A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observe o exemplo Eu vi os troncos que você serrou. A informação presente na oração subordinada poderia ser expressa pelo adjetivo serrados, teríamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observe o exemplo Eu vi os troncos que você serrou. A informação presente na oração subordinada poderia ser expressa pelo adjetivo serrados, teríamos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Observe o exemplo Eu vi os troncos que você serrou. A informação presente na oração subordinada poderia ser expressa pelo adjetivo serrados, teríamos então um período simples. A oração que você serrou desempenha o papel de um adjetivo, então a chamaremos de oração subordinada adjetiva. Oração subordinada adjetiva é aquela que tem o valor de adjetivo, pois cumpre o papel de caracterizar um substantivo (nome ou pronome) antecedente.

3 As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por pronomes relativos (cujo, onde, o qual) Ex: Adorei sua redação cujo tema foi o materialismo. Como saber se uma oração é adjetiva? Procure o pronome relativo que introduz a oração e troque-o por o (a) qual, os (as) quais, junto ou não de preposição. Só não é possível utilizar este artifício com o pronome relativo cujo, pois ele já tem valor adjetivo.

4 Observe o exemplo a seguir Ex1: Os bois de minha fazenda que contraíram febre aftosa serão sacrificados. Ex2: Os bois de minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão sacrificados. No primeiro exemplo, há um sentido restritivo indicando que serão sacrificados apenas os bois que contraíram a doença. Já no segundo exemplo, o sentido é generalizante, logo todos os bois serão sacrificados.

5 Assim, compreende-se que há dois tipos de orações adjetivas: as restritivas e as explicativas. As restritivas, como o próprio nome sugere, particularizam ou restringem o sentido de um nome antecedente. Na escrita, ligam-se ao antecedente diretamente, sem vírgulas. Ex: O homem que eu mencionei está aqui. As explicativas acrescentam uma informação que já é conhecimento do interlocutor, assim generalizam ou universalizam o sentido do antecedente. Na escrita, aparecem entre vírgulas. Ex: O homem, que eu mencionei, está aqui.

6 Exercícios de fixação 1) Separe e classifique as orações abaixo. a) Há alunos que praticam esportes. b) Não quero desculpas cuja motivação já conheço. c) Os homens que acreditam em Deus respeitam ao próximo. d) Os vizinhos, que nos visitaram, estão com problemas. e) O filme que assisti no Netflix era excelente.

7 f) Marta me emprestou o livro que o professor indicou. g) O amigo a quem me referi viajou. h) Ainda não recebi o telefonema que espero há dias. 2) Classifique e explique a diferença de sentido entre: Doarei as roupas que estão em bom estado para um orfanato. Doarei as roupas, que estão em bom estado, para um orfanato.


Carregar ppt "Observe o exemplo Eu vi os troncos que você serrou. A informação presente na oração subordinada poderia ser expressa pelo adjetivo serrados, teríamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google