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A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos Gerson Pastre de Oliveira PUC/SP UNIP Mesa redonda: Design Instrucional.

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1 A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos Gerson Pastre de Oliveira PUC/SP UNIP Mesa redonda: Design Instrucional

2 Tópicos 2 Complexidade Planejamento Metodologia Multidimensionalidade Modal

3 Palavras importantes 3

4 Avaliação e validação de projetos em DI 4 Complexidade Conhecimento Avaliação

5 5 Planejamento: coisas para pensar Definição de objetivos Modelo pedagógico Estrutura das atividades Tecnologias pertinentes Avaliação

6 Metodologia da prática avaliativa 6 Veículo para incremento da qualidade do processo de ensino; Possibilidade de levantamento e comparação de parâmetros fixados no planejamento; Qualidade Fornecer elementos para a construção da compreensão do estudante; Compreensão Obtenção de subsídios que amparem o processo de tomada de decisões; Tomada de decisões Dados cuja interpretação alimenta o processo de planejamento contínuo e reorientação de objetivos; Planejamento

7 Avaliação multidimensional 7 Todas as etapas Diversos enfoques Caráter processual e multidisciplinar

8 Avaliação & DI 8 Aspectos avaliativos em DI Eficiência dos materiais instrucionais ou educativos Qualidade e pertinência do webdesign Adequação da fluência tecnológica dos participantes Tempo, acesso, condições objetivas

9 Vale lembrar... 9 Reproduzir modelos não funciona: avaliação é decisiva; Adequação das ferramentas, dos estilos comunicacionais, das mensagens, dos símbolos empregados, do design; Tecnologias não criam ambientes de aprendizagem melhores por elas mesmas: planejamento e especificidades do processo; Memorização x aprendizagem – Certificar capacidade de reagir a estímulos com habilidade; – Usar o conhecimento com proficiência em diferentes contextos.

10 Visão multidimensional 10 Diagnóstica Informações sobre habilidades prévias; Grau da adequação da interface: uso de protótipos; Condições de acesso e quais dispositivos; Foco: adequação do design e das abordagens cognitivas. Somativa Aferir domínio alcançado sobre um tópico ou tema; Certificar e/ou conferir grau; Características das entregas e dos produtos; Testes e certificações: usar experiências do curso. Formativa Caráter processual e contínuo; Trajetória e feedback: autonomia; Adequações durante o processo; Problematizações; Uso dos resultados provisórios; Ajuste fino.

11 Ações diagnósticas 11 Ações avaliativas diagnósticas Processo de aprendizagem Avaliação diagnóstica Fase 1 Avaliação diagnóstica Fase 2...

12 Ações somativas 12 Processo de aprendizagem Ações avaliativas somativas Fase 1 Ações somativas Fase 2 Ações somativas...

13 Ações formativas 13 Ações avaliativas formativas + Processo de aprendizagem

14 Pensando em ações diagnósticas 14 char msg[] = {78, 111, 119, 32, 72, 105, 114, 105, 110, 103, 0};

15 Pensando em ações diagnósticas 15 now hiring

16 Pensando em ações somativas 16

17 Questões relativas ao conteúdo 17 Problematizações como desafios: conhecimento como resposta às ações Ambientes e recursos que favoreçam a construção de soluções por meio de diversas linguagens e trajetórias Interfaces que permitam múltiplas lógicas: jogos, textos, questões, percepções...

18 De volta à complexidade Tempo intemporal e espaço de fluxos: exploração ampla das dinâmicas interativas; Perfis heterogêneos: games ou textos? Como usar as bagagens pessoais das pessoas?

19 De volta à complexidade Manter à vista a proposta, mesmo que seja para mudá-la e reorganizá-la dentro dos objetivos e parâmetros de qualidade do projeto é um desafio a ser superado. E aplicar esta avaliação de forma individualizada, considerando as diferenças, as densidades de intervenção e as possibilidades de realização das tarefas em determinados momentos...

20 Planejamento flexível 20 Adotar as mudanças necessárias surgidas como consequência da complexidade presente na construção do conhecimento nos dias atuais, ligada à multiplicidade de interfaces, tempos, espaços e fontes disponíveis para alicerçar o processo de construção do conhecimento; Tais mudanças podem estar relacionadas ao conteúdo, às atividades, aos prazos de consecução das tarefas, à própria avaliação e à estratégia pedagógica.

21 Múltiplos estilos de aprendizagem 21 Estratégias que promovam colaboração e cooperação Múltiplas interfaces para distintas trajetórias Favorecer a interdisciplinaridade Intensificar os processos de avaliação para permitir a flexibilidade no planejamento

22 Avaliação e fluência 22 Avaliação... A complexidade dos elementos avaliativos em ambientes virtuais......Fluência...pode ser intensificada para explorar múltiplos aspectos quanto maior for a fluência tecnológica dos indivíduos.

23 Considerações finais 23 Não há receitas; Multiplicidade dos posicionamentos teóricos são admissíveis; Uso dos resultados provisórios; Avaliação multidimensional não é modalidade avaliativa, é uma metodologia de construção múltipla, que usa elementos diagnósticos, formativos e somativos, relacionados com o planejamento de um curso e tendo por foco o processo de aprendizagem.

24 Obrigado! Gerson Pastre de Oliveira PUC/SP UNIP


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