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Avaliação Trienal 2007-2009 Matemática, Probabilidade e Estatística UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

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Apresentação em tema: "Avaliação Trienal 2007-2009 Matemática, Probabilidade e Estatística UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

2 Proposta do Programa Área de ConcentraçãoLinhas de Pesquisa Geometria DiferencialGeometria das Subvariedades; Teoria Geométrica do Controle; Geometria Intrínseca Matemática AplicadaOtimização Contínua; Otimização Discreta; Processamento de Sinais ÁlgebraTopologia dos Grupos Finitos EstatísticaReconhecimento Estatístico de Padrões

3 Infra-Estrutura O programa dispõe de espaço adequado para o seu corpo docente, com 36 gabinetes climatizados, equipados com computadores com configuração atualizada e acesso à internet via cabo e wireless; 1 auditório com 40 lugares; Biblioteca especializada com publicações relevantes e atualizadas em todas as áreas de interesse do programa. 1 secretaria de pós-graduação completamente equipada como escritório; 1 sala de impressão digital e café; Acesso de Internet wireless em todo o edifício e vizinhança; 2 laboratórios de informática (sendo um em construção, compartilhando um novo prédio com o departamento de estatística) 2 salas com gabinetes individualizados para alunos de Pós-Graduação acopladas ao laboratório de informática; 2 salas para alunos de iniciação científica acopladas ao laboratório de informática.

4 Infra-Estrutura Projetos financiados viabilizam a pesquisa, o intercâmbio com outras instituições, aquisição de equipamentos e a ampliação de espaço físico e de acervo bibliográfico: –PRONEX/FAPEAM/CNPq –Casadinho/CNPQ (UFAM-UnB-UFC) –PROCAD/CAPES (UnB-UFAM-UFPA) –Centro Nacional de Ciência e Tecnologia/CNPq (centro em desenvolvimento) –CT-Infra/FAPEAM –2 projetos de pesquisa Edital CT-Amazônia –2 projetos de pesquisa Edital Universal

5 Plano de Desenvolvimento O Programa concentrará esforços no sentido de absorver o Curso de Doutorado que no memento funciona em associação ampla UFAM/UFPA. Ampliação da infra-estrutura física através da construção de um novo prédio com 3 pavimentos usando recursos do projeto CT-Infra/FAPEAM (a ser compartilhado com outro programa de pós-graduação do Instituto de Ciências Exatas) e também de um novo laboratório de informática no novo prédio do Departamento de Estatística Realização de eventos científicos de alcance nacional e internacional nas áreas de Geometria diferencial, Matemática aplicada e Estatística Contratação de novos pesquisadores através da realização de concursos públicos Ampliação do intercâmbio científico com outros centros de pesquisa, recebendo a visita de pesquisadores e incentivando o afastamento dos docentes do programa para a realização de pós-doutoramentos e estágios de pesquisa.

6 Plano de Desenvolvimento Ampliação do corpo discente – Realização de cursos de nivelamento em outras cidades, ministrados por professores credenciados pelo programa –Criação de novas disciplinas de nivelamento, como álgebra linear e introdução à Probabilidade Construção e ampliação de laboratórios e acervo bibliográfico

7 Corpo Docente NomeTipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) Celso Rômulo Barbosa Cabral CPP-MM2000 Cícero Augusto Mota Cavalcante PPPMMM19992 Flávia Morgana de Oliveira Jacinto -PP-MM2007 Ivan de Azevedo TribuzyPPPMMM1978 José Kenedy MartinsPPPMMM1999 Renato de Azevedo Tribuzy PPPMMM19781C Roberto Cristóvão M Silva CPP-MM2006 Sheila Campos ChagasPPPMMM2005

8 Corpo Docente NomeTipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) Alfredo Wagner Martins Pinto PCCM Amazoneida Sá Peixoto Pinheiro C José Cardoso NetoCC José Raimundo Gomes Pereira CCC-MM2001 Mario Salvatierra JúniorCCC Nilomar Vieira de Oliveira CCCMMM2005 Victor Jose A Ayala BravoVVVMMM1989

9 Corpo Docente Bolsistas de Produtividade do CNPq: 1A1B1C1D2 Matemática e Estatística 1 Outros Comitês 1

10 Corpo Discente - Teses e Dissertações Mestrado Número de alunos Graus concedidos no periodo Tempo mediano de titulação Orientadores credenciados (número) meses meses meses11 Doutorado Resultados de formação de mestres e doutores: No cálculo do tempo mediano de titulação levou-se em conta os períodos de licença. Sem orientações 1 orientação2 orientações3 orientações4 ou mais orientações Mestrado13512 Doutorado Distribuição das orientações no corpo docente (concluídas em 2007, 2008, ou 2009):

11 Corpo Discente - Teses e Dissertações Publicações ocorridas entre 2004 e 2009 (inclusive) resultantes de teses ou dissertações : AlunoDefesa (ano)RevistaQualisPublicação (ano)

12 Produção Intelectual Dados da produção bibliográfica do corpo docente permanente publicada no periodo: A1A2B1B2B3B4B5Número de docentes permanentes Observações: (i) a produção do professor visitante Victor Ayala consta desta tabela, pois o mesmo participou do programa por mais de 1 ano. (ii) Uma das publicações no estrato B2 está na área de ciência da computação.

13 Distribuição da produção bibliográfica no corpo docente permanente no periodo: Sem publicações 1 a 2 artigos3 a 4 artigos5 ou mais artigos 3331

14 Inserção Social O programa já formou 50 mestres em matemática, criando uma perspectiva impar de desenvolvimento científico da região norte uma vez que atua pioneiramente na capacitação de recursos humanos para uma área do país com singularidades socio- econômica e geográfica. A maioria dos mestres realizaram ou estão realizando doutorado e atuam nas instituições de ensino superior públicas e particulares do Amazonas e de outros estados 17 egressos do programa são professores da UFAM atualmente, sendo 9 no departamento de matemática, 2 no de estatística e 6 em campi no interior do estado do Amazonas 13 egressos são professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) 1 egresso é professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) 2 egressos são professores do departamento de matemática da Universidade Federal de Roraima (UFRR) 1 aluna egressa é professora do departamento de matemática da UnB 12 egressos estão cursando doutorado em diversas instituições públicas no país. Em programas de matemática temos: 2 no programa da UFAM/UFPA, 1 na UFRJ, 1 na UnB, 1 na UFC, 1 na UNICAMP e 1 na UFPB

15 Inserção Social Devido as condições geográficas e sócio econômicas desta região, nosso programa tem importância altamente relevante para a qualificação científica de profissionais de educação, de pesquisa e da indústria local. Os egressos do Programa têm desenvolvido atividades de iniciação científica nas cidades onde agora trabalham, promovendo uma preparação para a pós-graduação em Matemática. O Programa tem qualificado além dos discentes da capital, uma demanda crescente proveniente do interior do Amazonas e de outros estados.

16 Inserção Social O Programa promoveu nos últimos 4 anos 5 eventos científicos internacionais e mantém um fluxo contínuo de pesquisadores que visitam a UFAM com o objetivo de colaborar cientificamente. Em 2007, 2008 e 2009 recebeu 121 visitas de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Este intercâmbio propiciou, além de pesquisas com os grupos locais, minicursos e palestras. O Programa mantém atualizado uma página na internet disponibilizando todas as informações de interesse acadêmico ou científico sobre as suas atividades.

17 Publicações em Periódicos Competitivos da Área Alencar, H., Do Carmo, M. and Tribuzy, R.A. A Hopf Theorem for ambient spaces higher than three. J. Diff. Geometry. (A1 - Aceito) Eschenburg J., Ferreira, M. and Tribuzy, R.A.. Characterization of the CP2 and Q3. J. Diff. Geometry. (A1 - Aceito) Ayala, V., Rodriguez J. and San Martin L. Optimality on homogeneous space and the angle system associated with a bilinear control system. SIAM Journal on Control and Optimization, v. 48, p , (A1) Basso, R., Lachos, V.H. and Cabral, C. R. B., Robust Mixture Modeling Based on Scale Mixtures of Skew-Normal Distributions. Computational Statistics & Data Analysis (A2- Aceito) Cabral, C.R.B., Bolfarine H. and Pereira, J.R.G. Bayesian Density Estimation Using Skew Student-t-Normal Mixtures. Computational Statistics & Data Analysis, v. 52, p , (A2) Alencar, H., Do Carmo, M. and Tribuzy, R.A. A theorem of H. Hopf and the Cauchy Riemann inequality. Communications in Analysis and Geometry, v. 15, p , (B1)

18 Publicações em Periódicos Competitivos da Área Alencar H., Do Carmo, M., Fernández I. and Tribuzy, R.A. A theorem of H. Hopf and the Cauchy Riemann inequality II. Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, v. 38, p , (B1) Tribuzy, I. A.. Isosceles Triangles in Riemannian Geometry - A Characterization of the n-Sphere. Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, v.38, p , (B1) Jacinto, F.M.O and Scheimberg, S. Duality for generalized equilibrium problem. Optimization, v. 57, p. 795 – 805, 2008 (B1) Silva, R.C.M.; Ferreira, O. P. ; Cruz Neto, J. X.Da ; Oliveira, P. R. Central Paths in Semidefinite Programming, Generalized Proximal-Point Method and Cauchy Trajectories in Riemannian Manifolds. Journal of Optimization Theory and Applications, v. 139, p , (B1)

19 Projeção e Inserção Internacional O Projeto PRONEX aprovado em 2009 tem a Universidade de Augsburg da Alemanha como instituição participante e Jost Escherburg como um dos pesquisadores principais Os docentes do programa também mantêm cooperações com professores da Universidade de Lüback na Alemanha, de Lisboa em Portugal entre outras. O prof. Victor Ayala da Universidade Católica do Norte de Antofagasta, Chile, atuou como professor visitante no programa, orientou teses de doutorado e supervisionou estágios de pós- doutorado de estudantes e doutores ligados a sua universidade. Abel Delgado após concluir o seu doutorado na Universidade de Aubury nos Estados Unidos, visitou o programa e submeteu um pedido de bolsa de pós-doutorado a FAPEAM para trabalhar sob a supervisão do prof. Cícero Mota.

20 Projeção e Inserção Internacional O prof. Renato Tribuzy visitou a convite o International Centre for Theoretical Physics na Itália, a Universidade de Lisboa em Portugal e a Universidade de Augsburg. Participou como palestrante convidado da Conference on Differential Geometry in Honor to Jost Eschenburg, realizada em Augsburg. Participou também como conferencista convidado no Encontro de Matemática Brasil – França, realizado no IMPA

21 Projeção e Inserção Internacional Os docentes do programa participaram da coordenação e do corpo científico dos seguintes eventos internacionais: Reunião da EMALCA da Amazônia realizada em Manaus, coordenada pelo prof. Cícero Mota, com numerosa participação de Matemáticos da América Latina. Simpósio Internacional Lie Algebras, their Representations and Applications IV) realizado em Manaus, coordenado localmente pela prof. Sheila Chagas. II Simposio de Geometria Diferencial - Homenagem a Ivan Tribuzy, realizado na UFAM, coordenado pelo prof. Cícero Mota.

22 Outras Informações A CAPES autorizou a criação do Curso de Doutorado UFAM/UFPA em colaboração ampla a partir de Este curso contribuirá decisivamente para o nível de qualificação dos recursos humanos da região. Os recursos aprovados pelo projeto CT-Infra/FAPEAM possibilitarão um aumento expressivo do espaço físico disponível para o Programa. Recursos provenientes de emenda parlamentar possibilitarão o melhoramento e expansão dos laboratórios.

23 Outras Informações Critérios de Credenciamento de Docentes Critério MínimoPublicação ou Aceite Credenciamento como membro permanente2 artigos em 3 anos Credenciamento como membro colaborador1 artigo nos últimos 3 anos Credenciamento de orientadores do programaPublicação trienal mínima de 1 artigo

24 Informações Complementares Em relação ao triênio anterior, o Programa atendeu à recomendação da CAPES, aumentando significativamente a produção científica e promovendo a melhor distribuição desta em seu corpo docente. Foram publicados 8 artigos em periódicos nos estratos A1, A2 e B1. O Programa neste triênio também melhorou o número de titulações, tendo titulado 24 mestres no triênio. O Programa tem boas perspectivas de expansão de seu corpo docente. Os Departamentos de Matemática e Estatística estão realizando concursos nas diversas áreas do programa. Além disso, está articulando a contratação de dois professores visitantes na área de Geometria e Topologia.

25 Quadro Resumo de Indicadores PQ1 = (A1+A2+B1)/DP=9/8,33 PQ2 = (A1+A2+B1+B2+B3)/DP=18/8,33 PQ3 =(A1+A2+B1+B2+B3+B4+B5)/DP=20/8,33 onde A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 = número de artigos publicados pelos docentes permanentes no triênio em revistas do respectivo estrato do Qualis; DP = número (médio) de docentes permanentes no triênio=9. AP1 = AC/DP =17/8,33 (produtividade na área de concentração) AP2 = (AQ-AC)/DP=3/9 (produtividade em tópicos de aplicações) onde AC = número total de artigos publicados no triênio em revistas “core” da área (Matemática ou Estatística) de concentração do Programa; AQ = número total de artigos publicados no triênio em revistas do QUALIS; DP = número (médio) de docentes permanentes no triênio. PF = (M/OM + 2,5 D/OD) = 2,48, onde M = número de mestres formados no triênio = 24 OM = número (médio) de orientadores credenciados para o Mestrado = 10 D = número de doutores formados no triênio OD = número (médio) de orientadores credenciados para o Doutorado PQ1PQ2PQ3AP1AP2PF 1,082,162,402,040,362,40


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