A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
Grupo de Trabalho 4 Artes e Humanidades

2 Coordenação Membros UFG UFMG UFAL UNESP Prof. Dr. Nilson Ghirardello
Profa. Dra. Ofir Bergemann de Aguiar UFMG Profa. Dra. Eliana R. de Freitas Dutra UFAL Prof. Dr. José Niraldo de Farias

3 Propostas de Atuação 1) Realização de Seminário ou
2) Publicação de Livro/Livros

4 Realização de Seminário
TEMA: Lusitanismo em um Mundo Globalizado? OBJETIVOS: -Discussão conceitual sobre as relações luso-brasileiras em tempos globalizados, ou pós-globalizados; -Identificar parâmetros e possíveis sinergias acadêmicas, sociais e culturais para a rede luso brasileira de universidades.

5 JUSTIFICATIVA: -Encontrar princípios para definição de ações do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. -Rediscutir conceitos como lusitanismo, lusitanidade, lusotropicalismo e revisitar, historicamente, projetos e ações nele ancoradas no passado e no presente. DATA: Por ocasião do próximo encontro do GCUB. LOCAL: A definir.

6 Possíveis palestrantes:
Boaventura Souza Santos, (Prof. Sociologia/Univ. Coimbra) Mini currículo: Doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Diretor dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril dessa mesma universidade. É atualmente, um dos principais intelectuais da área de ciências sociais, com mérito internacionalmente reconhecido. Seus escritos dedicam-se ao desenvolvimento de uma Sociologia das Emergências, que segundo ele procuraria valorizar as mais variadas gamas de experiências humanas, contrapondo-se a uma "Sociologia das Ausências“. Evaldo Cabral de Mello, (Historiador e escritor Pernambucano) Mini currículo: Autor de dez livros, é considerado um dos mais importantes pesquisadores da história do nordeste brasileiro, em particular sobre o período da dominação holandesa em Pernambuco, no século XVII, e do ciclo da cana de açúcar. Foi também diplomata, até se aposentar. Em 1992, obteve o título de doutor em história por notório saber pela USP. Alvaro Siza, (arquiteto português); Mini currículo: É o arquiteto contemporâneo português de maior prestigio internacional, ganhador do Prêmio Pritzker, realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal na Expo’98 e recentemente o Prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. Almeida Faria, (escritor português); Mini currículo: Freqüentou, em Lisboa, as Faculdades de Direito e de Letras, é atualmente professor de Estética na Universidade Nova de Lisboa. Viveu como escritor residente nos EUA e em Berlim. Tem colaborado em diversas publicações coletivas, alemãs, brasileiras, francesas, holandesas, italianas, suecas e norte-americanas. Seus romances foram objeto de várias teses universitárias.

7 Fernando Catroga, (Prof. História/Univ. Coimbra)
Mini currículo: Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de História e Teoria das Idéias; Diretor da Revista de História das Idéias; membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura; membro do Conselho Científico e Presidente da Comissão Científica do Grupo de História da FLUC; autor de diversos livros. Maria Lúcia Pallares Burke, (Profa. Educação/USP) Mini currículo: Historiadora brasileira, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com pós doutorado pela Universidade de Cambridge (1989). Recentemente publicou o livro Gilberto Freire: um vitoriano dos trópicos. Manuel Ferro, (Prof. Literatura/Univ. Coimbra) Mini Currículo: Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, com destaque para a  Área de Línguas e Literaturas Modernas, especialidade de Literatura Comparada. É Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Membro da Direção do Instituto de Estudos Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, do Centro Inter-universitário de Estudos Camonianos, bem como do Conselho Consultivo do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

8 Julio Pomar, (artista plástico português);
Mini currículo: Freqüentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e do Porto. Realizou exposições principalmente em Lisboa e em Paris, tendo feito a sua primeira exposição individual em 1947 na cidade do Porto. Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Júlio Pomar foi consagrado há muito como um dos nomes maiores da arte contemporânea européia. Almeida Faria, (escritor português); Mini currículo: Freqüentou, em Lisboa, as Faculdades de Direito e de Letras, é atualmente professor de Estética na Universidade Nova de Lisboa. Viveu como escritor residente nos EUA e em Berlim. Tem colaborado em diversas publicações coletivas, alemãs, brasileiras, francesas, holandesas, italianas, suecas e norte-americanas. Seus romances foram objeto de várias teses universitárias. Alvaro Siza, (arquiteto português); Mini currículo: É o arquiteto contemporâneo português de maior prestigio internacional, ganhador do Prêmio Pritzker, realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal na Expo’98 e recentemente o Prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.

9 Tarefas: Definição dos membros da Comissão Acadêmica Elaboração do projeto do evento (fundamentação, definição dos palestrantes e contato com os mesmos). Assessoria acadêmica à comissão organizadora do II Seminário do GCUB

10 2) Publicação de Livro ou Livros:
 Encaminhamento, às Editoras da UFMG/UNESP, de proposta de publicação de obras literárias do mundo Atlântico, com autores da África, Brasil e Portugal.

11 Tarefas: Contato com os Editores para definição de autores, temas e cronograma de publicações.

12 Necessidades básicas do GT Artes e Humanidades:
Definição pelo GCUB por uma das propostas apresentadas Apoio efetivo e concreto do GCUB, com definições relativas ao fomento destinado às propostas apresentadas Ampliação, urgente, do número de participantes do GT

13 GT Artes e Humanidades Adesões


Carregar ppt "Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google