A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Avaliação Externa - processo. Avaliação  “Avaliação é o processo que tem como intenção determinar em que medida se atingiram os objectivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Avaliação Externa - processo. Avaliação  “Avaliação é o processo que tem como intenção determinar em que medida se atingiram os objectivos."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Avaliação Externa - processo

2 Avaliação  “Avaliação é o processo que tem como intenção determinar em que medida se atingiram os objectivos previamente traçados” (Tyler, 1982)  “Avaliar faz referência ao processo de recolha e de análise de informação relevante para descobrir qualquer faceta da realidade educativa e formular um juízo sobre a sua adequação a um padrão ou critério previamente estabelecido, como base para uma tomada de decisão” (A. de la Orden, 1982)

3 Avaliação  ‘Um processo que consiste em recolher um conjunto de observações pertinentes, válidas e fiáveis e em confrontar este conjunto de observações com um conjunto de critérios coerentes com referentes (processo de juízo) com a finalidade de fundamentar uma tomada de decisão adequada à função pretendida’ (De Ketele, 2010)

4 Avaliação  Avaliação é “o acto pelo qual se formula um juízo de "valor" incidindo num objecto determinado (indivíduos, situação, acção, projecto, etc.) por meio de um confronto entre duas séries de dados que são postos em relação: - dados que são da ordem do facto em si e que dizem respeito ao objecto real a avaliar; - dados que são da ordem do ideal e que dizem respeito a expectativas, intenções ou a projectos que se aplicam ao mesmo objecto. - Poder-se-á chamar - referente ao conjunto das normas ou critérios que servem de grelha de leitura do objecto a avaliar - referido àquilo que desse objecto será registado através desta leitura. (Hadji, 1994 )

5 A Avaliação tem por base três pilares Tardif et al. (2010)  Cognição - Uma concepção, uma representação do que será avaliado;  Observação - Uma selecção de provas;  Interpretação – Apuramento de critérios para realizar um juízo e tomar decisões.

6 Avaliar…  Objectivos - resultados?  Resultados – independentemente dos objectivos?  Objetivos - necessidades detectadas? Objeto – Avaliar o quê? Estratégia - Como avaliar? Momento - Quando avaliar? Agentes / actores - Quem avalia? Objetivos - Para quê? Finalidades - A quem se entregam os resultados? Para quê? (Rodrigues, A., 2011 )

7 Avaliação do Desempenho Docente  Processo de avaliação das práticas dos professores relativamente ao perfil estabelecido para o seu desempenho  Para melhoria da qualidade do serviço educativo e das aprendizagens dos alunos  Para valorização e desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes

8 Avaliação do Desempenho Docente  A avaliação pode ser sumativa ou formativa, mas deve centrar-se no “formando”;  - na perspectiva da análise de necessidades e de definição do perfil esperado – exterioridade  - na perspectiva da pessoa do próprio – interioridade (Scriven, 1983)

9 Avaliação Externa na ADD Lógica FORMATIVA: ao longo do processo  Como se pode potenciar? - Auto-avaliação do professor - Parecer do Avaliador - com sugestões de melhoria Lógica SUMATIVA: no final do processo  Registos e utilização de escalas quantitativas  Utilização de descritores para os níveis de desempenho!  Progressão na carreira

10 Parâmetros a avaliar no professor  Domínio científico e pedagógico da disciplina que ensina  Conhecimento científico do conteúdo  Conhecimento pedagógico do conteúdo  Competências requeridas pelo desenvolvimento do processo de ensino – aprendizagem  Conhecimento pedagógico  Conhecimento do currículo  Conhecimento do aluno (Rodrigues, A., 2011 )

11 Tarefa prática  Discussão em grupo sobre o Papel do avaliador externo na avaliação do desempenho docente - Despacho Normativo n º 24/2012, de 26 de Out -  Apresentação - considerações dos grupos

12 Conclusão da tarefa  Papel do avaliador externo (Ver power point próprio)


Carregar ppt "Avaliação Avaliação Externa - processo. Avaliação  “Avaliação é o processo que tem como intenção determinar em que medida se atingiram os objectivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google