Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Guerra Alterado mais de 9 anos atrás
1
AVALIAÇÃO COMO PROCESSO PARTICIPATIVO, REFLEXIVO SOBRE A QUALIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: possibilidades e desafios
2
CONTROLE? MEDIDA? VERIFICAÇÃO? DESCRIÇÃO? DIAGNÓSTICO? PROJEÇÃO? QUANTITATIVA? QUALITATTIVA? PARCIAL ? GLOBAL? ORIENTAR O MERCADO OU O CONSUMIDOR? ORIENTAR AS AÇÕES DAS IES, DO ESTADO? PADRÃO NACIONAL? INTERNACIONAL?
3
POLÍTICAS DE ESTADO VERSUS POLÍTICAS DE GOVERNO DESEQUILÍBRIO DESCONTINUIDADE
4
Avaliação Interna Avaliação de Cursos Enade Avaliação Externa
5
Sistemas de Registro Censo Questionários PDI, PPI, PPC Cadastro IES e Cursos
6
COLOCA VÁRIOS EM RELAÇÃO = lat. Inter esse
8
Estudo realizado e divulgado pela UNESCO (2006) mostra diferentes perspectivas em relação ao significado do conceito de qualidade na América Latina: conjunção e integração da pertinência; eficiência e eficácia de uma instituição; processo contínuo e integrado; mérito pela excelência; direito do cidadão; relação entre produtos, processos e insumos; adequação entre o ser e dever ser da instituição educativa.
9
Contexto Estado Sociedade ConceitoUNIVERSIDADE Texto PDI, PPI, PPC CPA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO
11
RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social da IES - Lei 10861/2004, art. 3º. DIMENSÃO obrigatória “A responsabilidade social da IES, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social; ao desenvolvimento econômico e social; à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural” – contempla o compromisso social da IES na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.”
12
QUALIDADEPERTINÊNCIA ACESSO PERMANÊNCIA
13
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.