (diretores, gerentes, etc) da empresa e convidados (se for o caso). Uma apresentação de fácil assimilação, que enfoca os principais pontos do trabalho, com ênfase nas questões prioritárias e práticas.

14 7. ASSESSORIA MERCADOLÓGICA
METODOLOGIA 7. ASSESSORIA MERCADOLÓGICA Ao final da apresentação, agendamos workshops para desenvolver os planos de ação, para dar o “pontapé inicial” no projeto “Análise da Concorrência”. Esta é uma etapa muito importante, pois é onde normalmente os clientes apresentam dificuldades no processo, ou seja, na aplicação dos pareceres do relatório apresentado na sua empresa. Com esta sendo desenvolvida, a FOCAL Pesquisas fica na obrigação de transformar a estratégia sugerida no desenvolvimento de planos de ação.

15 FORMAS DE CONTATO COM A FOCAL
CONTATOS FORMAS DE CONTATO COM A FOCAL Av. Osvaldo Aranha, 308 Sala H. Porto Alegre – RS Telefone: (051)


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