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Tensões em Educação Conceitos - Contextos Vila Nova de Gaia, 17 de Março de 2007 Fernando Cunha.

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1 Tensões em Educação Conceitos - Contextos Vila Nova de Gaia, 17 de Março de 2007 Fernando Cunha

2 Abordagem – perspectiva pessoalAbordagem – perspectiva pessoal HistóriaHistória Contexto actual – programas e afinsContexto actual – programas e afins Inter/TransdisciplinariedadeInter/Transdisciplinariedade Projecto curricular de turmaProjecto curricular de turma Área de ProjectoÁrea de Projecto TICTIC AvaliaçãoAvaliação Conceitos - Contextos Índice …

3 Índice Abordagem – perspectiva pessoal História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação ConceitosContextos …

4 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Conceitos Contextos. (0,0) Abordagem – perspectiva pessoal …

5 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Conceitos Contextos. (0,0) Abordagem – perspectiva pessoal …

6 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Conceitos Contextos. (0,0,?) Abordagem – perspectiva pessoal Significância pessoal …

7 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal EDUCAÇÃO MULTIDIMENSIONAL ? ? ? ? ? ? ? ? …

8 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal O que se entende por EDUCAÇÃO? O que é Educar? O que é Ensinar? Evolução de Educação? …

9 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal «Comecemos por assinalar que raramente se emprega a palavra educação sem lhe limitar imediatamente o sentido. Ao usá-la, pensa-se na Escola e, no entanto, a educação faz-se, inicialmente, na família, sem falar desse meio-termo que é constituído pela rua, o desporto, os movimentos de juventude, os media, etc. Pensa-se no ensino, como se a educação não fosse tanto física, estética, moral, afectiva, como técnica e intelectual. Pensa-se na criança, mas não estão os adultos, também eles a educar-se sem cessar, mesmo que não seja senão pela experiência da vida: Como dizia Platão, São necessários cinquenta anos para fazer um homem, (Republica, 540a).» Tradução de Olga Pombo, docente da Univ. Lisboa Olivier Reboul, La Philosophie de léducation, Paris: Puf, 1971, pp …

10 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal Teorias de Aprendizagem «(…) confrontamo-nos com um amplo conjunto de teorias, todas elas bem fundamentadas e bem explicadas. No entanto, (…), parece que algumas têm como ponto de partida as teorias da aprendizagem já defendidas na Antiga Grécia. Como escreve Lévy (1990, p. 162) (…) Quase todas as maneiras de pensar estão presentes em todas as épocas.» Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Universidade de Aveiro …

11 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal Teorias de Aprendizagem «(…)Karl Popper é da opinião que as teorias nesta área não podem ser provadas(…) (…) Skemp, argumenta que não há nada mais prático do que as teorias e apresenta três vantagens: · dizem-nos o que está a acontecer para além das coisas imediatamente observáveis; · reduzem o barulho; · permitem-nos concentrar no que é relevante para determinada tarefa e, ao ter um considerável grau de independência dos exemplos das quais foram construídas, tornarão possível abrirmos novos caminhos para além do nosso pensamento.(ibidem) Parece-nos assim que as teorias têm mais vantagens que desvantagens… Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Universidade de Aveiro …

12 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Universidade de Aveiro AutorTeoriaPressupostos Skinner Controle do comportamento Estímulo e resposta Ausubel Organização do Desenvolvimento Apresentação estruturada, indo do geral para o específico Bruner Carl Aprendizagem pela descoberta Solução de problemas Rogers Facilitação Liberdade aos alunos, criando uma atmosfera amigável e igualitária. Gagné. Ensino Aprendizagem hierárquica, parte dos conceitos simples e vai aos complexos Miller Processamento de Informação Capacidade da memória de curto prazo (chunking) e as metas atingidas (TOTE) …

13 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Universidade de Aveiro «Podem-se dividir as teorias em dois grandes grupos: as que tomam por princípio a aprendizagem individual e as que consideram a socialização e a interacção aluno-aluno como condição sine qua non para a construção do conhecimento pelo indivíduo.» …

14 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Universidade de Aveiro «A teoria de Vygotsky foi uma tentativa de explicar a consciência como um produto final da socialização e defende com a sua teoria que o conjunto de capacidades que podem ser desenvolvidas com a orientação de adultos, ou por colaboração do grupo, excede o que pode ser obtido sozinho.» …

15 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Univ. de Aveiro AUTORCONCEITOSPRESSUPOSTOSINFLUÊNCIA Peters Sociedade Industrial Sociedade Pós- Industrial Princípios e valores Sociais Sociologia Cultural Moore Distância TransaccionalNecessidades do aluno Estudo Independente Keegan Reintegração das Actividades de Ensino e Aprendizagem Recriação de relações Inter- pessoais presentes no Ensino Presencial Pedagogia Tradicional Holmberg Autonomia do Aluno Comunicação Distante Comunicação Didáctica Guiada Promoção da Aprendizagem através de Métodos Pessoais e Convencionais Corrente Humanística da Educação Garrison Transacção Educativa Controlo do Aluno Comunicação Facilitação da Transacção Educativa Teoria da Comunicação Princípios da Educação de Adultos …

16 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação Abordagem – perspectiva pessoal Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Universidade de Aveiro «O modelo educacional que tem sido adoptado (…), [é o] de transmissão de informação do professor para o aluno. (…) está desadequado à rapidez com que se processa a informação e se tem acesso a novos conhecimentos. (…) O ensino é pois, tipicamente centrado no conteúdo » …

17 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Leal, A. Carlos Vasconcelos, Modelos de Ensino à Distância, Universidade de Aveiro A aprendizagem pela resolução de problemas (problem- based learning) e a aprendizagem baseada em projectos de trabalho (project- organized learning) são conceitos das novas pedagogias e práticas no ensino durante os últimos 25 anos (KOLMOS, 1996). contextualizar As principais vantagens são assim, pôr os estudantes a arranjar e criar estruturas, contextualizar problemas reais e adoptar modos de resolução.

18 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal 1 OBJECTIVOS GERAIS DO ENSINO BÁSICO A Lei de Bases do Sistema Educativo determina o carácter universal, obrigatório e gratuito do ensino básico, assinalando, no seu artigo 7.º, que lhe cumpre «assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses». ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS

19 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal São objectivos do ensino básico explícitos nos artigos 7.º e 8.º da Lei n.º 46/86 Lei de Bases do Sistema Educativo: a) Assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social; b) Assegurar que, nesta formação, sejam equilibradamente interrelacionados o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano; (…) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS

20 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma como referentes os pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios (…) CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

21 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal (…) A construção e a tomada de consciência da identidade pessoal e social; A participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica; A valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão; (…) CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

22 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação …. Abordagem – perspectiva pessoal COMPETÊNCIAS GERAIS (1)Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; (…) O desenvolvimento destas competências pressupõe que todas as áreas curriculares actuem em convergência. CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

23 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal OPERACIONALIZAÇÃO TRANSVERSAL CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS OPERACIONALIZAÇÃO ESPECÍFICA ACÇÕES A DESENVOLVER POR CADA PROFESSOR

24 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO - COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS «O papel das Ciências no currículo do Ensino Básico Ao longo dos últimos anos tem sido consensual a ideia de que há uma disparidade crescente entre a educação nas nossas escolas e as necessidades e interesses dos nossos alunos. Apesar de custar admitir, sabe-se também que a Educação não prepara os jovens para empregos seguros e duradouros. A mudança tecnológica acelerada e a globalização do mercado exigem indivíduos com educação abrangente em diversas áreas, que demonstrem flexibilidade, capacidade de comunicação, e uma capacidade de aprender ao longo da vida. Estas competências não se coadunam com um ensino em que as Ciências são apresentadas de forma compartimentada, com conteúdos desligados da realidade, sem uma verdadeira dimensão global e integrada. » Conceitos - Contextos

25 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS Orientações Curriculares Conceitos - Contextos

26 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS Orientações Curriculares Conceitos - Contextos

27 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Projecto Curricular de Turma – Tópicos possíveis Constituição da turma; Constituição do Conselho de Turma; Contexto sócio-económico e cultural dos alunos; Percurso escolar dos alunos; Dificuldades específicas em cada disciplina; Hábitos e métodos de trabalho e/ou estudo; Estratégias /actividades que obtêm maior sucesso junto dos alunos; Dificuldades de integração na turma; Problemas comportamentais; Interesses dos alunos. Competências gerais a desenvolver nos alunos; Competências a privilegiar em cada Período lectivo; Planificação das áreas curriculares disciplinares; Estratégias cognitivas a privilegiar nas diferentes áreas curriculares; Planificação das áreas curriculares não disciplinares. Conceitos - Contextos

28 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Área de Projecto Porquê? (…) Um desses constrangimentos prendia-se com a natureza excessivamente formal, livresca e enciclopedista do ensino e da aprendizagem secundárias; outro tinha a ver com o carácter fragmentado e estanque dos diversos saberes que compunham o currículo; estes e outros constrangimentos faziam com que uma grande parte da formação dos jovens diplomados deste nível de ensino dificilmente permitisse uma perspectiva integradora do saber, fundamental quer para a sua formação geral quer para os seus percursos posteriores. Conceitos - Contextos

29 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Área de Projecto Para quê? (…) É neste contexto que surge esta área não disciplinar, inscrita no currículo do ensino secundário, com uma natureza interdisciplinar e transdisciplinar, visando a realização de projectos concretos por parte dos alunos, com o fim de desenvolver nestes visão integradora do saber, promovendo a sua orientação escolar e profissional e facilitando a sua aproximação ao mundo do trabalho. Conceitos - Contextos

30 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Área de Projecto (…) Porque faz parte de uma lógica de questionamento das experiências quotidianas dos alunos, a AP e o PT exigem uma liderança curricular forte no interior das escolas, com a participação dos directores de turma e de curso (cursos tecnológicos), do conselho de turma e dos professores responsáveis por estas áreas. A concepção, realização e avaliação da AP/PT não pode tornar-se numa actividade exclusiva de um professor, na medida em que é no contexto do curso e da turma que o projecto adquire sentido. Conceitos - Contextos

31 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal TIC Programa e Orientações Curriculares (…) Este programa tem como finalidade fundamental promover a utilização generalizada, autónoma e reflectida das Tecnologias da Informação e Comunicação (…). Pretende-se desenvolver estas competências básicas criando condições para, de forma autónoma e responsável, o aluno produzir os seus próprios materiais, investir na sua aprendizagem ao longo da vida, ao mesmo tempo, ter acesso a certificações externas decorrentes das exigências do mercado de trabalho e fazer face aos desafios da globalização. Conceitos - Contextos

32 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal TIC Programa e Orientações Curriculares (…) Pretende-se que seja uma disciplina essencialmente prática e experimental, orientada para a formação de utilizadores competentes nestas tecnologias. Para atingir esta meta, o ensino de TIC deverá ser feito em articulação e interacção com as demais disciplinas, por forma a que os alunos sejam confrontados com a utilização das aplicações informáticas mais comuns em contextos concretos e significativos. Conceitos - Contextos

33 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Tensão? Conceitos - Contextos

34 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Tensão! Porquê? Conceitos - Contextos

35 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal uniformização da noção de EDUCAÇÃO definição de limites de validação de teorias na EDUCAÇÃO formação adequada (diversos agentes de EDUCAÇÃO) papel desadequado dos processos de avaliação Conceitos - Contextos Falta de :

36 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos

37 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos

38 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos

39 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos

40 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos Avaliação criterial, Avaliação normativa Avaliação formativa, Avaliação sumativa

41 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos Avaliação criterial, Avaliação normativa Avaliação formativa, Avaliação sumativa

42 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos Avaliação criterial, Avaliação normativa Avaliação formativa, Avaliação sumativa

43 Índice História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos - Contextos A decisão de realizar provas globais ou trabalhos finais nas disciplinas não sujeitas a exame nacional no 9.º ano de escolaridade cabe às escolas, no quadro de desenvolvimento da sua autonomia. Os motivos que estiveram na base desta decisão prendem-se com o facto de as provas globais, enquanto instrumento de avaliação, se revelarem desajustadas das exigências de qualidade, desorganizadoras do quotidiano de trabalho das escolas e, consequentemente, dispensáveis. (…) enquanto provas internas às escolas, elaboradas por professores dos mesmos estabelecimentos de ensino e disciplinas, as provas globais em nada se distinguiam dos testes de avaliação contínua realizados ao longo do ano. Ministério da Educação

44 Índice Conceitos - Contextos História Contexto actual – programas e afins Inter/transdisciplina- ridade Projecto Curricular de Turma Área de Projecto TIC Avaliação … Abordagem – perspectiva pessoal Conceitos e Contextos De Conceitos a Contextos; de Contextos a… Conceitos ou Contextos ? Contextos dos Conceitos Conceito de Contextos ? Dos Contextos aos Conceitos…

45 Tensões em Educação Conceitos - Contextos Vila Nova de Gaia, 17 de Março de 2007 Fernando Cunha


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