A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO DE PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY Professora ANTONIA MARIA NAKAYAMA

2 VIGOTSKY, SUA FAMÍLIA E SUA REGIÃO
Nascimento: 12/11/1896 – Bielarus – União Soviética Família judia – 2º de 8 irmãos, pai chefe de Banco e mãe professora Viveu em Mensk – em ambiente intelectual, literário, reflexivo - até 1924 Até 15 anos estudou em casa com tutores Ingressou na escola secundária e depois na Universidade de Moscou (Direito) - U. Popular de Shanyavskii (Histórias e Filosofia) e em Moscou e Kharkov (Medicina).

3 BIELARUS BIELORÚSSIA Situação política instável.
Região sitiada por vários exércitos e bandidos. Perseguição aos judeus (Gomel - em Pale - território judeu na Rússia czarista) Guerra civil. Guerra contra aliados ocidentais. Ocupação pelos alemães. Primeiras reformas agrárias. Crise econômica.

4 A OBRA DE VYGOTSKY E SEU CONTEXTO
Pode-se afirmar que V. “cruzou como uma fúria veloz” pela densidade e agudeza de um intenso trabalho desenvolvido numa curta vida. Ricardo Baquero *5/11/1896 a 10/06/1934 – 37 anos) Família com fortes inquietudes e tradições culturais. Situação de defesa e luta contra a discriminação e por um lugar no social. Identificação e participação consciente com movimento revolucionário e de luta pela justiça social que se propunha emancipar o ser humano. Guillermo Arias Beatón

5 ANTES DE 1924 MOSCOU Estudioso e crítico da arte Estudos críticos de Psicologia Escreve imaginação e criatividade Estudos da Filosofia e da Ciência Escreve significativo histórico da crise da Psicologia Escreve História e gêneses das funções psíquicas superiores Mestre de Educação Artística Trabalhos e estudos críticos da educação Escreve Crise de 7 anos – problema do entorno e domínio da conduta Professor de Psicologia para mestres Reescreve Psicologia da arte Escreve teoria das emoções Escreve primeira versão da arte Escreve e publica Psicologia Pedagógica Escreve acerca dos sistemas psicológicos Escreve Consciência como problema da Psicologia Escreve Pensamento e Linguagem Escreve o problema da idade Formação básica, artística, humanista e vivências práticas, insatisfação com a Psicologia existente. *Guillermo Arias Beatón Estudos críticos e sistematização do conhecimento Psicológico. Programa de trabalho. Propostas de soluções da saída da crise da Psicologia. Estudos críticos mais específicos. Trabalho inconcluso.

6 .Mestre na escola Trabalhista Soviética
ATUAÇÃO PROFISSIONAL De 1917 a 1924 em Gomel .Líder cultural – Chefe da Seção de teatro do Dep. de Ed. Popular de Gomel – Seção de teatro no jornal local) .Mestre na escola Trabalhista Soviética e Colégio Pedagógico (laboratório de pesquisas) .Co-fundador da Editora Eras e Dias (escassez de papel) .Palestras sobre educação .Grande estudioso da literatura de Psicologia e educação.

7 Entre 1922-26 – dedica-se à educação
Entre – dedica-se à educação *ensino da literatura e uso da tradução na compreensão da linguagem *educação das crianças com deficiência 1924 *2º Congresso de Psiconeurologia, Leningrado – consciência como objeto de investigação *muda para Moscou compondo o “troika” com Luria e Leontiev *sobre genuína base marxista propõe novo sistema psicológico em franca ruptura com o behaviorismo 1925 *conclui sua tese sobre a Psicologia da Arte *já diferencia as Funções Psicológicas Inferiores e Superiores e o papel da mediação no seu desenvolvimento *internação por Tuberculose * redige “O significado histórico da crise da Psicologia” - sobre a evolução do conhecimento humano *antes de tomar a fala e o pensamento de crianças como objeto de estudo *Troika - História do desenvolvimento das funções psicológicas superiores 1934 * Pensamento e linguagem – após 10 anos de pesquisa *os significados das palavras evoluem na idade infantil *descobrir o curso do desenvolvimento dos conceitos científicos na criança *natureza psicológica da linguagem - escrita como função independente da fala e sua relação com o pensamento *comprovar a natureza psicológica da fala interna e sua relação com o pensamento

8 “A aranha executa operações que lembram as de um tecelão e as caixas que as abelhas constroem no céu poderiam envergonhar o trabalho de muitos arquitetos. Mas o pior arquiteto difere da mais hábil abelha desde o princípio, pois antes de ele construir uma caixa de tábuas, já a construiu em sua cabeça. No término do processo de trabalho, ele obtém um resultado que já existia em sua mente antes que ele começasse a construir. O arquiteto não apenas muda a forma dada a ele pela natureza, dentro dos limites impostos pela natureza, mas também leva a cabo um objetivo seu que define os meios e o caráter da atividade ao qual ele deve subordinar sua vontade”. (Karl Marx, O capital, p.3)

9 FATOS, PROPOSTAS E HIPÓTESES SIGNIFICATIVOS POSSIVELMENTE VIVENCIADOS POR VYGOTSKI Guillermo Arias Beatón Cruéis condições de exploração Atmosfera fantasticamente estimulante de uma sociedade em movimento ativo Programa de educação popular da Revolução de Outubro Concepções do materialismo dialético e histórico, desenvolvido por Marx e Engels Desenvolvimento da Psicologia Científica

10 DINÂMICA DAS CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
A educação e o desenvolvimento. A construção do sujeito Genético e fisiológico BIOLÓGICO SOCIAL E CULTURAL Relações interpessoais, objetos, significados, símbolos e signos. Guillermo Arias Beatón


Carregar ppt "PSICOLOGIA SOCIOHISTÓRICA DE LEV SEMYONOVICH VIGOTSKY"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google