A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev. 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev. 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas da Costa Coimbra, Fev. 2013

2 O conceito de risco em saúde varia consoante os autores, mas todos incidem nos mesmos comportamentos, nomeadamente os comportamentos relacionados com: a alimentação, consumo de tabaco, consumo excessivo de álcool, atividade física, acidentes, etc.

3  Riscos em saúde:  – Abordagem da saúde na perspectiva do que possa ocorrer e não do que já ocorreu!  - Fatores que determinam/influenciam se uma doença ou outra situação de falta de saúde pode ou não ocorrer (Lancaster e Stanhope, 1999). João Lucas

4 É consenso comum de que se podem restringir os fatores de risco em saúde, a três tipos: - comportamentais (Tabaco, álcool, etc…), - ambientais (sociais, culturais, físicos), - genéticos ou hereditários.

5 Comportamentais Ambientais Genéticos Fatores de risco Comporta mentais ambientaisgenéticos

6 São fatores que podem contribuir para a ocorrência de resultados ou efeitos não saudáveis.

7 Lancaster e Stanhope (1999), identifica quatro categorias: - risco biológico (hereditário), - risco ambiental, - risco comportamental, - risco relacionado com a idade.

8 Exemplo: uma história familiar de doença cardiovascular é um fator de risco único que pode ser potenciado pelo consumo de tabaco enquanto comportamento de risco. O efeito combinado de vários fatores, neste caso: história familiar, tabagismo e sexo masculino, é superior à mera soma das probabilidades de cada um dos três fatores enunciados.

9 Risco em saúde é a probabilidade de ocorrência de um acontecimento que afeta a saúde. Neste conceito, o termo risco é usado para definir a capacidade que uma pessoa sadia exposta a determinados fatores, ambientais (sociais, culturais, físicos), comportamentais e hereditários, tem de adquirir determinada doença.

10 Fatores de risco são características dos indivíduos que têm maior probabilidade de vir a sofrer um problema de saúde.

11 Idade - Sociedades ocidentais industrializadas a HTA aumenta com a idade Raça - Existem diferenças em relação à raça apesar de se desconhecer a causa Hereditariedade – há factores genéticos determinantes da HTA FACTORES DE RISCO MAIS COMUNS NA HIPERTENSÃO ARTERIAL

12 Sexo – Nos adultos jovens é mais frequente nos homens, a partir dos 45 anos é mais frequente nas mulheres Consumo de sal - Aumento do consumo de sal- Aumento da HTA Consumo de álcool - Consumo excessivo de álcool- Aumento da HTA Outros fatores - stress, ruído, tabaco, café 12 João Lucas 2013

13 Não comportamentais (genéticos) ComportamentaisRelacionados com o comportamento (ambientais)  Género  Idade  História familiar de doença  Diabetes  Tabaco  Dieta com alto teor lipídico  Elevado consumo de álcool  Sedentarismo  Colesterol elevado  stress, ruído…  Obesidade Factores de risco das doenças cardiovasculares 13 João Lucas 2013


Carregar ppt "Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev. 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google