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Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.

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1 Efficient Consumer Response

2 Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos governamentais, etc. Gestão de Relações de Fornecedores  Maximização da capacidade de criação de valor Relação com os Clientes  Individualização das necessidades e expectativas de cada cliente Novas necessidades  Novos objectivos  Novas ferramentas

3 Conteúdo Gestão de Relações de Fornecedores (SCM) Resposta Eficiente ao Cliente (ECR) Módulos / Ferramentas na sua implementação Tendências da Indústria

4 Supply Chain Management Rede que facilita a distribuição e a transformação entre entidades Troca de informação entre as várias entidades Estratégia que engloba as aplicações de logística e foca as transacções entre os seus membros Redefinição de posições - Cada empresa é produtora e consumidora de recursos

5 Cadeia de SCM Fabricante Consumidor Serviço de Logística Serviço de Informação Serviço de Pagamento

6 Supply Chain Operations Reference Model

7 Efficient Consumer Response Processo de melhoramentos planeados na SCM com o objectivo de coordenar os sistemas para que os stocks de reserva sejam minimizados e a procura seja satisfeita numa base “mesmo a tempo“ Sistema de distribuição que visa optimizar a cadeia de fornecimento através da redução do nível de stocks, do aumento da frequência e rapidez das entregas e da automatização dos processos de encomenda e de controlo de existências Estratégia da Indústria Grossista na qual, distribuidores, fornecedores e intermediários (retalhistas) trabalham em conjunto para providenciar ao consumidor

8 Modelo Americano de ECR Armazém do Fornecedor Armazém do Distribuidor Loja do Retalhista Consumidor Procura Produtos

9 Modelo Americano de ECR Gestão de Categorias Reposição Eficiente Tecnologias de Suporte Promoção Eficiente

10 Tecnologias de Suporte Compra e Merchandising ProcuraOferta Logística e Organização do Stock Vendas e Marketing Produção e Distribuição Barreiras a vencer entre parceiros de negócio Barreiras a vencer entre funções internas Produtor Intermediário

11 Implementação de ECR Estratégias e Competências da Oferta Reposição Responsável Gestão da Oferta Enablers Estratégias e Competências da Procura Criação do Valor do Consumidor Gestão da Procura Optimizar a Introdução de Novos Produtos Optimizar as Promoções Medição do Custo/Lucro e do Valor Princípios de Comunicação e Dados Comuns Excelência Operacional Integração da Oferta comandada pela Procura Integradores E-Business Business to Business Collaborative Planning Forecasting and Replenishment Optimização das Classificações

12 SCM e as tecnologias de informação Principais ferramentas de SCM são Internet e soluções na área de APS– Advanced Planning and Scheduling  Internet Permite a obtenção de fluxos de informação em tempo real, com uma comunicação inter-empresas mais rápida e económica e uma melhor partilha de conhecimentos intra e inter-empresas  Advanced Planning and Scheduling Sistemas ERP ( Enterprise Resource Planning ) implementados em empresas devem ser integrados com outro tipo de aplicações por forma a optimizar toda a cadeia de fornecimento Tecnologias de planeamento e de calendarização combinadas com tecnologias de informação tem vindo a revolucionar todo o sistema de produção e fornecimento

13 Evolução nas soluções informáticas Evolução de sistemas ERP ( Enterprise Resource Planning ) para sistemas SCM  Sistemas de ERP com informação estática e variáveis processadas individualmente  Sistemas de SCM concebidos para tomar decisões através da sua capacidade para obter a informação em tempo real ao longo de toda a cadeia  Nos sistemas de SCM variáveis são consideradas simultaneamente e com a capacidade de simular em tempo real ajustamentos a estas variáveis

14 Tendências da indústria de soluções informáticas Antigos fabricantes de soluções de ERP apresentam soluções de SCM em reacção à crescente popularidade do SCM A internet como base dos produtos, com interfaces web, catálogos web e transações a serem efectuadas através da Internet Os softwares estão a ser desenvolvidos de forma mais modular para que se possam ligar a componentes de diferentes vendedores de uma forma mais fácil

15 Conclusão Partilha de Informação Escolhas mais Acertadas Inventários menores Mais Vendas Lucros maiores Custos menores Previsão de Vendas Planos de Promoção Estado de stock Reorganização de Campanhas Reorganização de Stock Promoções integradas


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