A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprender brincando: o uso de jogos na educação Maria Angélica Santini Melissa Vallin de la Torre Vera Carolina Cambréa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprender brincando: o uso de jogos na educação Maria Angélica Santini Melissa Vallin de la Torre Vera Carolina Cambréa."— Transcrição da apresentação:

1 Aprender brincando: o uso de jogos na educação Maria Angélica Santini Melissa Vallin de la Torre Vera Carolina Cambréa

2 Jogos na educação Você já parou para pensar que ao jogar, vários aspectos sociais, intelectuais e emocionais estão em ação? Ao jogar, há uma preocupação com regras, hipóteses, negociações, discussões e, é claro, com a competitividade.

3 Usar jogos didáticos para ensinar especialidades estimula o aluno e desenvolve habilidades que transformam a necessidade de aprendizado em prazer pelo conhecimento. Jogos na educação Que tal dar uma aula com um jogo didático?

4 Como criar um jogo? Além da criatividade, ao criar um jogo, deve-se considerar sua finalidade, estabelecer as regras, o público-alvo,o conteúdo a ser trabalhado, bem como as habilidades e competências que o jogador desenvolve. Veja algumas criações de seus colegas... Exemplo 1 Exemplo 1 - Agente EcoAmbiental Exemplo 2 Exemplo 2 - ECOnegócios

5 O desafio de criar um jogo Algumas dicas: Escolha temas atuais Tente selecionar problemas ambientais que tenham ligação com a vida dos alunos que serão o público alvo. Nem sempre um jogo precisa ter tabuleiros e peões, você pode criar algo mais dinâmico. O jogo nunca deve aparentar ter como principal objetivo a educação, pois isso afasta o aluno de sua proposta inicial. Veja o que as professoras sugerem.Veja

6 Pensando no jogo Nome motivador Objetivo Recursos Número de participantes Duração Descrição Dicas

7 Pensando no jogo Veja alguns exemplos para entender melhor os itens propostos: os.htm#limpar Jogo: Limpar o lago de detritos. os.htm#tartaruga Jogo: A tartaruga gigante. Revista Jogos Cooperativos

8 Artigos sobre jogos na educação A produção de jogos didáticos de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagemA produção de jogos didáticos de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem Jogos famosos são adaptados para o ensino de microbiologiaJogos famosos são adaptados para o ensino de microbiologia A experiência de jogos em grupos operativos,a educação em saúde para diabéticosA experiência de jogos em grupos operativos,a educação em saúde para diabéticos Estudo de uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos EducativosEstudo de uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos Jogos educacionais

9 É hora de colocar a mão na massa! Em grupo, elabore um jogo didático sobre um aspecto relacionado à Educação Ambiental. Entrega da idéia e objetivos do jogo: 04/04 Elabore uma apresentação e um protótipo do jogo para serem compartilhados com os colegas e docentes. Data da apresentação e entrega em CD: 16/05 Data da entrega do protótipo do jogo: 30/05 PROCURE SUPERVISÃO! No Laboratório de Ensino, você encontra jogos criados por alunos dos semestres anteriores e jogos tradicionais, que são comercializados. Utilize-os para obter inspiração!!!

10 Vamos jogar? Dia 30/05 Traga o jogo proposto pelo seu grupo para jogarmos.

11 Vamos avaliar os jogos? Em aula vocês deram sugestões sobre a avaliação dos jogos. No dia 16 de maio os jogos serão apresentados e cada grupo será responsável pela avaliação de um deles. Faremos um sorteio, no início da aula para sabermos quem avaliará quem...

12 Avaliação Aulas presenciais: apresentações 16/05; vamos jogar? 30/05 Supervisão: discutir com os docentes o andamento e dúvidas sobre o jogo 11/04 Seminários: apresentação dos jogos para colegas e docentes 16/05 Entregas: Idéias e objetivos impresso – 04/04 – entregar as idéias sobre a metodologia do jogo e seus objetivos Apresentação – entregar a apresentação em CD – dia 16/05 Protótipo final – entregar o jogo dia 30/05

13 Avaliação O jogo representa 35% da nota do semestre, assim distribuídos: Idéias e objetivos 0,0 – 0,5 Regras 0,0 – 1,0 Avaliação dos grupos 0,0 – 1,0 Avaliação dos docentes0,0 – 1,0

14 Para saber mais... KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, LOPES, M.G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 4ª ed. São Paulo: Cortez, Projeto: Microbiologia para todos

15 Para saber mais... Economia de energia, lixo, ciclo da águahttp://www.cambito.com.br/jogos.htm Exemplos de jogos relacionados a transitohttp://www.detran.se.gov.br/jogos.asp Jogos sobre energia elétricahttp://www.enersul.com.br/aescelsa/jogos.asp d_arq=123 jogos educativos na Serra dos Órgãoshttp://www.ibama.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=3&i d_arq=123 Jogos cooperativos - revistahttp://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm Ações para salvar o planetahttp://www1.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm

16 E AGORA? Tenham boas idéias... Saiam da rotina e Bom trabalho!


Carregar ppt "Aprender brincando: o uso de jogos na educação Maria Angélica Santini Melissa Vallin de la Torre Vera Carolina Cambréa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google