A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carvão Mineral. Tipos de carvão mineral O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carvão Mineral. Tipos de carvão mineral O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível."— Transcrição da apresentação:

1 Carvão Mineral

2 Tipos de carvão mineral O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível de pureza e potencial energético. Os tipos de carvão são: Turfa (cerca de 50% de carbono), Linhito (cerca de 70% de carbono), Hulha (cerca de 85% de carbono) e Antracito (cerca de 90% de carbono).

3 História Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia.

4 Definição e uso O carvão mineral, que possui cor preta, é uma rocha sedimentar de origem fóssil (formado a partir da sedimentação de resíduos orgânicos, em condições específicas). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão, ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso é ainda muito usado em usinas termoelétricas e indústrias de siderurgia.

5 Composição O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.

6 Geração de poluição A queima do carvão mineral, para gerar energia, lança no ar partículas sólidas e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia elétrica em usinas termoelétricas. Além do gás carbônico, a queima do carvão mineral lança no ar também o gás metano e outras substâncias tóxicas.

7 Jazidas no Brasil As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Existem doze entrepostos instalados com capacidade de armazenar 8 milhões de toneladas de carvão mineral, sendo que o deTubarão, Santa Catarina, é para seis milhões de toneladas, ocupando uma área de 120 hectares.TubarãoSanta Catarina

8 Mina Estração de Carvão Mineral

9 Finalidade e Funções - O carvão mineral é a principal fonte de geração de eletricidade no mundo. Aproximadamente 40% de toda eletricidade do mundo depende do carvão. Cerca de 40% do carvão produzido no mundo abastece as usinas termoelétricas, onde é queimado para gerar energia. - Aproximadamente 40% do gás carbônico (CO 2, dióxido de carbono) gerado no mundo tem como origem a queima do carvão mineral. - O carvão mineral possui uma estrutura química muito parecida com a do diamante.

10 Definição e uso O carvão mineral, que possui cor preta, é uma rocha sedimentar de origem fóssil (formado a partir da sedimentação de resíduos orgânicos, em condições específicas). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão, ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso é ainda muito usado em usinas termoelétricas e indústrias de siderurgia.

11 Formação do carvão mineral O carvão mineral foi formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais, especialmente durante períodos Carbonífero ePermiano.plantasperíodosCarboníferoPermiano As alterações climáticas registradas no mundo explicam porque o carvão ocorre em todos os continentes, mesmo na Antártida. Segundo a visão tradicional, os depósitos carboníferos se formaram de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir as camadas de turfa.Antártidapântanosturfa A elevação do nível das águas do mar ou o rebaixamento da terra provocaram o afundamento dessas camadas sob sedimentosmarinhos, cujo peso comprimiu a turfa, transformando-a, sob elevadas temperaturas, em carvão. Apenas o carvão de cor marrom (linhitos) têm origem estritamente a partir de plantas.sedimentosturfalinhitosplantas Empregam-se, em geral, dois métodos para determinar a composição dos carvões: a "análise elementar", estabelece as porcentagens totais dos elementos presentes (carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre e nitrogênio); e a "análise aproximada" fornece uma estimativa empírica das quantidades de umidade, cinza e materiais voláteis, e de carbono fixo. Os carvões classificam-se ou ordenam-se de acordo com o seu conteúdo de carbono fixo, cuja proporção aumenta à medida que o minério se forma. Em ordem ascendente, os principais tipos são: linhito, que se desgasta rapidamente, pode incendiar-se espontaneamente e tem baixo valor calorífico; é usado sobretudo na Alemanha e na Austrália; carvão sub-betuminoso, utilizado principalmente em estações geradoras; carvão betuminoso, o tipo mais comum e que, transformado frequentemente em coque tem amplo emprego industrial; o antracito, um carvão lustroso, de combustão lenta, excelente para uso doméstico.carbonohidrogêniooxigênioenxofrenitrogêniolinhitoAlemanhaAustráliacarvão betuminosocoqueantracito

12 Consequências do uso do carvão Embora utilizado como combustível, em Gales, na Grã-Bretanha, desde o segundo milênio a.C., o carvão só começou a ser minerado de forma mais ou menos sistemática na Europa por volta do século XIII, época em que já era conhecido dos índios norte-americanos. A primeira mina comercial de carvão da América foi aberta em Richmond. EUA (1745), e o antracito era extraído na Pensilvânia por volta de A revolução industrial ampliou a demanda do minério, que só reduziu no século XX, com a difusão do emprego do petróleocomo combustível. As reservas mundiais de carvão são estimadas em cerca de sete trilhões de toneladas, o suficiente para atender a demanda durante alguns séculos, nas taxas de consumo atuais.Grã-BretanhaEuropaAméricaRichmondpetróleo A queima de carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos como por exemplo o mercúrio e outros metais pesados como vanádio, cádmio, arsênio e chumbo. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global e contribuindo para a chuva ácida. Na década de 1950, a poluição atmosférica devido ao uso do carvão causou elevado número de mortes e deixou milhares de doentes em Londres, durante "o grande nevoeiro de 1952".energiamercúriovanádiocádmioarsêniochumbodióxido de carbonopoluição na atmosferaaquecimento globalchuva ácidadécada de 1950Londreso grande nevoeiro de 1952

13 Maiores produtores Os maiores produtores de carvão mineral são a China, os Estados Unidos, a Austrália, a Rússia e a Indonésia. A China, sozinha, produz quase metade do carvão mineral do mundo, tendo produzido em 2008, 2,761 bilhões de toneladas.ChinaEstados UnidosAustráliaRússiaIndonésia Os maiores exportadores são a Austrália, a Indonésia, o Canadá, os Estados Unidos e a Rússia.AustráliaIndonésiaCanadáEstados UnidosRússia

14 Produção de carvão por países e anos (milhões de toneladas) País % Reserva s (anos) China %35 Estados UnidosEstados Unidos %241 União EuropeiaUnião Europeia %105 Austrália %180 Rússia %495 Indonésia %18 África do SulÁfrica do Sul %119 Alemanha %223 Polónia %43 Cazaquist ãoCazaquist ão %303 Total mundial 5,301.35,716.06,035.36,342.06,573.36,795.06,880.87, %119


Carregar ppt "Carvão Mineral. Tipos de carvão mineral O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google