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AVALIAÇÃO COMO PROCESSO PARTICIPATIVO, REFLEXIVO SOBRE A QUALIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: possibilidades e desafios.

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1 AVALIAÇÃO COMO PROCESSO PARTICIPATIVO, REFLEXIVO SOBRE A QUALIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: possibilidades e desafios

2  CONTROLE? MEDIDA? VERIFICAÇÃO?  DESCRIÇÃO? DIAGNÓSTICO? PROJEÇÃO?  QUANTITATIVA? QUALITATTIVA?  PARCIAL ? GLOBAL?  ORIENTAR O MERCADO OU O CONSUMIDOR? ORIENTAR AS AÇÕES DAS IES, DO ESTADO?  PADRÃO NACIONAL? INTERNACIONAL?

3 POLÍTICAS DE ESTADO VERSUS POLÍTICAS DE GOVERNO DESEQUILÍBRIO DESCONTINUIDADE

4 Avaliação Interna Avaliação de Cursos Enade Avaliação Externa

5 Sistemas de Registro Censo Questionários PDI, PPI, PPC Cadastro IES e Cursos

6  COLOCA VÁRIOS EM RELAÇÃO = lat. Inter esse

7

8  Estudo realizado e divulgado pela UNESCO (2006) mostra diferentes perspectivas em relação ao significado do conceito de qualidade na América Latina: conjunção e integração da pertinência; eficiência e eficácia de uma instituição; processo contínuo e integrado; mérito pela excelência; direito do cidadão; relação entre produtos, processos e insumos; adequação entre o ser e dever ser da instituição educativa.

9 Contexto Estado Sociedade ConceitoUNIVERSIDADE Texto PDI, PPI, PPC CPA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO

10

11 RESPONSABILIDADE SOCIAL Responsabilidade Social da IES - Lei 10861/2004, art. 3º. DIMENSÃO obrigatória “A responsabilidade social da IES, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social; ao desenvolvimento econômico e social; à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural” – contempla o compromisso social da IES na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.”

12 QUALIDADEPERTINÊNCIA ACESSO PERMANÊNCIA

13 EDUCAÇÃO SUPERIOR


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