A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contexto Atual da Ciência e Tecnologia – Os Sistemas Nacionais de Inovação José E. Cassiolato Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contexto Atual da Ciência e Tecnologia – Os Sistemas Nacionais de Inovação José E. Cassiolato Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais."— Transcrição da apresentação:

1 Contexto Atual da Ciência e Tecnologia – Os Sistemas Nacionais de Inovação José E. Cassiolato Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais www.ie.ufrj.br/rede Brasília – Agosto/2001

2 2 zAs transformações no processo inovativo ao longo das duas últimas duas décadas se dão no sentido de que ele passa a depender cada vez mais de processos interativos de natureza explicitamente social. Tais interações ocorrem em diferentes níveis. z Definições de inovação como sistema: not a single well defined act but a series of acts closely linked to the inventive process. An innovation acquires economic significance only through an extensive process of redesign, modification and a thousand small improvements (Rosenberg 1976: 75-6), process of trial and error, the cumulative addition of small and large modifications to production processes and product designs involving firms with links rather than free-standing, completely independent units (Imai and Baba 1989: 3) process characterised by continuous and numerous interactions and feedbacks (OECD 1990: 11).

3 3 No quadro mais atual a inovação é percebida como um modelo de integração de sistemas realizado através de redes de empresas e instituições. Nesta perspectiva, as principais características do processo inovativo seriam: zDesenvolvimento fortemente integrado em paralelo. zUso de sistemas especialistas e de modelos de simulação em P&D. zFortes articulações com principais consumidores (customer focus como princípio geral da estratégia). zIntegração estratégica com fornecedores primários, incluindo desenvolvimento conjunto de produtos e a ligação dos sistemas de CAD. zArticulações horizontais de diversos tipos: joint-ventures, grupos de pesquisa cooperativa, alianças em marketing, etc. zÊnfase em flexibilidade corporativa e na velocidade de desenvolvimento de inovações (time-based strategy). zFoco crescente na qualidade e outros fatores não relacionados a preço.

4 4 zAs principais implicações da visão da inovação como um processo interativo são as de que conhecimento e tecnologia são resultados de processos interativos e não passíveis de transferência. zA informação - passível de transferência, compra, venda. zConhecimento e tecnologia - localizados

5 5 Literatura sobre sistemas nacionais de inovação: zIdéias de Friedrich List sobre a importância de ambientes nacionais para o desenvolvimento econômico e de instituições. zTem evoluído a partir de duas idéias básicas, apoiadas por estudos empíricos sobre a inovação: z1 – estudos a nível de firmas sobre a inter-dependência entre produtores e usuários de tecnologia, enfatizando as interações produtor-usuário na crisação de tecnologias, facilitadas pela especialização industrial e ambientes culturais e de política comuns. z2 – estudo sobre o sistema japonês (Freeman) : ênfase menor na especialização, mas sim na capacidade do sistema de dirigir recursos para a inovação e investimento em novas atividades.

6 6 Definindo Sistemas de Inovação zLundvall (1992, p.2) define sistema de inovação a partir das características e efeitos do aprendizado: z... a system of innovation is constituted by elements and relationships which interact in the production, diffusion and use of new and economically useful, knowledge... a national system encompasses elements and relationships, either located within or rooted inside the borders of a national state. zEm tal quadro de referências o processo inovativo é conceitualizado como um processo fundado no aprendizado, dado que ele é - por definição - uma criação nas capacitações e conhecimentos que permitem o desenvolvimento de uma dada tecnologia.

7 7 zA utilidade do conceito de 'sistemas nacionais de inovação' reside no fato de o mesmo tratar explicitamente questões importantes, ignoradas em modelos mais antigos de mudança tecnológica - especificamente o da diversidade e do papel dos investimentos intangíveis em atividades de aprendizado inovativo. z Tal noção envolve, portanto, não apenas empresas, mas também, instituições de ensino e pesquisa, de financiamento, governo, etc. zAlém disso - e baseando-se na consideração que uma diversidade significativa existe entre os países e instituições na forma, nível e padrão dos investimentos em aprendizado - focalizam-se particularmente as ligações entre instituições e suas estruturas de incentivos e capacitações. zA história é uma fonte importante da diversidade dos sistemas nacionais de inovação. z Nesta ótica, o desenvolvimento institucional e as diferentes trajetórias tecnológicas nacionais contribuem para a criação de sistemas de inovação com características muito diversas. zUma implicação dessa idéia é que a ênfase na diversidade e no caráter localizado dos processos de aprendizado - e, portanto, na dimensão local da inovação – possibilita a conceitualização de sistemas regionais ou locais de inovação.

8 8 SNI: 3 conceitos básicos zComportamento econômico repousa em fundações institucionais (regras do jogo) que evoluem tendo em vista as vantagens que oferecem para a redução da incerteza: diferentes formatos institucionais levam a diferentes comportamentos (e resultados) econômicos. zVantagem competitiva resulta da variedade e especialização com efeitos indutores path-dependent: especializações que apresentam sucesso são auto-replicativas e criam sistemas. zConhecimento tecnológico é gerado por aprendizado interativo; em geral toma a forma de bases de conhecimento distribuídas entre os diferentes agentes (firmas, IP, etc.) que devem ineragir se ele dever ser aplicado.

9 9 1 – Atividades-chave de uma indústria em termos de fases técnicas da produção. - Quais são os principais componentes técnicos da atividade produtiva do setor em causa - O que deve uma empresa realizar para se tornar uma operadora viável na indústria? 2 – Tecnologias-chave – insumos de capital, equipamento, instrumentos e rotinas de produção – sendo utilizados para realizar as atividades. Quais são as tecnologias que a empresa deve controlar para realizar as atividades? 3 – As bases de conhecimento – em termos de conhecimento científico e engenharia – apoiando estas tecnologias/técnicas. Qual é o conhecimento codificado com o qual as operações técnicas são elaboradas, analisadas e produzidas? 4 – O quadro institucional. Quais são os formatos organizacionais – empresas, I.P, universidades – através do qual esse conhecimento é produzido e disseminado Identificando a base de conhecimento de um sistema indústrial/inovativo local

10 10 Atividades, áreas tecnológicas/de conhecimento – Exemplo da Indústria Alimentícia

11 11 Atividades, áreas tecnológicas/de conhecimento – Exemplo da Indústria Alimentícia

12 12 Atividades, áreas tecnológicas e redesde conhecimento – Exemplo da Indústria de petróleo

13 13 Atividades chave, tecnologias, bases de conhecimento e atores nas diferentes fase do setor petróleo offshore Fase de Exploração do Campo Atividade Chave TecnologiasBase de Conhecimento Inst. de Pq. Empr. Coleta de dados Geológicos Aquisição Sísmica, Drilling Navegação, Sismologia,Engenharia de Materiais, Física, Geologia Análise de Dados Geológicos Interpretação Sísmica, Interpretação Geológica Sismologia, Geologia,Geofísica, Geoquímica

14 14 Fase de Desenvolvimento do Campo Atividade Chave TecnologiasBase de Conhecimento Inst. de Pq Empr. Produzir e engenhei- rar as instalações CAE/CAD/CAM (cibernética), construção, mecânica, eletrônica, etc Instrumentação industrial, engenharia de materiais, física, geologia, climatologia, etc

15 15 Fase de Produção do Petróleo Atividade Chave TecnologiasBase de Conhecimento Instit. de Pq. Empr. Manutenção Surveillance


Carregar ppt "Contexto Atual da Ciência e Tecnologia – Os Sistemas Nacionais de Inovação José E. Cassiolato Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google