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Aline da Silva Alves Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de.

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1 Aline da Silva Alves Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação

2 Metodologia do Curso Objetivos Interação Humano-Computador Design de Interação Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação

3 Metodologia Introdução à Usabilidade – Bruno Apresentação – Aline 09/04 - Terça 09:00h 12:00h 13:00h 16:00h Exercício – Cláudio 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h

4 Metodologia Introdução à Usabilidade – Bruno Apresentação – Aline 09/04 - Terça 09:00h 12:00h 13:00h 16:00h Exercício – Cláudio 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h

5 Metodologia Introdução à Acessibilidade – Carol 10/04 - Quarta 09:00h 12:00h 13:00h 16:00h Design – Bruno Implementação Tecnológica – Carol 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h

6 Metodologia 11/04 - Quinta 12:00h 13:00h 16:00h Avaliação Qualitativa – Denise 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h Carolina Sacramento - Graduada em Informática e Tecnologia da Informação pela UERJ. - monografia: Avaliação de acessibilidade em páginas web. - Atua no desenvolvimento e suporte de sites e sistemas para web desde 2006 e fui responsável pela acessibilidade no desenvolvimento do Portal da Casa de Oswaldo Cruz.

7 Metodologia Hélio e Luciana Arquitetura da Informação Wireframes Boas práticas de comunicação na web 11/04 - Quinta 09:00h 12:00h 13:00h 16:00h Avaliação Qualitativa – Denise 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h

8 Metodologia 11/04 - Quinta 12:00h 13:00h 16:00h Avaliação Qualitativa – Denise 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h Hélio Eduardo Lopes - Arquiteto de Informação na Casa de Oswaldo Cruz desde out/ Graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela ESPM Rio - Pós-graduado em Ergodesign e Arquitetura de Informação pela PUC - rio - Pós-graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá - Atua como arquiteto de informação há quatro anos, com passagens pelas agências digitais Tangerina e Kaus, além da rede social Melody Box Atuou - como redator publicitário por quatro anos, desenvolvendo campanhas publicitárias e institucionais na Ediouro Atuou como coordenador de marketing por três anos no segmento de quadrinhos brasileiros na Ediouro

9 Metodologia Hélio e Luciana Arquitetura da Informação Wireframes Boas práticas de comunicação na web 11/04 - Quinta 09:00h 12:00h 13:00h 16:00h Avaliação Qualitativa – Denise 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h

10 Metodologia 11/04 - Quinta 12:00h 13:00h 16:00h Avaliação Qualitativa – Denise 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h Denise Nacif Pimenta - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) - Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) - Doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz (2008) com tese intitulada Disseminação de informação sobre dengue: o ergodesign no desenvolvimento e avaliação de material multimídia para educação em saúde. - Pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/ Fiocruz) e ICICT/Fiocruz - Foi uma dos vencedores do concurso Young Voices in Research for Health do Global Forum for Health Research em 2007.

11 Metodologia Engenharia Semiótica – Aline Exemplos reais de aplicação de testes – Todos 12/04 - Sexta 09:00h 12:00h 13:00h 16:00h Exercício: Teste de usabilidade final. O que aprendemos? – Cláudio Discussões: laboratório de usabilidade e acessibilidade Fiocruz – Aline Encerramento 10:00h 10:20h 14:10h 14:30h

12 Introduzir conceitos de design centrado no usuário, usabilidade e acessibilidade Objetivo “ ”

13 Apresentar métodos e técnicas para concepção de interfaces de sites e software; Objetivo “ ”

14 Identificar problemas (avaliação) e implementar melhorias de usabilidade e acessibilidade em sites web. Objetivo ” “

15 Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação

16 Interação Humano -Computador Interação Humano-Computador (IHC)

17 Interação Humano -Computador Interação Humano-Computador (IHC) Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura

18 Interação Humano- Computador Interação Humano-Computador (IHC) Hardware Software Custo Mobilidade conexão Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura

19 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Meios Contexto Físico Hardware Software Custo Mobilidade conexão Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura

20 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Meios Contexto Físico Hardware Software Custo Mobilidade conexão Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura

21 Interação Humano-Computador (IHC) Valores Conheciment o Objetivos Preferências Limitações Hardware Software Cust o Mobilidade Conexão Meios Contexto Físico Cultura

22 Surgimento: anos 80 Área da ciência da computação Evolução: rápida expansão atraindo profissionais de muitas outras disciplinas e incorporando diversos conceitos e abordagens. Interação Humano-Computador (IHC) “ ”

23 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas: Interação Humano-Computador (IHC)

24 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas: Interação Humano-Computador (IHC)

25 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas: Interação Humano-Computador (IHC)

26 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas: Interação Humano-Computador (IHC)

27 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas: Interação Humano-Computador (IHC)

28 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas: Interação Humano-Computador (IHC)

29 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas: Interação Humano-Computador (IHC)

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32 Foco original e permanente de IHC = conceito de usabilidade. Slogan inicial "fácil de aprender, fácil de usar". " Interação Humano-Computador (IHC)

33 “Evolução do slogan: divertido bem-estar, eficácia coletiva estética, criatividade, desenvolvimento humano entre outros Interação Humano-Computador (IHC)

34 Foco inicial: Foco atual: Computação social e organizacional Acessibilidade para idosos Pessoas com deficiências cognitiva e fisica TODAS AS PESSOAS Comportamento do usuário individual e genérico Interação Humano-Computador (IHC)

35 O Design de interação na Interação Humano- Computador... Interação Humano-Computador (IHC)

36 ? O Design de interação na Interação Humano- Computador... Interação Humano-Computador (IHC)

37 "Design de Interação » “formar” coisas digitais para uso das pessoas" O Design de interação na Interação Humano- Computador... Interação Humano-Computador (IHC)

38 Como “formar” coisas digitais ? O Design de interação na Interação Humano- Computador... Interação Humano-Computador (IHC)

39 Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação

40 IHC IHCIHC IHCIHC IHCIHC Desing de Interação – Ciclo de vida SW

41 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHCIHC IHCIHC IHCIHC Desing de Interação – Ciclo de vida SW

42 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Análise da situação atual » Quais dados coletar » De quem coletar dados » Aspectos éticos » Como coletar dados dos usuários Desing de Interação – Ciclo de vida SW

43 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHCIHC IHCIHC IHCIHC Desing de Interação – Ciclo de vida SW

44 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHCIHC » Análise da situação atual » (Re)design de um sistema » Avaliação do resultado de uma intervenção » Entender como e por que os usuários realizam suas tarefas: Desing de Interação – Ciclo de vida SW

45 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHCIHC IHCIHC IHCIHC Desing de Interação – Ciclo de vida SW

46 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Explorar alternativas de design diferentes » Envolvimento de um grupo de usuários Desing de Interação – Ciclo de vida SW

47 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHCIHC IHCIHC IHCIHC Desing de Interação – Ciclo de vida SW

48 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHCIHC » Rápida e de baixo custo » Auxiliar o entendimento do design da interface, antes da construção do sistema final » P ouca ênfase na eficiência da implementação Desing de Interação – Ciclo de vida SW

49 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHCIHC IHCIHC IHCIHC Desing de Interação – Ciclo de vida SW

50 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHCIHC Codificação Documentação Desing de Interação – Ciclo de vida SW

51 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHCIHC IHCIHC IHCIHC Desing de Interação – Ciclo de vida SW

52 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação “Qualidade de interação que um sistema oferece aos seus usuários.” Diferente de opiniões e julgamentos » Conceitos de IHC » Metodos de avaliacao » Modos e meios de aplicacão de conceitos e métodos » Disciplina e rigor para realizar a coleta de dados » Cuidados éticos Desing de Interação – Ciclo de vida SW

53 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação na prática » Dificuldade em rastrear o progresso no desenvolvimento » Dificuldade em identificar os recursos alocados Desing de Interação – Ciclo de vida SW

54 Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas de usabilidade no ciclo de vida de desenvolvimento de software. Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade

55 modelo apoiado na engenharia de software Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade

56 Pessoas com pouco conhecimento de usabilidade trilhem este caminho com mais facilidade. Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade

57 Participação do usuário ao longo de todo processo Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação

58 Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: » Definição do escopo do desenvolvimento; » Identificação do perfil dos usuários; » situações de trabalho atual e futura; » possibilidades e restrições de tecnologia. 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação

59 Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: » Definição do estilo geral e funcional para a interface; » Diagramas das classes dos bancos de dados; » Organização e detalhamento dos Componentes; » Definição e detalhamento dos Diálogos de Transição; 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação

60 Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: » Feedback dos usuários; » Metas atendidas? » Todas as funcionalidades contempladas? 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação

61 Foco no usuário

62 Para finalizar... “Usuários diferentes têm necessidades diferentes e produtos interativos precisam ser projetados de acordo com tais necessidades” (PREECE, p.35, 2005) ?

63 Referências: 1. Carroll, John M. (2009): Human Computer Interaction (HCI). In: Soegaard, Mads and Dam, Rikke Friis (eds.). "Encyclopedia of Human-Computer Interaction". The Interaction-Design.org Foundation. Available online at design.org/encyclopedia/human_computer_interaction_hci.html 2. Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product & process, John Wiley and Sons, Deborah J. Mayhew. The Usability Engineering Lifecycle: A Practitioner's Handbook for User Interface Design (Interactive Technologies) | ISBN-10: | ISBN-13: Simone DJ Barbosa e Bruno S da Silva (2010) Interação Humano-Computador. Editora Campus-Elsevier, 2010.

64 Imagens: https://encrypted-tbn3.gstatic.com Vídeos: 8

65 O que eu sei sobre meus usuários... Analfabetismo funcional INAF Limitações


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