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Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação Aline da Silva Alves Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica.

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1 Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação
Aline da Silva Alves Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT

2 Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação
Metodologia do Curso Objetivos Interação Humano-Computador Design de Interação

3 Introdução à Usabilidade – Bruno
Metodologia 09:00h Apresentação – Aline 10:00h 10:20h Exercício – Cláudio 12:00h 09/04 - Terça 13:00h 14:10h Introdução à Usabilidade – Bruno 14:30h 16:00h

4 Introdução à Usabilidade – Bruno
Metodologia 09:00h Apresentação – Aline 10:00h 10:20h Exercício – Cláudio 12:00h 09/04 - Terça 13:00h 14:10h Introdução à Usabilidade – Bruno 14:30h 16:00h

5 Introdução à Acessibilidade – Carol
Metodologia 09:00h 10:00h Introdução à Acessibilidade – Carol 10:20h 12:00h 10/04 - Quarta 13:00h Design – Bruno Implementação Tecnológica – Carol 14:10h 14:30h 16:00h

6 Avaliação Qualitativa – Denise
Metodologia Carolina Sacramento - Graduada em Informática e Tecnologia da Informação pela UERJ. - monografia: Avaliação de acessibilidade em páginas web. - Atua no desenvolvimento e suporte de sites e sistemas para web desde 2006 e fui responsável pela acessibilidade no desenvolvimento do Portal da Casa de Oswaldo Cruz. 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h

7 Arquitetura da Informação Wireframes
Metodologia Hélio e Luciana Arquitetura da Informação Wireframes Boas práticas de comunicação na web 09:00h 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h

8 Avaliação Qualitativa – Denise
Metodologia Hélio Eduardo Lopes - Arquiteto de Informação na Casa de Oswaldo Cruz desde out/2012 - Graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela ESPM Rio - Pós-graduado em Ergodesign e Arquitetura de Informação pela PUC - rio - Pós-graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá - Atua como arquiteto de informação há quatro anos, com passagens pelas agências digitais Tangerina e Kaus, além da rede social Melody Box Atuou - como redator publicitário por quatro anos, desenvolvendo campanhas publicitárias e institucionais na Ediouro Atuou como coordenador de marketing por três anos no segmento de quadrinhos brasileiros na Ediouro 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h

9 Arquitetura da Informação Wireframes
Metodologia Hélio e Luciana Arquitetura da Informação Wireframes Boas práticas de comunicação na web 09:00h 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h

10 Avaliação Qualitativa – Denise
Metodologia Denise Nacif Pimenta - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) - Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) - Doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz (2008) com tese intitulada Disseminação de informação sobre dengue: o ergodesign no desenvolvimento e avaliação de material multimídia para educação em saúde . - Pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/ Fiocruz) e ICICT/Fiocruz - Foi uma dos vencedores do concurso Young Voices in Research for Health do Global Forum for Health Research em 2007. 10:00h 10:20h 12:00h 11/04 - Quinta 13:00h Avaliação Qualitativa – Denise 14:10h 14:30h 16:00h

11 Engenharia Semiótica – Aline
Metodologia Engenharia Semiótica – Aline Exemplos reais de aplicação de testes – Todos 09:00h 10:00h 10:20h 12:00h 12/04 - Sexta 13:00h Exercício: Teste de usabilidade final. O que aprendemos? – Cláudio Discussões: laboratório de usabilidade e acessibilidade Fiocruz – Aline Encerramento 14:10h 14:30h 16:00h

12 Objetivo Introduzir conceitos de design centrado no usuário, usabilidade e acessibilidade

13 Objetivo Apresentar métodos e técnicas para concepção de interfaces de sites e software;

14 Objetivo Identificar problemas (avaliação) e implementar melhorias de usabilidade e acessibilidade em sites web.

15 Usabilidade - Uma visão geral para profissionais de Informação e Comunicação

16 Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador

17 Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura

18 Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura Hardware Software Custo Mobilidade conexão

19 Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura Hardware Software Custo Mobilidade conexão Meios Contexto Físico

20 Interação Humano-Computador
Interação Humano-Computador (IHC) Interação Humano-Computador Conhecimento Valores Objetivos Preferências Limitações Cultura Hardware Software Custo Mobilidade conexão Meios Contexto Físico

21 Valores Custo Objetivos Meios Software Preferências Cultura Conexão
Interação Humano-Computador (IHC) Valores Custo Objetivos Meios Software Preferências Cultura Conexão Mobilidade Conhecimento Contexto Físico Limitações Hardware

22 “ ” Surgimento: anos 80 Área da ciência da computação
Interação Humano-Computador (IHC) Surgimento: anos 80 Área da ciência da computação Evolução: rápida expansão atraindo profissionais de muitas outras disciplinas e incorporando diversos conceitos e abordagens.

23 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:

24 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:

25 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:

26 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:

27 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:

28 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:

29 Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:
Interação Humano-Computador (IHC) Pesquisas e práticas de IHC integram as perspectivas:

30 Interação Humano-Computador (IHC)

31 Interação Humano-Computador (IHC)

32 Foco original e permanente de IHC = conceito de usabilidade.
Interação Humano-Computador (IHC) Foco original e permanente de IHC = conceito de usabilidade. Slogan inicial "fácil de aprender, fácil de usar". "

33 desenvolvimento humano
Interação Humano-Computador (IHC) “Evolução do slogan: divertido bem-estar, eficácia coletiva estética, criatividade, desenvolvimento humano entre outros

34 Comportamento do usuário individual e genérico
Interação Humano-Computador (IHC) Foco inicial: Comportamento do usuário individual e genérico Foco atual: Computação social e organizacional Acessibilidade para idosos Pessoas com deficiências cognitiva e fisica TODAS AS PESSOAS

35 O Design de interação na Interação Humano- Computador...
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador...

36 ? O Design de interação na Interação Humano- Computador...
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador... ?

37 "Design de Interação » “formar” coisas digitais para uso das pessoas"
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador... "Design de Interação » “formar” coisas digitais para uso das pessoas"

38 Como “formar” coisas digitais ?
Interação Humano-Computador (IHC) O Design de interação na Interação Humano- Computador... Como “formar” coisas digitais ?

39 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação

40 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC

41 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC

42 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Análise da situação atual » Quais dados coletar » De quem coletar dados » Aspectos éticos » Como coletar dados dos usuários

43 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC

44 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Entender como e por que os usuários realizam suas tarefas: » Análise da situação atual » (Re)design de um sistema » Avaliação do resultado de uma intervenção

45 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC

46 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC » Explorar alternativas de design diferentes » Envolvimento de um grupo de usuários

47 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC

48 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação » Rápida e de baixo custo » Auxiliar o entendimento do design da interface, antes da construção do sistema final » Pouca ênfase na eficiência da implementação IHC

49 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC

50 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação • Codificação • Documentação IHC

51 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação IHC IHC IHC IHC IHC

52 Diferente de opiniões e julgamentos
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação “Qualidade de interação que um sistema oferece aos seus usuários.” Diferente de opiniões e julgamentos » Conceitos de IHC » Metodos de avaliacao » Modos e meios de aplicacão de conceitos e métodos » Disciplina e rigor para realizar a coleta de dados » Cuidados éticos

53 Ciclo “Estrela” para o Design de Interação na prática
Desing de Interação – Ciclo de vida SW Ciclo “Estrela” para o Design de Interação na prática » Dificuldade em rastrear o progresso no desenvolvimento » Dificuldade em identificar os recursos alocados

54 Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade
Tarefas de usabilidade no ciclo de vida de desenvolvimento de software.

55 Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade
modelo apoiado na engenharia de software

56 Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade
Pessoas com pouco conhecimento de usabilidade trilhem este caminho com mais facilidade.

57 Participação do usuário ao longo de todo processo
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação Participação do usuário ao longo de todo processo

58 Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação » Definição do escopo do desenvolvimento; » Identificação do perfil dos usuários; » situações de trabalho atual e futura; » possibilidades e restrições de tecnologia.

59 Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação » Definição do estilo geral e funcional para a interface; » Diagramas das classes dos bancos de dados; » Organização e detalhamento dos Componentes; » Definição e detalhamento dos Diálogos de Transição;

60 Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos
Ciclo de Vida da Engenharia da Usabilidade Tarefas Essenciais: 1 - Análise de requisitos 2 - Projeto/teste/desenvolvimento 3 - Instalação » Feedback dos usuários; » Metas atendidas? » Todas as funcionalidades contempladas?

61 Foco no usuário

62 Para finalizar . . . “Usuários diferentes têm necessidades diferentes e produtos interativos precisam ser projetados de acordo com tais necessidades” (PREECE, p.35, 2005) ?

63 Referências: 1. Carroll, John M. (2009): Human Computer Interaction (HCI). In: Soegaard, Mads and Dam, Rikke Friis (eds.). "Encyclopedia of Human-Computer Interaction". The Interaction-Design.org Foundation. Available online at design.org/encyclopedia/human_computer_interaction_hci.html 2. Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product & process, John Wiley and Sons, 1993. 3. Deborah J. Mayhew. The Usability Engineering Lifecycle: A Practitioner's Handbook for User Interface Design (Interactive Technologies) | ISBN-10: | ISBN-13: 4. Simone DJ Barbosa e Bruno S da Silva (2010) Interação Humano-Computador. Editora Campus-Elsevier, 2010.

64 Vídeos: Imagens: https://encrypted-tbn3.gstatic.com

65 O que eu sei sobre meus usuários...
Analfabetismo funcional INAF Limitações


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