A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORMAÇÃO DE LEITORES EM ENCONTROS DE AUTOR PRESENTE UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE LETRAS ANTÔNIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORMAÇÃO DE LEITORES EM ENCONTROS DE AUTOR PRESENTE UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE LETRAS ANTÔNIO."— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO DE LEITORES EM ENCONTROS DE AUTOR PRESENTE UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE LETRAS ANTÔNIO SCHIMENECK ORIENTADORA: PROFª. DRª. MÁRCIA DUARTE SÃO LEOPOLDO

2 I NTRODUÇÃO : O estado do Rio Grande do Sul é reconhecido como um grande fomentador da leitura através de feiras e projetos de autor presente. Questionamentos: Montagem de projeto; Preparação para receber o autor; Pós-visita;

3 Por trás das cortinas, histórias de gelar o sangue, 2013 Obras divulgadas pela Ama Livros; Participação em 46 eventos no ano de 2013; Aquisição de dados: observação durante o evento e aplicação de questionário aos professores envolvidos; É possível formar leitores a partir de encontros de autor presente?

4 P ARA QUEM AMA LIVROS Ama Livros: Distribui 25 editoras, com sede em Porto Alegre, focada na formação de leitores e na preocupação com a qualidade literária; Propicia a presença de autores em escolas públicas e privadas e em feiras do livros através da aquisição de obras literárias; “educar o gosto desde a infância para que mais leitores exijam obras literárias de qualidade e obriguem o mercado a fornecê-las”. (COLASANTI, 2012, p. 76).

5 P OR QUE LER ? Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 64% dos entrevistados apontam a leitura como algo importante, no entanto, 18% a consideram algo prazeroso. A leitura promove o desenvolvimento cognitivo do ser humano; Segundo Michéle Petit (2008, p. 17), “A leitura sempre faz sentido, inclusive para os pequenos leitores”. Para Ana Maria Machado (2008, p. 103), ler apresenta o “poder de crescer e expandir os limites individuais do humano”.

6 A literatura esteve atrelada, durante muito tempo, ao desenvolvimento de atividades pedagógicas. Para a colombiana Silvia Castrillón, ler é um direito que, durante muito tempo, em países de terceiro mundo, foi historicamente negado. Para Bretas (2012, p.67): “Esses pequenos espaços de ruptura com o mundo real, abrindo brechas para o mundo imaginário, provocam uma margem de manobra, uma possibilidade de afloramento da criatividade”.

7 A LEITURA NO BRASIL 50% da população se diz leitora; 85% dos brasileiros têm como lazer assistir televisão; A leitura aparece em 7º lugar; 53% dos entrevistados não leem por falta de tempo; A média de leitura no país é de 1,85 livros por ano; A média entre os leitores é de 3,74; 45% dos leitores viram seus professores lendo; 68% dos não leitores nunca viram o pai lendo; 88% dos não leitores jamais ganhou um livro quando criança;

8 O DESAFIO DE FORMAR LEITORES Concorrência com as novas tecnologias; Obrigatoriedade da prática da leitura; “o trabalho com a formação de leitores não tem apresentado a eficácia necessária. No Brasil, “Lê-se pouco, lê- se mal e até mesmo não se lê.” (MATOS; SANTOS, 2006, p. 56) O incentivo primeiro deveria dar-se na família; Para que ler realmente se torne um prazer, faz-se necessário a prática.

9 O ENCONTRO ENTRE LEITOR E ESCRITOR O leitor estabelece certa intimidade com o autor; Os projetos de autor presente podem aproximar esses dois mundos; Como se dá a dinâmica dos encontros?

10

11 R ESULTADOS DO RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO :

12

13

14 R ESPOSTAS DOS PROFESSORES :

15

16 R UMOS E DESAFIOS A qualidade dos eventos no RS: os livros-brinquedos e os best sellers; A mediação do professor no processo de desenvolvimento da leitura; O educador ainda é o grande protagonista da promoção da leitura; O trabalho com o texto recai sobre o professor de língua materna; A organização e a preparação para o encontro com o autor: Dois casos.

17 E NTRAVES PARA A LEITURA : Despreparo do professor e falta de sintonia com o corpo docente; Falta de tempo para a leitura; Supervalorização das novas tecnologias; Organização deficiente das feiras em município; Mitificação do autor;

18 E NCONTROS QUE FORMAM LEITORES Conhecer a obra do escritor; Desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares com as obras; Professores apaixonados por livros; Capacitação docente com vistas ao trabalho literário; Gestão escolar comprometida; Atividades de leitura e avaliação após a visita do escritor;

19 N OVAS PERSPECTIVAS Importância da observação das atividades como forma de avaliar o trabalho realizado com vistas a um melhor desempenho; Promover a formação de professores quanto ao trabalho com a literatura e a mediação de leitura; Desenvolver projetos ligados à aquisição de livros na rede pública de Porto Alegre;

20 P OETAS POPULARES

21 REFERÊNCIAS 8INVERSO. Porto Alegre, fev Disponível em: distribuidores-da-ama-livros/ Acesso em: 16 mar http://www.8inverso.com.br/2012/02/entrevista-antonio-schimeneck-e-eliandro-souza- distribuidores-da-ama-livros/ AMA LIVROS. Apostando na Literatura. 16 de mar Disponível em: Acesso em: 16 mar AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de (org). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004, p. 38 – 47. BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental - desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: RHJ, CASTRILLON, Silvia. A sociedade civil pede a palavra: políticas públicas de leitura e escrita e participação social. In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p ______. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, CBL. São Paulo, Disponível em: Acesso em: 16 mar http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=2080 COLASANTI, Marina. Como se fizesse um cavalo. São Paulo: Editora Pulo do Gato, DEL CORRAL, Milagros. O livro tem futuro? In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p. 9 – 16. IBOPE. São Paulo, Disponível em: brasileiros-aponta-estudo.aspx Acesso em: 27 abr http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Internet-e-a-primeira-fonte-de-informacoes-para-47-dos- brasileiros-aponta-estudo.aspx Instituto Pró-Livro. Retratos da leitura no Brasil. Disponível em: Acesso em 31 de maio KEYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar – Literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

22 LAJOLO, Marisa. Dez considerações sobre leitura e escrita na escola brasileira. In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p ______. A literatura no reino da linguagem. In: KEYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar – Literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012, p LEENHARDT, Jacques. Apresentação. In: TURCHI, Maria Zaíra; SILVA, Vera Maria Tietzmann (Orgs). Leitor formado, leitor em formação: a leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006, p. 56 – 75. LOURENÇO, Mariana Simões; LACERDA, Nilma. Livro, leitura e infância: intervenções oportunas. In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p MACHADO, Ana Maria. Ler e crescer. In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p MATOS, Maria Afonsina Ferreira; SANTOS, Nayara Rute da Paixão. Do prazer ao saber: memórias de leitura na comunidade acadêmica da UESB/ Campus de Jequié. In: TURCHI, Maria Zaíra; SILVA, Vera Maria Tietzmann (Orgs). Leitor formado, leitor em formação: a leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006, p. 56 – 75. PAIVA, Jane. Leitura, leitores, condições de leitura. In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura : livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, PETIT, Michele. “Construir” leitores? In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p RIBEIRO, Jonas. Colcha de leituras : ensaios para unir amores e alinhavar leitores. São Paulo: Mundo Mirim, SILVA, Raquel Afonso da. Entre livros e leituras: um estudo de cartas de leitores e uma proposta de atividade escolar. In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária & outras leituras – impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, ZILBERMAN, Regina. O livro infantil e a formação de leitores em processo de alfabetização. In: Formação de leitores e construção da Cidadania: Memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2008, p ______. A literatura infantil na escola. 11ª ed. São Paulo: Global, 2003.


Carregar ppt "A FORMAÇÃO DE LEITORES EM ENCONTROS DE AUTOR PRESENTE UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE LETRAS ANTÔNIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google