A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Grupo de Trabalho 4 Artes e Humanidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Grupo de Trabalho 4 Artes e Humanidades."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Grupo de Trabalho 4 Artes e Humanidades

2 Coordenação UNESP Prof. Dr. Nilson Ghirardello Membros UFG Profa. Dra. Ofir Bergemann de Aguiar UFMG Profa. Dra. Eliana R. de Freitas Dutra UFAL Prof. Dr. José Niraldo de Farias

3 Propostas de Atuação 1) Realização de Seminário ou 2) Publicação de Livro/Livros

4 1)Realização de Seminário TEMA: Lusitanismo em um Mundo Globalizado? OBJETIVOS: -Discussão conceitual sobre as relações luso- brasileiras em tempos globalizados, ou pós- globalizados; -Identificar parâmetros e possíveis sinergias acadêmicas, sociais e culturais para a rede luso brasileira de universidades.

5 JUSTIFICATIVA: -Encontrar princípios para definição de ações do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. -Rediscutir conceitos como lusitanismo, lusitanidade, lusotropicalismo e revisitar, historicamente, projetos e ações nele ancoradas no passado e no presente. DATA: Por ocasião do próximo encontro do GCUB. LOCAL: A definir.

6 Possíveis palestrantes:  Boaventura Souza Santos, (Prof. Sociologia/Univ. Coimbra) Mini currículo: Doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Diretor dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril dessa mesma universidade. É atualmente, um dos principais intelectuais da área de ciências sociais, com mérito internacionalmente reconhecido. Seus escritos dedicam- se ao desenvolvimento de uma Sociologia das Emergências, que segundo ele procuraria valorizar as mais variadas gamas de experiências humanas, contrapondo- se a uma "Sociologia das Ausências“.  Evaldo Cabral de Mello, (Historiador e escritor Pernambucano) Mini currículo: Autor de dez livros, é considerado um dos mais importantes pesquisadores da história do nordeste brasileiro, em particular sobre o período da dominação holandesa em Pernambuco, no século XVII, e do ciclo da cana de açúcar. Foi também diplomata, até se aposentar. Em 1992, obteve o título de doutor em história por notório saber pela USP.  Alvaro Siza, (arquiteto português); Mini currículo: É o arquiteto contemporâneo português de maior prestigio internacional, ganhador do Prêmio Pritzker, realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal na Expo’98 e recentemente o Prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.  Almeida Faria, (escritor português); Mini currículo: Freqüentou, em Lisboa, as Faculdades de Direito e de Letras, é atualmente professor de Estética na Universidade Nova de Lisboa. Viveu como escritor residente nos EUA e em Berlim. Tem colaborado em diversas publicações coletivas, alemãs, brasileiras, francesas, holandesas, italianas, suecas e norte- americanas. Seus romances foram objeto de várias teses universitárias.

7  Fernando Catroga, (Prof. História/Univ. Coimbra) Mini currículo: Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de História e Teoria das Idéias; Diretor da Revista de História das Idéias; membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura; membro do Conselho Científico e Presidente da Comissão Científica do Grupo de História da FLUC; autor de diversos livros.  Maria Lúcia Pallares Burke, (Profa. Educação/USP) Mini currículo: Historiadora brasileira, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com pós doutorado pela Universidade de Cambridge (1989). Recentemente publicou o livro Gilberto Freire: um vitoriano dos trópicos.  Manuel Ferro, (Prof. Literatura/Univ. Coimbra) Mini Currículo : Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, com destaque para a Área de Línguas e Literaturas Modernas, especialidade de Literatura Comparada. É Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Membro da Direção do Instituto de Estudos Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, do Centro Inter-universitário de Estudos Camonianos, bem como do Conselho Consultivo do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

8  Julio Pomar, (artista plástico português); Mini currículo: Freqüentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e do Porto. Realizou exposições principalmente em Lisboa e em Paris, tendo feito a sua primeira exposição individual em 1947 na cidade do Porto. Da pintura à escultura, passando pelas ilustrações, Júlio Pomar foi consagrado há muito como um dos nomes maiores da arte contemporânea européia.  Almeida Faria, (escritor português); Mini currículo: Freqüentou, em Lisboa, as Faculdades de Direito e de Letras, é atualmente professor de Estética na Universidade Nova de Lisboa. Viveu como escritor residente nos EUA e em Berlim. Tem colaborado em diversas publicações coletivas, alemãs, brasileiras, francesas, holandesas, italianas, suecas e norte- americanas. Seus romances foram objeto de várias teses universitárias.  Alvaro Siza, (arquiteto português); Mini currículo: É o arquiteto contemporâneo português de maior prestigio internacional, ganhador do Prêmio Pritzker, realizou obras emblemáticas como o Pavilhão de Portugal na Expo’98 e recentemente o Prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.

9 Tarefas: Definição dos membros da Comissão Acadêmica Elaboração do projeto do evento (fundamentação, definição dos palestrantes e contato com os mesmos). Assessoria acadêmica à comissão organizadora do II Seminário do GCUB

10 2) Publicação de Livro ou Livros:  Encaminhamento, às Editoras da UFMG/UNESP, de proposta de publicação de obras literárias do mundo Atlântico, com autores da África, Brasil e Portugal.

11 Tarefas:  Contato com os Editores para definição de autores, temas e cronograma de publicações.

12 Necessidades básicas do GT Artes e Humanidades:  Definição pelo GCUB por uma das propostas apresentadas  Apoio efetivo e concreto do GCUB, com definições relativas ao fomento destinado às propostas apresentadas  Ampliação, urgente, do número de participantes do GT

13 GT Artes e Humanidades Adesões


Carregar ppt "Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Grupo de Trabalho 4 Artes e Humanidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google