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Marketing e Finanças Negócios Internacionais. Objectivos de Marketing Tipos de Marketing; Tipos de Marketing; Introduzir técnicas para avaliar dimensões.

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1 Marketing e Finanças Negócios Internacionais

2 Objectivos de Marketing Tipos de Marketing; Tipos de Marketing; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Produto Produto Preço Preço Promoção Promoção Marca Marca Distribuição Distribuição

3 Objectivos de Marketing Tipos de Marketing; Tipos de Marketing; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Produto Produto Preço Preço Promoção Promoção Marca Marca Distribuição Distribuição

4 Tipos de Marketing Marketing de Exportação Marketing de Exportação Marketing Internacional Marketing Internacional Marketing Global Marketing Global Marketing Glocal Marketing Glocal

5 Marketing Exportação Transposição de fronteiras Transposição de fronteiras Uso de capacidades / recursos internos Uso de capacidades / recursos internos Reactividade (exportações Ocasionais) - Proactividade (adaptação) Reactividade (exportações Ocasionais) - Proactividade (adaptação) Prolongamento da politica comercial doméstica Prolongamento da politica comercial doméstica Mercados semelhantes Mercados semelhantes

6 Marketing Internacional Reconhecida diferença entre os vários mercados; Reconhecida diferença entre os vários mercados; Plano de Marketing para cada mercado; Plano de Marketing para cada mercado; Relativa autonomia em termos de Marketing; Relativa autonomia em termos de Marketing; Adaptação aos mercados locais; Adaptação aos mercados locais; Controlo descentralizado; Controlo descentralizado; Casa mãe coordena a estratégia internacional. Casa mãe coordena a estratégia internacional.

7 Marketing Global Mercados homogéneos Mercados homogéneos Transferibilidade do Marketing Ex: Gilette Transferibilidade do Marketing Ex: Gilette Economias de escala Economias de escala Factores politico-legais Factores politico-legais Concorrência Concorrência Tecnologias Tecnologias

8 Marketing Glocal Pensar Global, Actuar Local - Think global, act local Não há produtos universais! É necessário adaptar produtos e serviços aos mercados locais. Ex:

9 Objectivos de Marketing Tipos de Marketing; Tipos de Marketing; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Produto Produto Preço Preço Promoção Promoção Marca Marca Distribuição Distribuição

10 Dimensão do País Dimensão do País Crescimento potencial Crescimento potencial Proximidade às operações caseiras Proximidade às operações caseiras Estabilidade da moeda Estabilidade da moeda Estabilidade Política Estabilidade Política Orientações Orientações o Cliente o M arketing Estratégico o M arketingSocietal Razões para penetrar no mercado

11 Objectivos de Marketing Tipos de Marketing; Tipos de Marketing; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Produto Produto Preço Preço Promoção Promoção Marca Marca Distribuição Distribuição

12 Ambiente Internacional Factores que afectam o mercado e respectivas estratégias de marketing Ambiente Cultural Ambiente Cultural Ambiente Económico (Preço) Ambiente Económico (Preço) Ambiente Financeiro Ambiente Financeiro Ambiente Politico legal Ambiente Politico legal

13 Ambiente Cultural Religião Religião Linguagem (é fundamental perceber a língua do cliente) Linguagem (é fundamental perceber a língua do cliente) Linguagem não verbal (gestual, espaço, tempo - noção de Linguagem não verbal (gestual, espaço, tempo - noção de tempo) tempo) Valores e atitudes (consumismo, poupança) Valores e atitudes (consumismo, poupança) Cultura material (ex.: diferença do uso da bicicleta em: Portugal - lazer; Holanda - Lazer e transporte; China – Cultura material (ex.: diferença do uso da bicicleta em: Portugal - lazer; Holanda - Lazer e transporte; China – Transporte) Transporte) Estética (cores, Design) - No país basco não se vende o vermelho, pois simboliza a cor da bandeira espanhola Estética (cores, Design) - No país basco não se vende o vermelho, pois simboliza a cor da bandeira espanhola

14 Ambiente Económico Dimensão dos Mercados: Demografia, rendimento; Dimensão dos Mercados: Demografia, rendimento; Natureza das economias: Infraestruturais, geografia, inflação, papel do governo, investimento directo estrangeiro, desenvolvimento social (se tem um papel activo na captação de investimento estrangeiro). Natureza das economias: Infraestruturais, geografia, inflação, papel do governo, investimento directo estrangeiro, desenvolvimento social (se tem um papel activo na captação de investimento estrangeiro).

15 Ambiente Financeiro Globalização dos sistemas Financeiros e bancários; Globalização dos sistemas Financeiros e bancários; Elevada integração dos mercados de capitais; Elevada integração dos mercados de capitais; Capital deixa de ter Pátria; Capital deixa de ter Pátria; Mercado monetário particularmente importante para o Marketing internacional; Mercado monetário particularmente importante para o Marketing internacional; Mercado de divisas contribui para o Aumento do comércio internacional; Mercado de divisas contribui para o Aumento do comércio internacional; o Diminuição dos custos de transacção o Diminuição das incertezas e riscos o Troca de activos presentes por futuros

16 Ambiente Político e Legal Politica Internacional Politica Internacional Lei internacional Lei internacional Acordos Multilaterais Acordos MultilateraisRiscos

17 Objectivos de Marketing Tipos de Marketing; Tipos de Marketing; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Introduzir técnicas para avaliar dimensões para determinados países; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Enfatizar como as diferenças contextuais podem complicar a gestão do marketing a nível mundial; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Discutir as principais considerações internacionais no âmbito do marketing-mix; Produto Produto Preço Preço Promoção Promoção Marca Marca Distribuição Distribuição

18 Marketing-Mix Produto Produto Preço Preço Comunicação Comunicação Marca Marca Distribuição Distribuição

19 Produto Razões para adaptar o produto ao mercado: Características do mercado (regulamentos do governo, barreiras alfandegárias; Características do mercado (regulamentos do governo, barreiras alfandegárias; Características do consumidor, cultura, desenvolvimento económico, concorrência, clima e geografia; Características do consumidor, cultura, desenvolvimento económico, concorrência, clima e geografia; Características do produto (composição do produto, nome, embalagem, aparência, qualidade, serviço, efeito made in; Características do produto (composição do produto, nome, embalagem, aparência, qualidade, serviço, efeito made in; Características da empresa (rentabilidade, oportunidade, custos de adaptação, politica da empresa, organização, recursos); Características da empresa (rentabilidade, oportunidade, custos de adaptação, politica da empresa, organização, recursos); Política do produto - propor um produto adaptado ao mercado; Política do produto - propor um produto adaptado ao mercado; Analise técnica e comercial do produto, realização das modificações aprovadas, definição das modificações desejáveis ás condicionantes técnicas ou de custos. Analise técnica e comercial do produto, realização das modificações aprovadas, definição das modificações desejáveis ás condicionantes técnicas ou de custos.

20 Preço Diferentes graus de envolvimento governamental Diferentes graus de envolvimento governamental Maior diversidade dos mercados Maior diversidade dos mercados Escalonagem de preços para exportações Escalonagem de preços para exportações Mudando valores da moeda Mudando valores da moeda Diferenças em práticas fixas versus preços variáveis Diferenças em práticas fixas versus preços variáveis A pujança dos retalhistas com os fornecedores A pujança dos retalhistas com os fornecedores

21 Preços Fixos vs. Preços variáveis Descontos para quantidades ou repetição de encomendas Descontos para quantidades ou repetição de encomendas Prazos que aumentam a produção ou os custos de transporte Prazos que aumentam a produção ou os custos de transporte Termos de crédito ou pagamento Termos de crédito ou pagamento Serviço Serviço Fornecimento de materiais promocionais Fornecimento de materiais promocionais Dar formação ao pessoal das vendas ou aos clientes. Dar formação ao pessoal das vendas ou aos clientes.

22 Comunicação Tipos de sistemas de distribuição; Tipos de sistemas de distribuição; Custo e disponibilidade dos media para atingir mercados alvos; Custo e disponibilidade dos media para atingir mercados alvos; Atitudes do consumidor em relação às fontes de informação; Atitudes do consumidor em relação às fontes de informação; Preço do produto comparado às receitas. Preço do produto comparado às receitas. Mix Push/Pull

23 Marca Marca versus sem marca Marca versus sem marca Marca do produtor versus marca privada Marca do produtor versus marca privada Uma marca versus marcas múltiplas Uma marca versus marcas múltiplas Marca a nível mundial versus marcas múltiplas Marca a nível mundial versus marcas múltiplas Questões: Questões: o Diferenças de linguagem o Expansão por aquisição o Imagens de nacionalidade o Leis referentes a nomes genéricos

24 Distribuição Dificuldade de estandardização Dificuldade de estandardização Custos de distribuição Custos de distribuição Internet e comércio electrónico Internet e comércio electrónico

25 Marketing Doméstico vs. Marketing Internacional Marketing Doméstico Marketing Internacional Produto - I&D para ir de encontro às necessidades do mercado - Estandardização/Adaptação do produto -Estandardização/Adaptação do produto - Ciclo de vida do produto/mercado -Ciclo de vida do produto/mercado - Aspectos técnicos próprios - Legislação, aspectos culturais -Legislação, aspectos culturais Preço - Estabelecimento do preço - Preços de promoção - Crédito - Preços de transferência - Adaptação de preços - Taxas de câmbio Distribuição - Gestão dos canais - Modo de entrada - Canais paralelos Comunicação - Mensagem - Alvos - Plano de media - Adaptações da mensagem - Restrições e costumes legais

26 Objectivos de Finanças Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros;

27 Funções das Finanças Empresariais A função financeira adquire e aplica recursos financeiros por entre as actividades e projectos da empresa; A função financeira adquire e aplica recursos financeiros por entre as actividades e projectos da empresa; Funções chave: Funções chave: o Estrutura de capitais; o Orçamento de capitais; o Financiamento a longo prazo; o Gestão de fundo de maneio.

28 Objectivos de Finanças Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros;

29 Eurocurrencies Eurocurrency é um tipo de dívida financeira para as MNEs para além daquilo que encontram no mercado doméstico; Eurocurrency é um tipo de dívida financeira para as MNEs para além daquilo que encontram no mercado doméstico; Eurocurrency é um mercado por grosso; Eurocurrency é um mercado por grosso; Eurocurrency é qualquer moeda que é feita fora do seu país de origem; Eurocurrency é qualquer moeda que é feita fora do seu país de origem; Principais fontes: Principais fontes: o Governos estrangeiros ou individuais; o Bancos Europeus; o Países com uma balança comercial excedente: Alemanha Alemanha Tailândia Tailândia Japão Japão

30 Títulos/Obrigações Internacionais Títulos/Obrigações estrangeiras: títulos vendidos fora do país que faz o empréstimo mas que são denominados na moeda do país em questão; Títulos/Obrigações estrangeiras: títulos vendidos fora do país que faz o empréstimo mas que são denominados na moeda do país em questão; Títulos europeus: títulos garantidos por um sindicato bancário de diferentes países e vendidos em países que não têm o título na moeda denominada; Títulos europeus: títulos garantidos por um sindicato bancário de diferentes países e vendidos em países que não têm o título na moeda denominada; Títulos globais: combinação de títulos domésticos e europeus que têm de ser registados em cada mercado nacional de acordo com os registos de mercados requeridos. Títulos globais: combinação de títulos domésticos e europeus que têm de ser registados em cada mercado nacional de acordo com os registos de mercados requeridos.

31 Características do Centro Financeiro Offshore Grande moeda estrangeira (moeda europeia) mercado para depósitos e empréstimos; Grande moeda estrangeira (moeda europeia) mercado para depósitos e empréstimos; Uma grande rede de fornecedores de fundos para os mercados financeiros mundiais; Uma grande rede de fornecedores de fundos para os mercados financeiros mundiais; Serve como intermediário ou passagem para fundos de empréstimos internacionais; Serve como intermediário ou passagem para fundos de empréstimos internacionais; Oferece estabilidade económica e política. Oferece estabilidade económica e política.

32 Características do Centro Financeiro Offshore Oferece eficiente e experiente comunidade financeira; Oferece eficiente e experiente comunidade financeira; Fornece boas comunicações e serviços de ajuda; Fornece boas comunicações e serviços de ajuda; Oferece um ambiente oficialmente regulado favorável à indústria financeira: Oferece um ambiente oficialmente regulado favorável à indústria financeira: o Protege os investidores; o Instituições financeiras não excessivamente restritivas.

33 Objectivos de Finanças Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros;

34 Fundos internos

35 Fontes de Fundos Internos Empréstimos; Empréstimos; Dividendos; Dividendos; Interacção de recebimentos e pagamentos entre as subsidiárias; Interacção de recebimentos e pagamentos entre as subsidiárias; Investimentos através de capital próprio. Investimentos através de capital próprio.

36 Objectivos de Finanças Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Descrever a função de finanças da Multinacional e mostrar como se enquadra na estrutura organizacional das MNEs; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Mostrar como as empresas adquirem fundos externos para operações e expansões normais; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Discutir as principais fontes de fundos internos disponíveis às MNEs; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros; Explicar como as empresas se protegem dos principais riscos de inflação e movimentos de alteração de impostos financeiros;

37 Estratégias de Exposição de Risco Definir e medir a exposição; Definir e medir a exposição; Organizar e implementar um sistema de relatório que monitoriza o movimento da exposição e a taxa de câmbio; Organizar e implementar um sistema de relatório que monitoriza o movimento da exposição e a taxa de câmbio; Adoptar uma política assumindo responsabilidade para minimizar (ou hedging) a exposição; Adoptar uma política assumindo responsabilidade para minimizar (ou hedging) a exposição; Formular estratégias para hedging a exposição: Formular estratégias para hedging a exposição: Estratégia de liderança; Estratégia de liderança; Estratégia de Lag. Estratégia de Lag.

38 Marketing e Finanças FIM Trabalho elaborado por: Renata Tavares Fátima Narciso


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