A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como chegar ao Dia “D” Encontro sobre a Norma de Encerramento do Exercício de 2014 e Abertura de 2015 Brasília, 04 de novembro de 2014 Coordenação-Geral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como chegar ao Dia “D” Encontro sobre a Norma de Encerramento do Exercício de 2014 e Abertura de 2015 Brasília, 04 de novembro de 2014 Coordenação-Geral."— Transcrição da apresentação:

1 Como chegar ao Dia “D” Encontro sobre a Norma de Encerramento do Exercício de 2014 e Abertura de 2015 Brasília, 04 de novembro de 2014 Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União _____________________________ Subsecretaria de Contabilidade Pública _____________________________

2 Como chegar ao Dia “D” O que é o Dia “D”? Data fixada para a efetiva implantação do Programa CASP, que compreende: O PCASP com as necessárias modificações na entrada de dados do SIAFI, no Módulo Contábil, no CPR e nos sistemas que enviam ou extraem informações do SIAFI; O DCASP e Auditores Contábeis com a passagem do Módulo de Demonstrações Contábeis para o ambiente web e a reformulação de todos os auditores contábeis; e O Tesouro Gerencial com a substituição do SIAFI Gerencial e a implantação dos Relatórios Padronizados. 2 1º de janeiro de 2015

3 Como chegar ao Dia “D” Quais os papéis de cada órgão no Dia “D”? CCONT – Órgão Central de Contabilidade da União  Orientar os órgãos superiores;  Normatizar os procedimentos a serem utilizados;  Treinar as Setoriais Contábeis de Órgão Superior;  Criar as rotinas e procedimentos contábeis.  Interagir com área de Sistema para propor alterações/melhorias no SIAFI. Setoriais Contábeis de Órgãos Superiores  Orientar seus órgãos e UG subordinados;  Normatizar, quando for o caso, os procedimentos a serem utilizados;  Treinar seus órgãos e UG subordinados;  Avaliar as demandas de seus subordinados, antes de encaminhá-las à CCONT/STN;  Solicitar a criação/alteração de rotina à CCONT/STN.

4 Como chegar ao Dia “D” Quais os papéis de cada órgão no Dia “D”? Setoriais Contábeis de Órgãos  Orientar suas UG;  Normatizar, quando for o caso, os procedimentos a serem utilizados;  Treinar suas UG;  Avaliar as demandas de suas UG, antes de encaminhá-las à Setorial Contábil de Órgão Superior;  Solicitar criação/alteração de rotina à Setorial Contábil Órgão Superior. Seccionais Contábeis;  Orientar suas UG;  Normatizar, quando for o caso, os procedimentos a serem utilizados;  Treinar suas UG;  Avaliar as demandas de suas UG, antes de encaminhá-las à Setorial Contábil de Órgão Superior;  Solicitar criação/alteração de rotina à Setorial Contábil Órgão Superior.

5 Como chegar ao Dia “D” Quais os impactos do Dia “D” no meu trabalho? Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) com lógica de funcionamento totalmente diferente do plano atual e documentos, eventos e situações modificados; Novas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) em ambiente web com lógica de construção e de análise totalmente diferentes; Novos auditores contábeis (CONCONTIR, CONINDBAL); Novo ambiente de consultas (Tesouro Gerencial) em ambiente web com conceitos totalmente diferentes; Excepcionalmente, os compromissos remanescentes no CPR em 2014 não serão copiados para 2015.

6 Como chegar ao Dia “D” Quais as providências prévias ao Dia “D”? Verifique urgentemente se existe sistema próprio do seu órgão que envia ou extrai informações do SIAFI (inclusive “robozinhos”) que ainda não foi ajustado para a implantação do PCASP; Verifique e teste as situações do CPR utilizadas pelas suas UG; Faça uma “limpeza” nos saldos contábeis das UG do seu Órgão; Faça uma “limpeza” nos compromissos do CPR; Faça uma “limpeza” nas Notas de Empenhos para o processo de inscrição em restos a pagar; Compatibilize os ativos e passivos e suas respectivas fontes de recursos (Equação 147); Indique e REGISTRE ainda em 2014 as Notas de Empenho que serão inscritas em restos a pagar.

7 Como chegar ao Dia “D” Quais as atitudes esperadas no Dia “D”? Promover treinamentos com suas UG utilizando, preferencialmente, os multiplicadores formados pela CCONT; Pesquise na internet uma solução para o seu problema. Existem diversos materiais didáticos e vídeos tutoriais feitos pela CCONT no site https://www.tesouro.fazenda.gov.br/implantacao-do-pcasp-uniao ; https://www.tesouro.fazenda.gov.br/implantacao-do-pcasp-uniao Siga a estrutura do Sistema de Contabilidade Federal: não acione diretamente a CCONT e sim a sua Setorial Contábil; Utilize sempre o COMUNICA SIAFI e não ouvidorias, além de evitar o uso do telefone; Utilize a transação CONORIGEM (2014), o Balancete e o Balanço de Abertura de 2015 para fazer uma conferência detalhada dos saldos contábeis transpostos; Garantir a presença de pessoas chave no período crítico como: 15 de Dezembro 2014 a 15 de Janeiro 2015.

8 Créditos/Contato Renato Pontes Dias Coordenador-Geral de Contabilidade e Custos da União Tel.: /4921 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Salmo 127:1 e 2


Carregar ppt "Como chegar ao Dia “D” Encontro sobre a Norma de Encerramento do Exercício de 2014 e Abertura de 2015 Brasília, 04 de novembro de 2014 Coordenação-Geral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google