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Empreendedorismo Agricultor Familiar Curso FIC de

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Agricultor Familiar Curso FIC de"— Transcrição da apresentação:

1

2 Empreendedorismo Agricultor Familiar Curso FIC de
Wagner Soares de Lima

3 Blog | Pronatec IFAL

4 Auxiliar Administrativo
Curso de Formação Inicial e Continuada Auxiliar Administrativo Rotinas de Pessoal Informática Básica Curso de Formação Inicial e Continuada Agricultor Familiar Empreendedorismo Professor | Wagner Soares de Lima

5 Empreendedorismo Rural
Curso FIC de Agricultor Familiar Empreendedorismo Rural Estudo de Caso Wagner Soares de Lima

6 Caso Mel da Bahia, Sabor do Brasil

7 “Abelha não faz mal, faz mel” professor Augusto de Souza Braga

8 “a única forma de organizar e preparar nosso apicultor
para lidar com eficiência e competência no processo produtivo, na defesa do meio ambiente e na gestão do nosso negócio”. Manoel Pedro

9 “a única forma de organizar e preparar nosso apicultor
para lidar com eficiência e competência no processo produtivo, na defesa do meio ambiente e na gestão do nosso negócio”. Manoel Pedro

10 Ditado Africano Além desse “capital natural”, Manoel e Cássio enxergaram na região um forte “capital humano” formado por pessoas com conhecimento de apicultura ou saberes sobre agricultura, que deveria ser organizado e orientado para um objetivo comum: transformar-se em “capital social”. Daí sairiam os empreendedores – “capital produtivo” – que trariam o desenvolvimento para a região.

11 “Quando iniciamos o processo de capacitação para organização dos
apicultores na região de Inhambupe e Nova Soure, encontramos pessoas descrentes e desmotivadas, dizendo estarem cheias de ‘conversa fiada’ e detantas reuniões. Diziam que precisavam de ações concretas que viessem a melhorar a situação em que se encontravam, e não de ‘conversa mole’. Esse comportamento era justificado pelo tipo de intervenção a que estavam acostumados: muitas conversas e poucos resultados. Manoel Pedro

12 de instituições governamentais e não-governamentais e o despreparo
Refletia também uma postura de comodismo por parte dos produtores, uma história de paternalismo de instituições governamentais e não-governamentais e o despreparo dos técnicos que exerciam essa intervenção. O comodismo se revelava na postura dos produtores, ao acreditarem que as ações que iriam resolver os seus problemas viriam de fora e não do processo de educação e capacitação,. Manoel Pedro

13 reflexão e discussão sobre a sua realidade, da visão clara de
suas metas, da proposição de soluções e sua viabilização e do comprometimento com sua missão e objetivos. Procuramos, então, o apoio do poder público, de organizações e empresas com interesse na apicultura, no desenvolvimento social e na preservação ambiental”. Manoel Pedro

14 “As vantagens dessa decisão,
percebemos logo nos primeiros contatos com os fornecedores. Descobrimos que pequenos produtores se transformam em gigantes numa mesa de negociação quando se unem. Conseguimos alterações importantes nos materiais e equipamentos, adequando-os às nossas necessidades. Conseguimos a padronização e a qualidade desejada”. Manoel Pedro

15 “Fomos obrigados, pelas circunstâncias,
a vender boa parte de nossa safra por preço abaixo do custo de produção. Nesse momento os gigantes de outrora, com poder de barganha perante os fornecedores, foram transformados em formiguinhas diante do mercado consumidor e da burocracia descomprometida das instituições governamentais”. Manoel Pedro

16 “O importante é a persistência e acreditar no nosso sonho.
Mesmo quando o preço do mel foi lá para baixo, nem por isso desanimamos; isso serviu como estímulo e aprendizado. Hoje o grupo é mais consciente das nossas deficiências e potencialidades, da necessidade de nos capacitarmos e de unirmos esforços com apicultores de outras regiões para que sejamos ouvidos e atendidos em nossas reivindicações; respeitados, não como gigantes Manoel Pedro

17 mas como produtores rurais, profissionais
de uma apicultura moderna e competitiva, como representantes de uma das mais importantes atividades produtivas do semi-árido nordestino, senão a mais importante, capaz de gerar riqueza sem agredir o meio ambiente e utilizando recursos naturais plenamente renováveis”. Manoel Pedro

18 qualidade Mel Bahia, emitido pela Cecoapi?
Questões • Como minimizar o problema logístico inerente à coleta e distribuição do mel, quando se têm “60 mil colméias espalhadas num raio de 200 quilômetros em apiários de, no máximo, 30 colméias cada, que estão localizadas em diversos recantos dos municípios de atuação da Cecoapi? • Quais as vantagens e desvantagens de um programa de certificação externo à central de cooperativas, usando como referência o selo de qualidade Mel Bahia, emitido pela Cecoapi?

19 proporcionais desses agentes?
Questões Além da remuneração fixa, você acha que os agentes de desenvolvimento rural (ADR), responsáveis pelo acompanhamento extensivo das famílias produtoras, deveriam ter participação na produtividade dessas famílias? Em caso afirmativo, quais os critérios de alocação dos ganhos proporcionais desses agentes? • Tendo em vista as barreiras alfandegárias dos EUA e da Europa, como “descomoditizar” a venda do mel brasileiro para os mercados externos? Qual o potencial de parcerias internacionais nesse processo? • Quais as vantagens e desvantagens do modelo de cooperativa central em relação à tradicional forma de pessoa jurídica de responsabilidade limitada atuando como empresa âncora?

20 Equipe 1 Tópico 1 Tópico 2 Tópico 3

21 Atitude empreendedora
Curso FIC de Agricultor Familiar Empreendedorismo Rural Atitude empreendedora Wagner Soares de Lima

22 Ditado Africano Todos os dias de manhã, na África, o antílope desperta. Ele sabe que terá de correr mais rápido que o mais rápido dos leões, para não ser morto. Todos os dias, pela manhã, desperta o leão. Ele sabe que terá de correr mais rápido que o antílope mais lento, para não morrer de fome. Não interessa que bicho você é, se leão ou antílope. Quando amanhece, é melhor começar a correr.

23 Processo Empreendedor
Lançamento do novo empreendimento (administrando o crescimento e colhendo as recompensas). Reunião de recursos (financeiros, humanos, computacionais) necessários para desenvolver a oportunidade; e Geração de uma nova ideia para uma nova empresa ou instituição e/ou reconhecimento de uma oportunidade;

24 Planejamento Criativo
Processo Empreendedor Direção Organização Planejamento Criativo

25 Fatores de influência no empreendimento
Traços individuais Fatores sociais Círculo de relacionamentos

26 Caso Hippopizza

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