A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XIII SNBU Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Tema: Redimensionamento de Recursos Informacionais A rede de projetos do Núcleo Temático da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XIII SNBU Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Tema: Redimensionamento de Recursos Informacionais A rede de projetos do Núcleo Temático da."— Transcrição da apresentação:

1 XIII SNBU Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Tema: Redimensionamento de Recursos Informacionais A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Isa Maria Freire, MCT/IBICT – UFF Mônica Marques Carvalho, UFRN/Debib Luciana Moreira Carvalho, UFRN/Debib Natal, 2004

2 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação RESUMO Aborda a proposta para Revitalização do Núcleo Temático da Seca – Nut-Seca, na perspectiva da responsabilidade social da Ciência da Informação. Propõe o tratamento e disseminação dos estoques informacionais do Núcleo, utilizando uma Rede de Projetos onde se destacam Sistema de Recuperação da Informação e Biblioteca Digital.

3 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação O Núcleo Temático da Seca, criado no início da década de 1980, é constituído por uma base de pesquisa e por um centro de documentação especializado na temática seca e semi-árido, estando vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

4 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Por sua pluralidade temática, a “seca” pode ser concebida como objeto de estudo multi, inter e trans disciplinar, na medida em que se busca estudar as conseqüências físicas, sociais, econômicas e políticas do fenômeno, assim como sua projeção sobre a natureza semi-árida, o homem e a sociedade sertaneja.

5 Dinamizar a produção científica concernente a seca e semi-árido.
XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Seus objetivos são: Oferecer à comunidade universitária e norte-rio-grandense informações sobre a temática seca e semi-árido; Apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão em suas necessidades de acesso à informação especializada em seca e semi-árido; Dinamizar a produção científica concernente a seca e semi-árido.

6 A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação O acervo do Nut-Seca Seca é rico em informação e conhecimento sobre seca e do semi-árido nordestino: nele, é possível encontrar e relacionar conhecimentos científicos produzidos por economistas, biólogos, físicos, estatísticos, cientistas sociais, historiadores, que pesquisaram sobre os vários aspectos do fenômeno da seca no Rio Grande do Norte. (CARVALHO, 1998)

7 recortes de jornais, compreendendo um século de informações;
XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação obras acadêmicas (ensaios, pesquisas, obras de referência e textos mimeo., estudos publicados sobre a forma de livros, artigos de revistas, teses, dissertações, monografias); fontes primárias (cartas, documentação administrativa, textos de lei, documentos cartoriais); recortes de jornais, compreendendo um século de informações; documentação não convencional, vídeos, fotografias, mapas, slides, etc.

8 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Ao lado do universo documental disponível encontram-se registros de feições étnico-paisagísticas, através de fotografias, vídeos, filmes e materiais cartográficos (p.ex., os atlas pluviométricos). Essa documentação, por si só, é reveladora das potencialidades que o Nut-Seca detém para o conhecimento de um bioma único e singular da paisagem brasileira: a caatinga.

9 Ver em www.nutseca.ufrn.br
XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação No Relatório da Comissão para Reativação do Nut-Seca [2003] foi proposto o desenvolvimento de uma “Rede de Projetos”, na qual destacamos o Sistema de Recuperação da Informação e a Biblioteca Digital e Portal de Informação sobre Seca, que têm como objetivo comum promover o processamento digital do acervo do Nut-Seca, permitindo sua difusão em larga escala. Ver em

10 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Sobre o método de projeto “[...] ferramenta básica do gestor, que [...] fundamenta, direciona e organiza a ação de sua responsabilidade [e] possibilita o seu monitoramento e avaliação.” (LÜCK, 2001, p.13)

11 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Nesse contexto, projeto é visto como “empreendimento com começo e fim definidos, dirigido por pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade”. (DINSMORE, 1992, p.19)

12 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação E elaborar projeto significa planejar os caminhos para a ação, considerando os elementos envolvidos ― pressupostos, objetivos, metodologia e seus procedimentos, clientes, recursos necessários e forma de implementação.

13 Quadro 1 – Princípios e contraposições do método de projeto
Visão de resultados e de ações concretas Visão genérica, inespecífica e difusa Concentração e canalização de esforços e energias Ação dispersa e desconcentrada Caracterização clara e objetiva do foco Superficialidade no entendimento da realidade Tempo e recursos delimitados Ativismo e imediatismo Apropriação e mobilização de recursos Agilidade e versatilidade na busca de resultados Adaptado de Lück, 2001

14 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Na categoria orientação articulada para inovação, melhoria e transformação, projeto é definido como: “um conjunto organizado e encadeado de ações de abrangência e escopo definidos, que focaliza aspectos específicos a serem abordados num período determinado de tempo, por pessoas associadas e articuladoras das condições promotoras de resultados, com um determinado custo”. (LÜCK, 2001, p.27)

15 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Sua elaboração se justifica visando promover novas ações e realidades: a fase de planejamento deve ser a primeira iniciativa com vistas à implantação das ações previstas. As ações de planejamento desenvolvem uma sinergia para o trabalho a ser empreendido pelos participantes , além de gerar comprometimento com a construção de condições para sua realização, com o propósito de promover benefícios às pessoas e organizações.

16 Rede de projetos Centro de Documentação do Nut-Seca
Sistema de Recuperação da informação Produtos de Informação Educativa Biblioteca Digital Coleções Catálogos on line Biodiversidade Aquática do Vale do Assú Oficina da Memória Mapas conceituais Memória e História das Políticas Públicas sobre a Seca Tesauro SRI Implementação BD Figura 1 - Diagrama operacional da “rede de projetos” (FREIRE, 2003)

17 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação O Sistema de Recuperação da Informação se articula com a Biblioteca e Portal Digital do Nut-Seca em nível das coleções e catálogos on line, com ênfase no resgate da memória conceitual do Núcleo através da Oficina da Memória. A partir das informações geradas nessa etapa, será traçado o Mapa Conceitual que visa esquematizar as informações de forma inteligível, com vistas à construção de um tesauro sobre seca e semi-árido.

18 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação O potencial acadêmico do Nut-Seca se insere numa abordagem epistemológica ampla, adotando abordagens de distintas áreas do conhecimento sem perder de vista uma articulação sistemática entre as variadas dimensões do fenômeno. Pela produção acadêmica que acumulou ao longo do tempo, o Núcleo deve ser abordado como um valioso espaço institucional de produção, ampliação e difusão de conhecimentos, bem como de ensino, pesquisa e extensão.

19 XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Nesse contexto, uma perspectiva social da informação pode resultar no fortalecimento de uma rede digital de informação sobre seca e semi-árido, disponível para usuários que tenham realidades congêneres, no Brasil e no exterior. As tecnologias da informação, por sua vez, poderão ser aplicadas a outros tipos de ambientes onde há necessidade de organização e comunicação de informação sobre esses temas, tão relevantes para a sociedade brasileira, em geral, e nordestina, em particular.

20 Somos gratas pela atenção.
XIII SNBU [2004] A rede de projetos do Núcleo Temático da Seca da UFRN como possibilidade de socialização da informação Somos gratas pela atenção. Isa Maria Freire, MCT/IBICT – UFF Mônica M. Carvalho, UFRN/Debib Luciana M. Carvalho, UFRN/Debib


Carregar ppt "XIII SNBU Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Tema: Redimensionamento de Recursos Informacionais A rede de projetos do Núcleo Temático da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google